As 3 Coisas que o Orientador olha no TCC

Compartilhar:

Muitas equipes desportivas, tem por hábito estudar os lances de um time com o qual disputarão uma partida. O objetivo disso é se preparar e quem sabe, antecipar jogadas para serem mais efetivos na hora do “vamos ver”.

E se você pudesse saber de antemão o que um orientador espera de sua atuação?

Como funciona uma banca examinadora

Uma banca examinadora é formada por três professores que fazem parte do colegiado. Cada professor se concentra em um ou mais aspectos da apresentação.

O que naturalmente é organizado com antecedência pelos membros da banca.

Saber como funciona uma banca examinadora possibilita ao aluno uma grande vantagem, a saber, se preparar bem em todos os aspectos que serão observados.

A preocupação funciona como uma forma de prevenir que eventos ruins aconteçam ou mesmo de preparar-se para seu acontecimento, evitando processos emocionais desconfortáveis. (NEUFELD e P. RANGÉ, 2017)

Enquanto um professor da banca pode ficar atento ao tema, o outro pode se concentrar na escrita e padrões normativos da ABNT. Já o terceiro professor da banca poderá se ocupar em observar postura, aparência, coesão dos assuntos apresentados.

Embora não seja possível, na hora da apresentação, saber o que cada professor examinará, entender como funciona uma banca, possibilita uma boa organização do TCC.

Três coisas que um orientador olha no TCC

Logicamente o aluno estará atento a todos aspectos de seu TCC, tais como, estrutura, organização, escrita e padronizações. Contudo já é possível sair na frente por saber três pontos que serão observados em sua apresentação.

  • Problemática – é a base de uma monografia, e deve estar presente já na introdução porque será um dos primeiros itens a serem observados;
  • Objetivo Geral – trata-se de um dos itens que serão avaliados logo no início pela banca. Além de estar presente na introdução, será verificado nas pesquisas. Este item deve estar explícito no corpo de sua pesquisa, caso contrário, poderá ser penalizado com uma nota baixa.
  • Objetivos Específicos – é verificado logo na introdução de sua pesquisa e também se nos resultados possuem a resposta de pelo menos três de seus objetivos específicos.
LEIA TAMBÉM:  E-Book Como Fazer um TCC 23x Mais Rápido | Baixe Agora!

Fique atento ao seu Referencial Teórico, pois trata-se de um outro fator a ser analisado pela banca. Procure sempre embasar sua pesquisa com os melhores autores para que confira mais peso ao seu TCC.

Como os professores da banca fazem parte do colegiado, eles conhecem tudo sobre a disciplina e estão familiarizados com os autores mais conceituados.

Então leve isso em consideração ao embasar seus resultados, pois esses com certeza serão examinados.

Concluindo

Como vimos no início, um time vencedor é aquele que se prepara bem para uma partida, e será melhor sucedido se puder antecipar os movimentos de seu oponente. Assim, aproveite para se preparar bem agora que já sabe o que o orientador olha no tcc e o que esperar da banca examinadora.

Ah! E não esqueça de fazer bom uso dos recursos disponíveis no Monografis. Estes poderão facilitar sua vida na hora de montar sua introdução e todo corpo de sua pesquisa.

Referencias

NEUFELD, B.; P. RANGÉ, B. Terapia Cognitivo-Comportamental em Grupos: Das Evidências à Prática. Porto Alegre: Artmed, 2017. 400 p.

 

Compartilhar:

Deixe seu comentário