Série Temas de TCC – #09 – Objetivo geral do TCC – O erro mais bobo e fatal!
É no objetivo geral onde cometemos um dos maiores erros do TCC. Muitas pessoas cometem esse erro logo no começo quando estão definindo o objetivo geral e acabam tendo que refazer grande parte do trabalho por isso. Portanto, acompanhe o artigo para descobrir que erro é esse e como não o cometer.
Erro fatal no objetivo geral do TCC
O erro nada mais é do que não validar o verbo de finalidade da pesquisa. Se você não entende qual é a finalidade da sua pesquisa, a chance de cometer muitos erros é enorme. O verbo de finalidade da pesquisa ditará como que o resultado será realizado.
É na introdução que se apresenta o tema, a pergunta de pesquisa, o objetivo geral e os objetivos específicos, a delimitação do tema e a justificativa. (DIONYSIO, 2013).
Vamos a um exemplo com um problema de pesquisa: “de que forma a mobilização precoce na unidade de terapia intensiva pode minimizar o índice de danos ao paciente?”.
Quando temos um problema de pesquisa, é necessário saber montar o objetivo geral a partir deste problema. Veja este vídeo onde ensino como montar o objetivo geral da melhor maneira possível.
Resumindo, basta acrescentar um verbo de finalidade no início da frase, antes do problema de pesquisa. Vamos a exemplos que podem ser montados:
Veja na imagem que temos várias opções de verbos para serem utilizados, lembrando é claro que existem muito mais do apenas os que estão aí, fique à vontade para escolher o que melhor se enquadrar de acordo com seu objetivo geral.
No Monografis, nosso orientador digital, temos mais uma infinidade de exemplos e opções que podem ser utilizadas nas nossas ferramentas de triagem:
Validando verbo de finalidade TCC
O erro acontece nesta etapa, muitas pessoas pulam a etapa de validação do verbo de finalidade e acabam errando e tendo que refazer muitas coisas.
A validação consiste em alguns passos, veja como realiza-los.
Pergunta teste
Faça uma pergunta teste para si mesmo: “Será que consigo apresentar? Não seria melhor analisar?”. Neste caso, estamos supondo que o verbo escolhido foi o apresentar.
Outro exemplo é: “Será que consigo aplicar isso?” e “O que preciso para aplicar?”. Levando em consideração que o verbo escolhido seja o aplicar.
E assim segue, pegue o verbo escolhido e se pergunte, “será que consigo (coloque o seu verbo aqui) isso?”.
Caso a resposta seja não, substitua o verbo e tente novamente até obter um retorno positivo.
Erros clássicos no objetivo geral
Citarei aqui dois erros básicos que são cometidos pelos alunos. Um deles é querer aplicar algo e não ter as ferramentas necessárias para tal. Será que realmente é possível aplicar este método que você pretende com as ferramentas e recursos obtidos? Não seria melhor apenas fazer um estudo dele? Pense bastante sobre isso!
Outro erro é querer apresentar um estudo de empresas públicas. Será que você terá acesso a tudo que precisa sobre essas empresas? Pesquise e pense bem antes de tentar fazer algo que está fora do seu alcance.
Concluindo
O Monografis te ajudará em tudo isso que foi dito acima, não só com as ferramentas oferecidas por ele, mas também, com todas as consultorias e suporte que nossos alunos tem. Clique no botão abaixo e conheça o Monografis!
Clique e conheça o MonografisGostou do artigo? Compartilhe com seus amigos! Caso tenha ficado com alguma dúvida, entre em nosso canal no YouTube e acesse os nossos vídeos.
Referências
DIONYSIO, Rosana Cristina Colombo. Desvendando Os Segredos Do Tcc. [S. l.]: Clube de Autores, 8 jan. 2013. Disponível em: https://www.google.com.br/books/edition/Desvendando_Os_Segredos_Do_Tcc/v-l7DwAAQBAJ?hl=pt-BR&gbpv=0. Acesso em: 25 mar. 2021.