Onde Pesquisar Autores para Escrever o Referencial Teórico do TCC

Compartilhar:

Todo bom TCC precisa ter um embasamento de primeira. A citação de bons autores para concede a um trabalho científico além de maior credibilidade, também um toque de profissionalismo.

Mas, onde pesquisar autores para escrever o referencial teórico do seu TCC?

O referencial teórico

Embora um bom conteúdo seja de máxima importância para um TCC de sucesso, existe ainda outro fator a considerar. É preciso que todos os argumentos escritos estejam bem embasados. E para isso, um dos tópicos que merece a atenção do aluno e a montagem do referencial teórico. 

Salienta-se que, no referencial teórico, não há posição, fala ou ideia do autor que está escrevendo o trabalho, mas apenas dos autores referenciados. (FACCIN, 2016)

De fato, sem um bom embasamento, todo um conteúdo pode ficar relegado ao descrédito. Afinal, qualquer pesquisa deve ter um ponto de partida, o que nesse caso envolve ter alguma sustentação. O que neste caso, só será possível a partir de citações e argumentos bem fundamentados.

Uma banca buscará no referencial teórico justamente os autores que serviram de base para uma pesquisa bem elaborada. Sendo assim, vale a pena ser cauteloso na escolha desses autores, já que o objetivo na apresentação é surpreender.

Onde pesquisar por autores

Pelo menos, duas coisas são importantes para que seu referencial teórico esteja bem embasado. Uma delas é usar literaturas mais antigas com pelo menos dez anos para trás. Uma outra é embasar com literaturas mais novas, porém mesclando artigos científicos e livros mais atualizados.

É lógico que para incluir livros atuais, é bom saber escolher os melhores autores. Isso dará maior relevância ao assunto que será abordado em seu TCC. Veja um passo a passo de como fazer isso.

  1. Em seu navegador da internet, entre numa página de venda de livros, tipo Saraiva, livraria cultura, ou outra de sua preferência;
  2. Na opção “Categorias”, clique em “Tudo de Livros”;
  3. Escolha a categoria que se ajuste ao seu curso. Exemplo: Administração, Direito, Etc.
  4. Dentro da categoria, escolha “Área de Interesse”. Exemplo: para Administração, escolha Marketing, Economia, Finanças, Etc.
  5. Vá no campo “Ordenar por” e escolha “Mais Vendidos”
  6. No canto esquerdo, anote todos autores listados. Estes serão os mais relevantes para sua pesquisa.

Com isso, basta agora comprar o livro que for mais relevante para inclusão no referencial teórico de seu TCC. E neste caso, não tem porque economizar, pois, trata-se de um pequeno investimento para um bom resultado a frente. Além disso, se depois de sua apresentação, não for ficar com o livro poderá presentear alguém da banca.

Concluindo

Como vimos, se tratando de referencial teórico, é essencial fazer boas escolhas de autores. Afinal de contas, o seu desejo é que seu TCC esteja bem embasado, e tenha uma boa fundamentação.

Agora que viu como fazer bom uso de seu navegador da internet, busque sempre sugestões disponíveis no Guida da Monografia.

LEIA TAMBÉM:  Será que meu ORIENTADOR está orientando BEM?

Referências

FACCIN, K. Pesquisa científica: #ficaadica#. 1ª. ed. Rio de Janeiro: Simplissimo Livros Ltda, v. I, 2016. 50 p.

 

Compartilhar:

Deixe seu comentário