OBJETIVO GERAL: Os Pontos Específicos Que Faltavam Para Alcançar o Topo

Compartilhar:

Para alcançar os Objetivos do TCC, realmente você entra em uma situação como no filme Jogos Vorazes, pois a sua jornada até o Objetivo Geral será árdua e a partir do momento em que se fala em objetivos no TCC é possível verificar qual é o verdadeiro alvo que o estudante quer atingir.

Neste ponto, o leitor deverá enxergar qual a finalidade do trabalho. Com o Monografis Orientador de TCC, você consegue fazer não só o objetivo, mas todos os elementos de seu Projeto em poucas horas. Parece incrível? experimente por 30 dias.

tcc-objetivo-geral-jogos-vorazes

Para chegar ao topo deste capitulo, é necessário subir três degraus:

O maior objetivo de um filme de ação é uma cena que represente algo incrível e único de ação. O TCC segue o mesmo principio, para que o Objetivo Geral seja satisfatório, este deve ser único e chamar a atenção do leitor; Ele deve mudar a vida do seu publico alvo. O fato é que, para começar os enunciados dos objetivos, é importante colocar um verbo. O ideal para esse caso é optar pelos verbos que indicam uma ação passível de mensuração, ou seja, verbos no infinitivo.

Esses verbos são terminados em: -ar, -er ou –ir. Dessa forma, a palavra está em seu estado natural e se tornará mais fácil procurar a que se encaixa mais no assunto abordado no TCC em questão (PAIVA, 2013).

Tais termos podem acarretar as seguintes ideias:

  • Conhecimento: apontar, inscrever, definir, relatar;
  • Compreensão: descrever, discutir, examinar, localizar;
  • Aplicação: aplicar, manipular, traçar, usar;
  • Análise: analisar, debater, distinguir, experimentar;
  • Síntese/Resumo: articular; constituir, condenar, esquematizar;
  • Avaliação: apreciar, avaliar, preferir, escolher.

Em suma, faz parte das boas práticas utilizar verbos no infinitivo para enunciar os objetivos do TCC. Estes por sua vez, tornarão mais fácil a vida do estudante na hora de encaixar o tema no objetivo.

OBJETIVO GERAL

No filme Megamente,  o que ele mais queria era eliminar seu adversário Metro Man. O objetivo dele era claro. Seguindo a mesma linha de raciocínio, então o que se entende por objetivo geral no TCC é a parte dele que mostra a resolução do problema da pesquisa ou a ideia central do mesmo. Ele deve expressar de forma clara qual a finalidade da pesquisa ou do produto a ser desenvolvido.

LEIA TAMBÉM:  Como Montar Uma Justificativa do TCC Com Apenas 4 Perguntas

Até mesmo o megamente precisou bolar um plano para alcançar seu objetivo geral, você fará o mesmo.

O objetivo geral é subdividido em quatro partes:

  • Causa a ser comprovada, hipótese e problema: Exemplo: como o marketing pessoal pode influenciar o processo de seleção?
  • Tema central do trabalho: Exemplo: influência do marketing pessoal;
  • Delimitação do tema de forma sintetizada: uma empresa de seleção de pessoas.

Em resumo, com todos esses dados, é possível criar uma fórmula para a confecção do objetivo geral do TCC:

  • tipo verbo +
  • causa hipótese +
  • tema central +
  • delimitação do tema =
  • resultado

Temos como exemplo: Como o marketing pessoal pode influenciar o processo de seleção?

Como saída o pensamento principal da monografia estará explicito para o leitor como no exemplo a seguir:

  • Tipo de verbo: identificar – ideia de compreensão;
  • Causa hipótese: comportamento dos candidatos;
  • Tema central: influência do marketing pessoal;
  • Delimitação do tema: uma empresa de seleção de pessoas;
  • Resultado: identificar a importância do comportamento dos candidatos, em nível de marketing pessoal, para o processo de contratação de uma empresa de seleção de pessoas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Sendo muito semelhante a uma pessoa jogando xadrez, cada um dos objetivos específicos do TCC são os degraus que levam ao topo. Eles são as etapas para chegar até o objetivo geral do TCC.

