Plágio Elementos Especiais | Tipos de Plágio | #07

Compartilhar:

Existe plágio com elementos especiais? Quais tipos de elementos se enquadram? Como faço a citação de um elemento produzido pelo próprio autor do trabalho?

Plágio de elementos especiais no TCC

Por mais que muitas pessoas não saibam, elementos especiais também se enquadram em plágio. E quais são esses elementos? Quando falamos de elementos especiais, estamos falando de quadros, tabelas, figuras, gráficos, etc.

Como faço a citação?

"Exemplo

Como podemos ver na imagem acima, quando o elemento especial, foi feito pelo próprio autor do trabalho, deve ser citado com: Fonte: Própria (Ano de publicação). E quando é de outro autor? Quando o elemento especial foi feito por outro autor, devemos citar como: Fonte: Nome do autor (Ano de publicação).

Eventualmente precisa-se copiar elementos como tabelas, gráficos, figuras, quadros, etc. de fontes externas e, por este motivo, devem ser informadas, mesmo que sejam o próprio autor do trabalho, numa pesquisa, por exemplo. A fonte desses elementos deve vir na parte inferior, em tamanho reduzido, precedida da palavra “fonte”. (ESTRELA, 2018 p. 284).

Caso tenha utilizado exatamente igual estava no trabalho, coloque a página de qual retirou, caso tenha feito alguma alteração, não é necessário.

Concluindo

Agora você sabe que elementos especiais também se enquadram em plágio e sabe como que deve ser feita a citação dos mesmos. Gostou do artigo? Caso tenha ficado com alguma dúvida, entre em nosso canal no YouTube e acesse os nossos vídeos.

Referencias

ESTRELA, Carlos. Metodologia Científica: Ciência, Ensino, Pesquisa. 3. ed. Porto Alegre -RS: Artes Médicas, 2018. Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=67VIDwAAQBAJ. Acesso em: 13 jul. 2020.

Compartilhar:

Deixe seu comentário