Monografis x Word – Qual o melhor para fazer meu TCC?

Compartilhar:

Muitas pessoas se perguntam qual a melhor maneira para editar seu TCC, se é preciso realmente exportar do Monografis para o Word para realizar alterações no TCC.

Para acessar o Monografis basta clicar no botão abaixo:

Dependendo da atualização do Word que o aluno tem em sua máquina, muitas ferramentas de edição podem não estar disponíveis e lá, não é possível ter as instruções necessárias do que é preciso fazer. Por isso, podemos dizer que o Word é uma ferramenta que ajudará somente na formatação do texto.

Além disso, existem pilares na estruturação do seu TCC, que o Word não é capaz de administrar e ajudar o aluno. Por exemplo, no Word, o aluno não vai saber que não é bem aceito colocar uma citação abaixo da outra.

Entretanto, quando o trabalho é editado no Monografis, o aluno tem toda a estrutura necessária para saber, por exemplo, se o que ele está editando está ou não conforme o que o TCC propõe. Como resultado, você só precisa editar uma vez usando o Monografis, e depois se quiser, poderá exportar para o Word, sem precisar fazer nenhum outro ajuste.

Como editar usando o Monografis

O aluno deve clicar no título que ele quer editar e depois disso ele deve usar o assistente de blocos. Em seguida, o assistente dará o passo a passo de tudo o que o aluno precisará fazer, escrevendo um parágrafo por bloco. Alguns blocos que o aluno encontra são:

  • Tópico frasal do tema do capítulo;
  • Citação indireta de livro;
  • Argumentação sobre a citação;
  • Citação indireta de livro de um autor diferente;
  • Argumentação cruzando opiniões;
  • Argumentação sobre a importância do tema;
  • Citação direta – sustentação da importância;
  • Argumentação da citação direta;
  • Conclusão – dissertação do aluno.
LEIA TAMBÉM:  O Monografis Funciona seja qual for aluno e curso?

Observe na ilustração abaixo recorte do Assistente de Blocos de parágrafos do Monografis:

Na lateral esquerda da ilustração acima temos os blocos de parágrafos. À direita temos as instruções, notas, articuladores e ferramentas de orientação.

Como você consegue ver, com esses blocos é improvável que você cometa um erro como o que já foi citado, de escrever citação embaixo de citação. Isso porque, os livros de redação dissertativa indicam a citação e depois um argumento. Além disso, podemos citar outras coisas que o Word não está pronto para te ajudar, ser prolixo e escrever muitos parágrafos, no entanto, o Monografis ajuda você a escrever o essencial.

Por que escolher o Monografis?

Com o Monografis, você pode receber notas, conforme escreve, além de mostrar o que deve conter em cada parágrafo, consultando o tópico regras. Um bom exemplo disso, já que anteriormente falamos sobre escrever muitos parágrafos, o tópico de regras mostra que o parágrafo deve conter no máximo 150 palavras.

Na ilustração acima podemos perceber que cada parágrafo contém regras que precisam ser seguidas para que esse bloco seja no mínimo viável para correção do Orientador.

Por exemplo, se você escrever um parágrafo com mais de 150 palavras, sua nota vai abaixar, e o tópico regras vai mostrar para você onde seu trabalho precisa ser melhorado. Todos os detalhes de melhoria são analisados na plataforma, diferentemente do Word, que não tem essa opção de mostrar as melhorias.

Vale lembrar que o Monografis não tem ligação com o Word, por isso, quando você exportar o arquivo para o Word e editar, no Monografis as edições não serão realizadas. Quando a exportação é realizada, ele vai trazer modelo de capa, de folha de rosto e o conteúdo fica alinhado, tirando até mesmo quebra de texto, nas normas ABNT. Dessa forma é interessante exportar o arquivo quando ele estiver concluído no Monografis.

LEIA TAMBÉM:  O que é o Monografis na visão do aluno?

Sempre que um arquivo é exportado, uma nova versão do seu TCC está no Word salvo. Por isso, é importante exportar ao final de cada etapa, para garantir que todas as alterações tenham sido salvas e todas realizadas. Porém, o aluno pode exportar o arquivo quantas vezes ele achar necessário.

Alterações no Word

Quando o conteúdo é exportado, o aluno terá poucas alterações para realizar, como nome da instituição, folha de rosto e agradecimento. Para deixar o sumário nas normas da ABNT, basta alterar o índice inteiro, que em seguida ele colocará o sumário inteiro seguindo as normas.

Por isso, não se preocupe, termine seu trabalho no Monografis e depois exporte para o Word e faça um trabalho completo de maneira simples.

Conheça o Monografis e o assistente de Blocos clicando aqui.

 

Compartilhar:

Deixe seu comentário

Secured By miniOrange