Permitem obter o objetivo geral em situação particulares. Por serem partes do projeto, são iniciados com um verbo no infinitivo e precisam ser colocados de maneira cronológica (GAYA et all, 2008).

Por serem os passos utilizados para atingir a meta do TCC, devem ser colocados em sequência de execução. São muito semelhante a um manual de instruções ou a uma receita de bolo.

O objetivo geral é o resultado final do projeto e os objetivos específicos são as contribuições para o cumprimento do mesmo:

[…] Pode-se, então, estabelecer um objetivo geral para a proposta de pesquisa a alguns (poucos) objetivos específicos (ou complementares) no sentido de que cada um deles ofereça uma parcela de contribuição para o objetivo geral […] (MIGUEL, 2012, p. 230).

Os objetivos específicos são parte do TCC. Ele compõe assuntos abordados dentro dos capítulos em si e ao longo do trabalho devem ser desenvolvidos a fim de se atingir a meta final do mesmo. A banca examinadora irá avaliar se eles foram alcançados.

LEIA TAMBÉM:  Projeto de TCC - Qual Importância de um projeto de Pesquisa?

Em poucas palavras, é válido dizer que os objetivos específicos do TCC se assemelham as jogadas do xadrez. A cada jogada bem realizada (cada objetivo atingido) se chega cada vez mais perto do topo (xeque mate) podendo ser aplicados na fórmula:

  • frase chave do problema + frase chave da hipótese = objetivo específico, deve ser repetida para um.
  • Palavra chave do problema: busque dentro do problema pelas frases mais importantes;
  • Chave frase da hipótese: buque dentro da hipótese, frases chaves de solução.

OBJETIVO GERAL – RECAPITULANDO

Resumindo tudo, verbos no infinitivo são aqueles que apresentam as terminações –ar, -er e ir. Estas palavras apresentam-se em seu estado natural e para fazer o TCC é aconselhável utilizar as que apresentam as seguintes ideias: conhecimento, compreensão, aplicação, análise, síntese/resumo e avaliação.

A estrutura do objetivo geral do TCC segue a seguinte estrutura: tipo verbo + causa hipótese + tema central + delimitação do tema = resultado. Ele é a parte que expõem a metal principal e aonde se quer chegar.

Indo ao encontro, os objetivos específicos, são as etapas e os problemas que o projeto deve superar para chegar ao objetivo geral. Estes por sua vez, devem ser colocados em ordem cronológica e montados com a seguinte fórmula: frase chave do problema + frase chave da hipótese = objetivo específico.

Por: Jader Bastista Favero
Fonte: Monografis Orientador de TCC

BIBLIOGRAFIA

GAYA, A.; et all. Ciências do movimento humano: Introdução à metodologia da pesquisa. Porto Alegre: Artmed, 2008.

MIGUEL, P. A. C. Metodologia da pesquisa para engenharia de produção e gestão de operações. 2. ed. Rio de Janeiro: ABEPRO, 2012.

PAIVA, M. Português para provas e concursos. 2. ed. Rio de Janeiro: Alumnus, 2013.

Compartilhar:

Deixe seu comentário

4 comentários em “OBJETIVO GERAL: Os Pontos Específicos Que Faltavam Para Alcançar o Topo

  • 7 de dezembro de 2015 em 09:31
    Permalink

    tenho que fazer meu tcc,e estou igual cego em tiroteio não sei como começar

  • 24 de abril de 2017 em 09:40
    Permalink

    Está salvando meu TCC. Ótimas dicas.

    • 22 de maio de 2017 em 11:11
      Permalink

      Muito obrigado por deixar seu comentário. Já apresentou o projeto ?

  • 5 de janeiro de 2018 em 01:48
    Permalink

    Temos o simulador de projeto que faz todos os elementos, inclusive a hipótese.

Fechado para comentários.