O segredo do TCC Impossível de Reprovar

Compartilhar:

O segredo do TCC Impossível de Reprovar

As preocupações mais comuns daqueles que estão iniciando um TCC é, primeiro de tudo, não reprovar. Com isso talvez dediquem muito tempo com formatação, estrutura e outros aspectos técnicos do texto de seu TCC.

E se você soubesse de uma fórmula para construir um TCC impossível de reprovar?

O que chama a atenção de uma banca examinadora

É natural que queiramos que nosso TCC seja perfeito. Assim, provavelmente seremos minuciosos com respeito a metodologia, as fontes de pesquisa e principalmente com as normas de formatação. E é óbvio que nessa fase inicial aceitaremos qualquer orientação extra.

É importante aceitar sempre as críticas que possivelmente serão apontadas no trabalho; afinal, há sempre algo a se considerar, ajustar e melhorar em uma pesquisa. (OLIVEIRA, 2018)

Mesmo que dedique um considerável tempo redigindo e verificando os aspectos técnicos de seu TCC, existe algo ainda mais importante. Trata-se do assunto a ser abordado em sua pesquisa! Isso mesmo! Não existe nada que deixe uma banca examinadora mais empolgada do que um assunto novo ou simplesmente relevante.

Por que um assunto relevante bem escolhido pode tornar seu TCC praticamente impossível de reprovar?

O que torna um TCC impossível de reprovar

Por incrível que pareça, introdução ou capítulos escritos de forma errada e até mesmo erros de português podem ser desconsiderados. Mas como? Esses itens que podem ser facilmente revisados não chamam tanta a atenção de uma banca quanto um assunto novo! O que tem se observado é que quando um assunto é muito relevante, a banca pode simplesmente desconsiderar esses pontos. Naturalmente será solicitado que se corrija esses itens.

LEIA TAMBÉM:  Como Acabar com o Bloqueio Criativo no TCC

Então o que se deve levar em conta na escolha de um assunto para o seu TCC?.

  • Evite desenvolver assuntos que já estão bem explorados no meio acadêmico;
  • Fique antenado em sua pesquisa para que entenda pelo menos uma vertente nova do assunto que irá abordar;
  • Se não tiver nada de novo para apresentar, tente pesquisar novas nuances de um assunto conhecido;
  • Tente não buscar o “caminho mais fácil”, se esforce para trazer ideias interessantes que chamem a atenção da banca.

Veja um exemplo. Numa luta de UFC, ao se sentar no canto, o lutador começa a ter o apoio de seu treinador. Este começa a parafrasear ideias tais como: “Você está se recuperando”, “Está se saindo muito bem”, e coisas do gênero. Essa linguagem funciona como uma programação mental para o atleta que o ajuda a ser bem-sucedido na competição.

Esse exemplo ilustra como é possível utilizar técnicas de PNL (Programação Neorolinguística) como meio para melhorar a performance de um atleta. Pronto! Você já tem uma vertente de assunto para explorar.

Concluindo

Fica claro que tudo é uma questão de saber escolher uma vertente de um assunto novo para deixar a banca eufórica! Seu TCC estará praticamente blindado contra reprovação.

Mas como saber desenvolver um assunto interessante? Para isso poderá contar com um outro recurso do Monografis – o gerador de ideias. Essa ferramenta o ajudará por meio de perguntas bem direcionadas a encontrar o veio de sua pesquisa. Daí, basta ser o mais honesto possível em responder as perguntas e certamente uma “lâmpada acenderá em sua cabeça”.

Referências

OLIVEIRA, A. M. D. Manual de TCC aplicado ao curso de direito. 1ª. ed. Rio de Janeiro: Gramma, 2018. 128 p.

LEIA TAMBÉM:  Como Eu Fiz o Problema de Pesquisa Em 3 Etapas

Fonte da Citação:

https://books.google.com.br/books?id=TSJrDwAAQBAJ&pg=PA94&dq=conte%C3%BAdo+importante+tcc&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwjatseLvNblAhVsGbkGHZ1RADAQ6AEIMDAB#v=onepage&q=conte%C3%BAdo%20importante%20tcc&f=false

Summary
Compartilhar:

Deixe seu comentário