As 6 obrigações do orientador de TCC que você pode cobrar

Compartilhar:

O artigo de hoje é para você que possui dúvidas sobre as funções do seu orientador no TCC. Para isso, a Dra. Janaína Guidolini nos mostrará algumas funções do orientador. Entretanto, preste muita atenção e anote tudo para não perder nenhum detalhe.

 

Orientador de TCC

O Orientador é uma figura muito importante para o TCC, tanto na Graduação ou pós Graduação. Pois, ele é quem irá orientar o desenvolvimento do trabalho e dar o direcionamento correto para o aluno. No entanto, ele é, a pessoa próxima que possui uma bagagem com mais experiência e mais conhecimento, seja acerca da instituição ou tema. Em suma, não possui ninguém melhor para o auxílio nessa jornada de desenvolvimento do TCC.

Ele está ao lado do aluno somente para orientação e auxilio para desenvolver da melhor forma possível o TCC. Então, não confunda a orientação com fazer todo o trabalho que deve se feito pelo aluno.

Obrigações do orientador de TCC

O orientador possui funções que são extremamente importantes. O mais importante, aqui iremos tratar sobre 6 dessas funções, para que você, como orientado as conheça.

Obrigações do orientador de TCC

Os orientadores precisam ter uma atitude aberta, receptiva, saber que é um facilitador e poder ajudar o aluno a se organizar. Ou seja, tem que provocar para que ele reflita sobre o processo. Como resultado. traduzir para o estudante o que ele próprio está pensando. (ARSELI KERN,FRANCISCO, DELLA VALENTINA ,DÓRIS HELENA, 2015, p. 18)

  • Condução e estrutura do trabalho.

É importante que ele realmente instrua o aluno, pois as Universidades podem adotar diferentes modelos de TCC. Inclusive, algumas Faculdades permitem que o aluno escolha, por exemplo, entre uma Monografia de formato tradicional ou por um TCC dividido em artigos científicos.

LEIA TAMBÉM:  Seu Orientador é Teimoso? Veja Como Lidar com isso

Logo, o orientador por saber da existência ou não existência dessas possibilidades, deve instruir o aluno sobre as existentes dentro da instituição na qual ele está.

  • Indicar as bibliografias sobre o tema.

Ao começar a desenvolver o TCC, o aluno deve junto ao orientador alinhar a pesquisa – objetivo, metodologia, resultados esperados – É fundamental que o orientador realmente conheça o trabalho que o aluno está desenvolvendo. Pois, o nome dele também estará no TCC.

O esperado é que conhecendo bem a área de atuação do TCC, o orientador passe para o aluno os principais autores da área que precisam estar no documento. Por exemplo, seja no estado de arte da pesquisa ou metodologia.

  • Informar sobre a importância das normas.

Maior parte das Instituições de ensino adotam o padrão da Associação Brasileira de normas Técnicas (ABNT), para o desenvolvimento do trabalho. No entanto, pode ocorrer de Instituições alterarem uma norma de formatação, logo o orientador deve estar ciente das normas utilizadas para passar aos alunos.

  • Informar sobre prazos e burocracias.

Por vezes, burocracias e prazos estabelecidos pela Instituição não estão claros ao aluno. Entretanto, como o orientador é a figura que as conhece por mais tempo, deve orientar o aluno dentro dessa etapa.

O papel do orientador é, em primeiro lugar, orientar o estudante quanto aos trâmites burocráticos e atividades que requer o TCC. (LIBERATO, 2019).

Ele deve passar as informações ao seu orientado e verificar se está com tudo que é necessário. Então, seja na entrega de documento, nas etapas dentro da qualificação ou na necessidade de apresentação de resultados preliminares.

  • Corrigir e revisar o trabalho do orientado.

O orientador precisa corrigir e revisar o trabalho do aluno. Pois, ele é pessoa que possui experiencia nessa fase e escrita. E toda experiência que ele possuir deve servir de instrumento para o aluno.

LEIA TAMBÉM:  Citação Indireta - Técnica das 5 Palavras

Deve orientar o aluno não somente no trabalho escrito, como também na apresentação. Pois, deve está sempre ciente do trabalho que está sendo realizando.

A sua revisão é fundamental, inclusive passa segurança ao aluno na hora de defesa.

  • Corrigir as normas da ABNT.

É muito importante que o orientador ao revisar o trabalho se atente as normas ABNT. Pois, por vezes ele as compreende melhor. Mas, o aluno deve seguir corretamente as normas previamente passadas a ele. Pois, ao enviar TCC para correção, o orientador irá somente revisar, e não, o refazer corretamente.

Conclusão

O orientador será um guia durante esse processo. Entretanto, irá apresentar uma visão mais pratica sobre o que pode ou não ocorrer, além de propor soluções diante de problemas.

Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos! Caso tenha ficado com alguma dúvida, entre em nosso canal no YouTube e acesse os nossos vídeos.

 

Referências

LIBERATO, Francisco. Como Fazer Um Tcc Excelente:.1. ed. [S. l.]: Clube de Autores, 26 nov. 2019. Arbo, G. R., Araujo, J. M., Moraes, M. L., Moreira, J. P., Diefenteler, E., Kalua, J.,Valentina, D. H. (2017). Atenção Psicossocial No Ensino Superior: Fortalecendo As Relações Interpessoais Para O Mundo Do Conhecimento. Porto Alegre, RS: Editora Universitária PUCRS.

Compartilhar:

Deixe seu comentário

Secured By miniOrange