Passos para Fazer REVISÃO DE LITERATURA

Compartilhar:

Seguindo os passos certos Você Será Capaz De Fazer Revisão de Literatura. Se Você Teve Problemas No Passado Com duvidas na hora de escrever uma revisão de literatura, Então Você Precisa Conhecer as Etapas Para Fazer Revisão de Literatura Seguindo os passos certos.

Passos Para Fazer Revisão de Literatura

  • Descrever cada estudo sobre o tema
  • Resumir o que será estudado através do protocolo de revisão
  • Comparar os estudos realizando um contraste entre as opiniões dos autores
  • Avaliação crítica analisando e organizando as informações de sua leitura
  • Analisar – Verificar argumentos importantes sobre o estudo e definir o que está dentro do escopo do tema
  • Organizar – Realizar organização única para uma visão atualizada do tema.

Passos Para Fazer Revisão de Literatura

A revisão de literatura em palavras mais simples é um levantamento literário do que há de mais atual sobre um tema. Essas 6 etapas fazem o aluno seguir corretamente e mostrar uma visão particular e mais atualizada sobre um tema. Nos próximos parágrafos falaremos um pouco mais sobre cada etapa.

A revisão de literatura deve conter informações atuais sobre a problemática a ser estudada, razão pela qual se torna muito importante para o pesquisar que se inicia a Pesquisa Científica, porque o auxilia a definir com precisão o objeto de sua investigação, e também lhe mostra se a pesquisa que realiza pode trazer uma nova contribuição ou conhecimento. (CIRIBELLI, 2003, p. 88).

Conforme explicado acima é possível afirmar que a revisão traz um ponto de vista atualizado de uma problemática. Primeiro, porque o estudo deve chegar ao nível de estado da arte sobre um tema. Depois, porque ficou obvio nessa etapa que o pesquisador ganha maior conhecimento sobre a problemática.

LEIA TAMBÉM:  Tipos de Revisão de Literatura

Sendo assim, todo estudo deve conter uma revisão de literatura. Também conhecida como revisão bibliográfica, embasamento teórico, referencial teórico etc, isso leva, por exemplo, a um levantamento prévio dos conceitos, teorias e histórias sobre a problemática. Podemos perceber conforme citado acima que esse quadro remete a visão mais recente do tema.

6 Passos Para Fazer Revisão de Literatura

Primeiro passo é descrever e resumir cada estudo sobre a problemática. Nessa etapa o aluno deve fazer uma lista das bases que serão usadas para consulta. Diante disso definir os filtros de busca que aplicará igualmente em todas as fontes de pesquisa.

Exemplo: “ambiente virtual” relacionada com os termos saúde, treinamento, simulação, avaliação”

A próxima etapa e resumir, para isso o estudante deve definir o protocolo da revisão. Com esse protocolo o pesquisador será capaz de retirar da lista as fontes irrelevantes a problemática. Nesse sentido, por exemplo, se a problemática gira em torno de exercícios aeróbicos, não pode constar estudos com exercícios anaeróbicos. (NUNES, 2015).

Exemplo:

  • Biblioteca Digital do IEEE (http://ieeexplore.ieee.org/Xplore/)
  • Biblioteca Digital da ACM (http://portal.acm.org/)
  • ISI Web of Knowledge (http://apps.isiknowledge.com/UA_GeneralSearch_input.do?product=UA&search_mode=GeneralSearch&SID=1EfnOeCIBdc9f5o93Ok&preferencesSaved=)
  • SCOPUS (http://www.scopus.com/home.url)
  • Teses da USP (http://www.teses.usp.br/)
  • Banco de teses da Capes (http://servicos.capes.gov.br/capesdw/)
  • Portal Periódicos da Capes (http://novo.periodicos.capes.gov.br/)

Critérios de inclusão e exclusão dos trabalhos:

Exemplo de critério de inclusão e exclusão por (NUNES, 2015):

Critérios de inclusão:

  • Serão incluídos trabalhos publicados e disponíveis integralmente em bases de dados científicas ou em versões impressas.
  • Serão incluídos trabalhos recentes (publicados a partir de 2005) que já possuam aprovação pela comunidade científica.
  • Serão incluídos os trabalhos que abordarem métodos de avaliação de ambientes virtuais tridimensionais, mesmo que não se refiram a treinamento médico.

Critérios de exclusão:

  • Serão excluídos trabalhos que avaliam ambientes virtuais que não sejam tridimensionais.
  • Serão excluídos trabalhos publicados como artigos curtos ou pôsteres
  • Serão excluídos trabalhos que apresentam avaliações sem apresentar o método utilizado.

As próximas etapas são resumir e comparar. Serão realizados fichamentos para os resumos para depois realizar a comparação o que os autores falam sobre o tema.

LEIA TAMBÉM:  COMO FAZER A METANÁLISE - FOREST PLOT

Estratégia de extração de informação:

Após definidos os trabalhos definitivamente incluídos, este serão lidos na íntegra. O revisor fará um resumo de cada um deles, destacando os métodos utilizados para a avaliação e parâmetros considerados, quando for o caso.

Serão preenchidos “formulários de extração de dados” para cada texto, considerado válido para a RS, lido integralmente. Além das informações básicas (dados bibliográficos, data de publicação, abstract, entre outros), esses formulários deverão conter a síntese do trabalho, redigida pelo pesquisador que conduzirá a RS e reflexões pessoais do mesmo a respeito do conteúdo e das conclusões do estudo.  (NUNES, 2015):

Seguidos da avaliação crítica a análise é hora de avaliar, analisar e organizar as informações de sua leitura. Também verificar argumentos importantes sobre o estudo e definir o que está dentro do escopo do tema, montando uma lista de argumentos fortes e fracos.

Sumarização dos resultados:

Após a leitura e o resumo dos trabalhos selecionados, será elaborado um relatório técnico com uma análise quantitativa dos trabalhos. Também será elaborada uma análise qualitativa a fim de definir as vantagens e desvantagens de cada método.

Atributos a serem extraídos dos artigos incluídos: nome da técnica, quantidade de usuários participantes da avaliação, técnica de estereoscopia utilizada, dispositivo háptico, técnicas estatísticas empregadas, domínio de aplicação da técnica. (NUNES, 2015):

Sendo assim, nos resta a ultima etapa que é a organização disso tudo, dessa forma podemos presumir que a organização deve ser pessoal do aluno.

Não é exagero afirmar que dessa forma será trazido ao mundo uma nova visão da problemática.

Baixe todo material na pasta REVISÃO SISTEMÁTICA do nosso dropbox:

Recapitulando

Você Pode Duplicar Facilmente seu Sucesso Se Usar as Mesmas etapas Que Usei Para Fazer Revisão de Literatura Seguindo os passos certos. Os passos são esses, porém entraremos mais a fundo nos próximos vídeos. Seguindo corretamente essas etapas você não vai se perder no meio da revisão.

LEIA TAMBÉM:  Aprenda a técnica TSAC e dê adeus as Revisões Infinitas do Orientador!

Tópicos abordados:

  • Conceitos sobre Revisão Sistemática
  • Planejamento da Revisão Sistemática
  • Condução da Revisão Sistemática
  • Extração de dados da Revisão Sistemática
  • Ferramentas para auxiliar no processo de Revisão Sistemática

Conforme explicado acima o que importa, portanto, é trazer a visão atual sobre o tema. Essa, porém, é uma tarefa que deve levar em conta essas 6 etapas de pesquisa.

Referências:

CIRIBELLI, M. C. Como elaborar uma dissertação de mestrado através da pesquisa científica. Rio de Janeiro-RJ: 7Letras, 2003. 222 p.

NUNES, F. L. S. larp.mae.usp.br. L.A.R.P – Laboratório de Arqueologia Romana Provincial, 2015. Disponivel em: <http://www.larp.mae.usp.br/video-palestra-revisoes-sistematicas/>. Acesso em: 12 fev. 2018.

Compartilhar: