Banco de dados para pesquisar durante a quarentena do coronavírus

Compartilhar:

Uma das maiores dificuldades relatadas pelos professores durante a pandemia foi conseguir realizar pesquisas de campo neste período em que vivemos. Por isso, hoje o professor Mestre Danilo Mota irá mostrar para nós formas de como realizar essas pesquisas durante o período de quarentena.

Pesquisa de campo – A dificuldade

Devido a pandemia muitos alunos da maioria das instituições, foram obrigados a aplicarem suas pesquisas de campo através do Google Forms, simplesmente por não poderem ir a campo realmente para fazer a pesquisa.

Se a pesquisa apresenta estudo de campo, é coerente apresentar gráficos, tabelas, ilustrações ou qualquer outra categoria utilizada na análise dos dados. (OLIVEIRA, 2018).

Isso acaba dificultando muito as pesquisas, pois o Google Forms apesar de ser uma excelente ferramenta
, pode não ser o suficiente para todos os tipos de pesquisa.

Por isso que mostraremos um bancos de dados com vários tipos de dados excelentes para se fazer uma pesquisa de campo com qualidade.

Antes de tudo, consulte seu orientador sobre o tipo da pesquisa, a abordagem, amostragem e o tipo de coleta.

Alternativas para coleta de dados TCC

Separamos aqui alguns sites que possuem banco de dados com milhares de informações que podem ser muito úteis, todos estão separados por suas respectivas áreas de conhecimento:

TCC na área social:

  • Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada) – Possui dados que possibilitam entender melhor como está a situação social da população brasileira;
  • FGV (Fundação Getúlio Vargas) – Possuí dados de renda, cestas básicas e tudo que envolve esse âmbito social.

TCC na área de publicidade, marketing ou comunicação:

  • CENP (Conselho Executivo das Normas Padrão) – Informa sobre todos os gastos com publicidade das empresas no Brasil;
  • Kantar Ibope Media Informa todos os gastos feitos pelas agências de publicidade no Brasil;
  • Interbrand Mostra o valor total de todas as empresas brasileiras de capital livre, ranqueando-as anualmente;
LEIA TAMBÉM:  Questionário TCC - Vejas os passos para a tabulação!

TCC na área contábil e financeira

  • BovespaMostra estatísticas históricas do crescimento das empresas brasileiras anualmente, podendo ser possível fazer correlações entre todas elas;
  • Economática Fornece dados econômicos e contábeis das empresas;

TCC na área contábil e pública

  • Dados de licitaçãoO governo brasileiro fornece todos os dados de gastos com licitações no Brasil anualmente, também é possível encontrar esses dados separados por municípios, basta entrar no site da prefeitura de sua cidade.

Outros rankings úteis:

  • Maiores empresas do BrasilRanking que fornecido pelo jornal Estadão, onde mostra as maiores empresas do Brasil;
  • 200 maiores empresas do Espírito Santo Nós do Guia da Monografia somos capixabas e por isso, pegamos este ranking das 200 maiores empresas do Espírito Santo, caso não seja útil para você, pesquise sobre as maiores empresas do seu estado que com certeza também achará um ranking a respeito disto.

Outra alternativa útil para você é pesquisar dados associados de federações do seu estado e de órgãos de classe do seu estado, coisas como o conselho de comerciantes, empresas, etc.

Caso queira ter acesso ao mapa mental com todos os links citados e informações sobre pesquisas no TCC, clique no botão abaixo:

Baixar material do artigo

Concluindo

Olha aí o tanto de informação que a internet nos disponibiliza! Tenho certeza que pelo menos um desses sites você não conhecia, use e abuse destes dados para se sair bem em seu TCC. Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos! Caso tenha ficado com alguma dúvida, entre em nosso canal no YouTube e acesse os nossos vídeos.

Prof. Danilo Mota

Professor e empreendedor digital, escreve regularmente no Blog Supere Desafios: www.superedesafios.com.br

LEIA TAMBÉM:  Corrigindo a Introdução do TCC e Adaptando os Objetivos Específicos

Referências

OLIVEIRA, Aderlan Messias de. Manual de TCC aplicado ao curso de direito. 1. ed. Rio de Janeiro -RJ: Gramma, 1 jan. 2018. Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=TSJrDwAAQBAJ. Acesso em: 4 set. 2020.

Compartilhar:

Deixe seu comentário