O que é um artigo científico?

Compartilhar:

O que é um artigo científico? Muitas pessoas estão iniciando a sua carreira como pesquisador e ficam em dúvida do que realmente é um artigo científico. Hoje, a professora convidada Janaina Guidolini irá nos ensinar o que é um artigo científico.

O que é um artigo científico?

Segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), artigo científico é: “publicação com autoria declarada, que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento” (NBR 6022, 2003, p.2).

Essa é a definição técnica do que é um artigo científico pelas normas que regem os trabalhos de cunho científico no Brasil.

Os artigos científicos são pequenos estudos que tratam de questões científicas e comunicam idéias e informações de maneira clara e concisa. (SCHEIDEL, 2006).

De forma resumida, o artigo é uma forma que o pesquisador tem de divulgar suas pesquisas, achados, descobertas e qualquer coisa que ache importante para a comunidade de sua área. Por ser um documento mais técnico e ter uma escrita de redação científica, o artigo científico acaba se tornando algo com mais acessibilidade para pessoas que fazem parte da comunidade científica.

Porém, uma interessante ressalva é que quando escrevemos um artigo, devemos tentar escrever da forma mais compreensível possível para que caso alguma pessoa de outra área de atuação queira ler, consiga com facilidade.

Principais características de quem escreve artigos científicos

Aqui, citarei algumas das principais características que um pesquisador e escritor necessita na hora de escrever um artigo.

LEIA TAMBÉM:  Como encontrar uma revista de sua área de pesquisa?

Curiosidade

Todo pesquisador precisa por natureza ser curioso. Devemos ter em mente que um pesquisador vai descobrir coisas novas, e, para isso, é necessário que exista curiosidade da parte do mesmo.

Determinação

Determinação é necessário em qualquer área da nossa vida e não seria diferente para um pesquisador. Dificuldades são bem comuns durante o processo de pesquisa, portanto, o pesquisador necessita de terminação para conseguir alcançar aquilo que almeja.

Foco

Perder o foco é uma das coisas mais comuns e qualquer situação em nossas vidas. Portanto, para que uma pesquisa seja bem sucedida, o pesquisador necessita de bastante foco no objetivo, que, juntamente com a determinação, será fundamental no desenvolvimento da pesquisa.

Análises

Todo bom pesquisador é um bom analisador. Para se descobrir coisas novas, precisa-se analisa-las. Sendo assim, quanto melhor na habilidade de analisar for o pesquisador, melhor para o desenvolvimento vai ser.

Escrita Científica

Como já dito anteriormente, um artigo é um documento científico e mesmo que seja necessário o tornar entendível para todas as áreas, ainda assim é exigida uma escrita científica, seguindo todos os padrões e normas da ABNT.

Comunicação

Por último, todo pesquisador deve ser um bom comunicador para conseguir passar as informações descobertas adiante. Muitas pessoas são extremamente inteligentes, mas não conseguem passar essas informações para frente. Portanto, quando melhor for na comunicação, melhor vai ser para o pesquisador.

Concluindo

Agora você sabe qual a definição de Artigo Científico de acordo com a ABNT e ainda de quebra, viu algumas das principais características que são extremamente importantes para um bom pesquisador.

Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos! Caso tenha ficado com alguma dúvida, entre em nosso canal no YouTube e acesse os nossos vídeos.

LEIA TAMBÉM:  CUIDADO: Um detalhe importante para estudo muito específico!

Referências

SCHEIDEL, Maria Fani. Artigo Científico Percorrendo Caminhos Para Sua Elaboração. 1. ed. [S. l.]: Editora da ULBRA, 2006. Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=Z0Wtvt6Ad7cC&printsec=frontcover&hl=pt-BR. Acesso em: 7 dez. 2020.

Compartilhar:

Deixe seu comentário