Qual o Objetivo Principal do TCC Bibliográfico?

Compartilhar:

Revelado algo impressionante nesse artigo sobre o objetivo principal do TCC bibliográfico. Não sabemos se isso era para ser óbvio, porém ao que parece os alunos estão errando e muito nesse exato ponto. Nesse artigo você vai entender Como fazer TCC bibliográfico e vai descobrir o que a banca espera desse tipo de TCC. Se você quer saber como fazer uma pesquisa bibliográfica, então precisa ler isso antes de começar.

Como fazer TCC bibliográfico

TCC bibliográfico é aquele que tem como coleta de dados fontes bibliográficas. Nesse artigo, vamos te mostrar como fazer um TCC bibliográfico no sentido de te explicar o que é esperado pela banca de TCC.

“Pesquisa bibliográfica é aquela baseada na análise da literatura já publicada em forma de livros, revistas, publicações avulsa, imprensa escrita e eletrônica, disponibilizada na internet” (SILVA e MENEZES, 2001 apud DIONYSIO, 2013, p. 62).

A base de nossa explicação é o livro Outliers (fora de série) do autor Malcolm Gladwell. Mostraremos com base no que ele fez e como você pode aproveitar isso. A forma como direcionou o estudo, por exemplo, vai te ajudar a entender como fazer o TCC bibliográfico.

Conforme explicado acima, saber como fazer um TCC bibliográfico pode fazer toda a diferença. Não se perder no caminho é outro detalhe importante. Nesse sentido mostraremos os exatos pontos que você precisará focar.

TCC bibliográfico – o que fazer?

O autor estudou diversas bibliografias de grandes gênios, seja do esporte, artistas, da música, empreendedores e etc identificou algo incomum. Uma pessoa precisa treinar 10 mil horas de prática para alcançar um nível profissional. Não é 10 mil horas para se aprender algo, mas sim chegar a um nível profissional.

LEIA TAMBÉM:  Projeto TCC - Descubra Como Padronizar Nas Normas ABNT

Tudo isso funciona partindo do objetivo geral do seu TCC. Se você não tiver em mente exatamente o que pretende buscar, pode se perder. Identificar nas fontes bibliográficas que está buscando, por exemplo, buscar um medicamento no meio de vários outros.

Outra coisa importante é ter uma hipótese para testar. Por exemplo, você quer saber qual medicamento mais usado por médicos em determinado procedimento.

Nesse sentido, você terá que pegar livros de medicina e começar a procurar por isso. Se você tiver a suspeita (hipótese) que seja o medicamento X, então fica mais fácil procurar por isso.

Conforme explicado acima, o que importa, portanto, é ter em mente um objetivo e suspeita. Essa, porém, é uma tarefa que você terá que fazer antes de começar a revisão de literatura, depois é só apontar suas descobertas nos resultados e discussão.

Recapitulando

Ora, em tese, defina um objetivo e hipótese. Caso contrário, você se perderá em seu estudo. Não se trata de falar de um ou mais livros, lamentavelmente, vemos isso em muitos TCC bibliográficos.

Os resultados desse quadro mostram qual deve ser o principal objetivo do seu TCC bibliográfico. Por isso, fica evidente que não se trata de simplesmente falar de bibliografias, mas sim de ir à busca de novo conhecimento.

Bibliografia

DIONYSIO, R. C. C. Desvendando Os Segredos Do TCC. Joinville-SC: Clube de Autores, 2013.

Compartilhar: