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NORMAS ABNT – FORMATAÇÃO ABNT NO WORD

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Hoje vamos mostrar o uso correto das normas da ABNT e como potencializar ao máximo o uso do Word.

As normas ABNT para trabalhos acadêmicos é uma ferramenta muito focada para elaboração de um trabalho de excelência através da padronização.

O que entristece é que muitas pessoas fazem mal-uso desta ferramenta. Já que esta foi desenvolvida com o intuito apenas de ajudar o estudante.

Vamos mostrar para vocês alguns recursos do Word que você provavelmente não conhecia. Estes recursos vão salvar a sua vida no quesito normas na ABNT.

Também, farão com que você economize um bom tempo em relação a formatação da sua monografia. Importante sempre consultar o manual da sua faculdade, para comparar.

Modelo do Word configurado nas normas ABNT

1. Estilos de texto nas Normas ABNT

O primeiro recurso que vamos trabalhar é um bem desconhecido pela maioria dos estudantes: estilo de texto.

Mas afinal qual a utilidade desta opção?

Você precisará consultar o manual da sua faculdade antes e aliar estes estilos conforme a configuração proposta pela mesma.

Você vai perder um bom tempo no início. Mas pense como um investimento porque depois o Word vai fazer tudo praticamente sozinho.

“É preferível escrever de forma detalhada e consistente sobre poucas coisas do que falar genericamente sobre muitas coisas” (TACHIZAWA e MENDES, 2015).

Primeiro uma coisa que você deve saber é configurar o estilo de texto. Desde modo, quando você clicar em uma frase, lá em cima já irá constar o estilo que a mesma está.

A configuração se dá clicando com o botão esquerdo do mouse, sobre o estilo que você deseja configurar. Vá em “modificar” e defina o nome que preferir e coloque a base como normal.

Além de configurar conforme as normas da ABNT, vá sempre consultando o manual da sua faculdade.

Por exemplo, o título 1, basicamente em todas as faculdades a fonte é Arial, 14 em negrito e justificado com espaçamento simples.

Após isso, todas as próximas configurações são sempre no mesmo local, mas formatando os estilos conforme pede a norma.

Outro exemplo, é a configuração do texto normal, que além de formatar corretamente você deve verificar o recuo à esquerda.

Também, o estilo para citação com mais de três linhas é com recuo de 8 centímetros conforme pede a norma.

2. O Sumário

Com os estilos definidos e formatados, você pode ir na opção “sumário” do Word. Selecione a opção “inserir sumário” e o editor dará esta opção já pronta.

Você pode escolher qual modelo de sumário usar, mas o mais utilizado pelas faculdades é o formal.

Também, há a possibilidade de formatar o seu sumário conforme o manual da sua faculdade e a ABNT.

3. Referências ABNT

Outro recurso que você acadêmico não pode deixar de usar é as referências para inserir nas suas citações.

Basta ir em “gerenciar fontes bibliográficas” no Word e nesta opção cadastrar suas fontes consultadas.

Lá você poderá colocar se é livro, site. Como também o autor, título, cidade, editora e tudo o que a ABNT pede nas referências.

E se você desejar colocar mais informações, basta clicar em “mostrar todos os campos bibliografia”.

Com todos os dados prontos o que acontece. Se você estiver no texto e precisar fazer uma citação, basta clicar em “inserir citação” no Word.

Irá aparecer suas referências cadastradas. Caso deseje fazer uma citação com página, basta clicar com o botão direito do mouse e ir em “editar citação”.

Feito isto, você pode adicionar o número da página como alterar a sua citação de forma manual.

Nas referências bibliográficas, basta selecionar “inserir bibliografia” no Word e ele já adicionara esta informação de forma completa.

4. Referência de imagens

Quando você for fazer referência de imagens, deve-se clicar com o botão direito do mouse sob a mesma e selecionar “inserir legenda”.

E preencher os dados da mesma, isto também te ajudará a fazer a sua lista de figuras. Para fazer esta lista, no Word vá em “referências” e clique em “inserir índice de ilustração”.

5. Nota de rodapé

Para inserir uma nota de rodapé, basta selecionar a palavra desejada e clicar em “inserir nota de rodapé“. Muitas faculdades permitem esta opção e outras não.

Modelo do Word configurado nas normas ABNT

Concluindo

Se você configurar corretamente o seu Word, sua economia de tempo depois será de 77%. Em relação é claro, ao tempo normal que se levaria para fazer estas configurações manualmente

Referências

TACHIZAWA, T.; MENDES, G. Como fazer monografia na prática. Rio de Janeiro, RJ: Editora FGV, 2015.

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