10 perguntas inusitadas que já me fizeram sobre TCC!

Compartilhar:

Já ouviu alguma pergunta inusitada sobre TCC? Hoje o professor Danilo Mota irá nos falar 10 perguntas inusitadas que ele já recebeu sobre TCC.

Existe vida após o TCC?

A primeira pergunta inusitada é se existe vida após o TCC. A resposta é sim, o TCC pode ser realmente algo cansativo e muitas pessoas questionam se realmente é necessário, porém é algo obrigatório e sua vida não vai acabar após o TCC.

Muito pelo contrário, é após o TCC que sua vida profissional e acadêmica começa realmente a ir para frente.

TCC é obrigatório e reprova?

Sim pessoal, o TCC é totalmente obrigatório e ele com certeza reprova, para ser aprovado no TCC você precisa de uma nota mínima de 7, caso contrário, estará reprovado.

Existe também a possibilidade de o TCC ser aprovado com ressalvas, que seria os examinadores aprovarem o TCC, porém com algumas correções a serem feitas.

Como faço a recuperação do TCC?

Por mais incrível que pareça, eu já recebi essa pergunta e, como devem imaginar, o TCC não possuí recuperação pessoal, caso não consiga a nota mínima, você é automaticamente reprovado em seu trabalho.

Os professores realmente leem os TCCs?

Sim, pelo menos, todos os que tenho conhecimento leem os TCCs que são enviados para ele. Isso porque os TCCs ficam armazenados no histórico desse professor e quanto melhor for a avaliação dele, melhor será para a carreira dele.

LEIA TAMBÉM:  Como Montar uma Introdução - Modelo Fácil sem Citação [INFOGRÁFICO]

Outro motivo para os professores lerem os TCCs é para não serem surpreendidos durante a apresentação com algum aluno percebendo que ele não leu o trabalho e acabar gerando uma confusão.

A banca combina notas antes da apresentação?

Não, a nota é estritamente individual de cada professor e nunca presenciei nenhum caso de professores combinando notas antes das apresentações, o máximo que pode acontecer é caso algum examinador perceba um indício de plágio, ele entrará em contato com os outros examinadores avisando e combinando o que deve ser feito.

Professor, você tem algum tema para me passar?

Sempre recomendo que você nunca faça esse tipo de pergunta para o seu possível orientador. O ideal é que reformule a pergunta para que ela fique de uma forma proativa, por exemplo, “Professor, eu pesquisei sobre esses 3 temas e gostei bastante desse, o senhor acha que é o ideal ou teria alguma sugestão melhor?”.

Um TCC tem grande chance de obter êxito caso o tema escolhido apresente características intelectuais do aluno, sua fixação pelo assunto, o interesse despertado tendo em vista a posição ideológica, bem como sua postura diante de circunstâncias que o assunto tende a revelar. (OLIVEIRA, 2018)

Viu como a pergunta ficou bem mais interessante? Busque sempre fazer perguntas desse tipo.

Você cobra quanto para fazer um TCC?

Sim, já recebi esse tipo de pergunta, em tom de brincadeira obviamente, porém já vi casos de alunos que realmente queriam pagar o professor para fazer o TCC. Nem preciso dizer que isso é extremamente proibido né?

Nunca pague alguém para fazer o seu TCC, isso pode causar problemas inimagináveis para você e te prejudicar de forma extrema.

Professor, já fiz a introdução, o que eu faço agora?

Outro tipo de pergunta que cabe a proatividade, reformule, seja proativo, um exemplo seria: “Professor, já conclui a introdução e irei começar o referencial teórico, o senhor tem alguma sugestão de caminho que posso seguir?”. Faça perguntas pensadas e de forma interessante, sempre prezando pela proatividade.

LEIA TAMBÉM:  Como Escrever cada parágrafo dos Capítulos do Referencial

Os professores conferem as referências bibliográficas?

Sim, todos nós conferimos todas as referências do seu TCC, portanto, sempre verifique duas ou três vezes todas as suas referências para não acabar errando e tendo a sua nota prejudicada por besteira.

O TCC tem um mínimo de páginas?

Essa é a famosa pergunta sem resposta, não tem nada específico sobre quantidade de páginas no TCC, existem TCCs de cálculo com 10 páginas, porém existem TCCs de sociologia com 40 páginas, tudo vai depender do tema que foi escolhido e de como o trabalho será feito.

Conclusão

O que achou dessas perguntas? Um tanto quanto inusitadas não é mesmo? Gostou do artigo? Caso tenha ficado com alguma dúvida, entre em nosso canal no YouTube e acesse os nossos vídeos.

Prof. Danilo Mota

Professor e empreendedor digital, escreve regularmente no Blog Supere Desafios: www.superedesafios.com.br

Referências

OLIVEIRA, Aderlan Messias de. Manual de TCC aplicado ao curso de direito. 1. ed. São Paulo – SP: Gramma, 1 jan. 2018. Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=TSJrDwAAQBAJ. Acesso em: 22 jun. 2020.

Compartilhar:

Deixe seu comentário