Plágio Simulado | Tipos de Plágio | #06

Compartilhar:

Quando ocorre o Plágio Simulado? O que significa apud? Posso citar uma citação sem utilizar essa expressão? Como essa citação deve ser feita?

Plágio Simulado no TCC

Esse tipo de plágio ocorre quando o aluno cita uma citação e não utiliza a expressão latina “apud” que significa: citado por.

Ocorre quando se copia um trecho parafraseado ou não, de uma obra de terceiro. (ESTRELA, 2018, p. 284).

Em outras palavras, o plágio simulado é basicamente citar uma citação sem referenciar quem citou. Por exemplo, vamos supor que você tenha tido acesso ao livro “Ética na Educação” do autor “Chaves”. Então, você viu uma citação X do autor “Machado”. Logo, você foi e copiou a referencia de Machado que está no livro de Chaves (quem teve acesso a obra de Machado) e colocou em sua pesquisa como se tivesse tido acesso, visto que depois usou o trecho em seu trabalho citando Machado, mas sem usar “apud” dando a entender que você teve acesso a obra de Machado.

Exemplo de citação
Exemplo de citação

Como podemos ver na imagem acima, na citação, cito primeiro o nome dos autores do livro e após isso, cito o nome do autor que eles citaram utilizando a expressão “apud”.

Lembrando sempre que a citação tem que ser completa, colocando ano e página caso necessário.

Concluindo

Vimos quando ocorre o plágio simulado, o significado da expressão latina “apud” e como devemos fazer a citação da forma correta. Gostou do artigo? Caso tenha ficado com alguma dúvida, entre em nosso canal no YouTube e acesse os nossos vídeos.

Referencias

ESTRELA, Carlos. Metodologia Científica: Ciência, Ensino, Pesquisa. 3. ed. Porto Alegre -RS: Artes Médicas, 2018. Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=67VIDwAAQBAJ. Acesso em: 10 jul. 2020.

Compartilhar:

Deixe seu comentário