Saiba como não cair em plágio e quantas referências usar em seu TCC!

Compartilhar:

Uma das perguntas que mais recebi nesses anos foi: “Professor, como eu posso saber se caí em plágio?”. Portanto, a aula de hoje servirá para tirar todas as suas dúvidas em relação a plágio no TCC.

Como saber se caí em plágio?

Existem 9 tipos de plágios diferentes conhecidos nos dias de hoje, se você ficar focando nesses tipos de plágios, vai acabar ficando paranoico e isso só vai te atrapalhar do desenvolvimento do seu TCC.

O plágio é definido como uma apropriação indevida de criação literária, que viola o direito de reconhecimento do autor e a expectativa de ineditismo do leitor. (ESTRELA, 2018)

Ao invés de você ficar se perguntando de forma desesperada se cometeu ou não plágio, acredito que seja importante você aprender algumas coisas, e a primeira dela é aprender a fazer paráfrase.

Sabendo fazer paráfrase e escrever de forma dissertativa, é praticamente impossível você cometer plágio, então foque em parafrasear e escrever o seu trabalho de forma dissertativa.

Para auxiliar na escrita do TCC utilizamos uma técnica chamada de TSAC (Tópico Frasal, Sustentação, Argumentação e Conclusão)

Técnica de TSAC
Técnica de TSAC

Essa técnica auxilia na escrita e na hora de parafrasear o seu TCC, caso queira conhecer melhor, adquira o Monografis, nosso orientador digital.

Outra dica é buscar suas próprias referencias, não pegue referencias já prontas de outros trabalhos, pois isso também se enquadra como plágio. Sempre busque a referência original.

Se você tem uma fonte de dados que é classificada (não é pública) anexe-a em seu trabalho, pois caso a pessoa que estiver lendo não consiga acessa-la, isso se enquadrará como plágio.

LEIA TAMBÉM:  Onde Pesquisar Autores para Escrever o Referencial Teórico do TCC

Qual é a quantidade mínima de referencias em um artigo científico?

Em revistas brasileiras, o mínimo recomendado é por volta de 15 referencias em seu artigo científico.

Já em revistas internacionais, existem artigos com mais de 100 referencias, portanto, por não se ter um número mínimo recomendado, auxiliamos que utilizem em torno de 20 a 30 referencias diferentes em seu artigo científico.

Concluindo

Essas foram algumas dicas sobre plágio e referencias no TCC. Caso tenha ficado com alguma dúvida entre em nosso canal no YouTube e veja nossos vídeos.

Referencias

ESTRELA, Carlos. Metodologia Científica: Ciência, Ensino, Pesquisa. 3. ed. [S. l.]: Artes Médicas, 2018.

Compartilhar:

Deixe seu comentário