Natureza da Pesquisa e Conceito de Classificação | Metodologia 3° Passo

Compartilhar:

Vamos descobrir como fazer a natureza da pesquisa e conceito de classificação. Para aprender cada etapa separamos em blocos para melhorar o ensinamento. Por isso dividimos em:

  1. Pesquisas
    • Pesquisa Básica
    • Pesquisa Avançada
  2. Conceito de Qualificação Quanto aos Objetivos da Pesquisa
    • Descritiva
    • Exploratória
    • Explicativa

Primeiro devemos entender a diferença entre pesquisa básica e pesquisa avançada.

Pesquisa Básica

O objetivo principal da pesquisa básica é de gerar conhecimento que seja útil para a ciência e tecnologia. Esse tipo de pesquisa não necessita ter uma aplicação prática, ou obtenção de lucro.

A pesquisa básica é um modelo muito usado pelas universidades tradicionais, que não contam com financiamento de grandes empresas.

Esse tipo de pesquisa também é conhecido como pesquisa pura. A pesquisa básica aplica o conhecimento pelo conhecimento.

Ela é destinada a aumentar o conhecimento sobre um determinado assunto sem mesmo ter alguma finalidade.

Quem vai aplicar a pesquisa básica precisa responder duas perguntas que são primordiais para se fazer:

  • Para que serve?
  • Por quê estudar os acontecimentos?

Quando a se fala sobre a pesquisa aplicada, é importante observar a diferença do objetivo para a pesquisa básica.

Pesquisa Avançada

A pesquisa avançada tem uma diferença de objetivo para a pesquisa básica, que busca gerar conhecimento para a aplicação prática.

Essa solução é dirigida para a solução de problemas que contenham objetivos definidos anteriormente. Esses objetivos podem ser de médio ou curto prazo, sendo uma investigação direcionada pelas instituições financiadoras.

Conceito de Qualificação Quanto aos Objetivos da Pesquisa

Segundo Malhotra (2001), as pesquisas podem ser classificadas, em termos amplos, como exploratórias ou conclusivas. E as pesquisas conclusivas podem ser divididas em descritivas e causais.

Uma pesquisa pode ser dividida em 3 grandes grupos: Descritiva, Exploratória e Explicativa. Vamos ver cada um resumidamente agora.

  • Descritiva
    Quando você usa o Questionário para descrever a pesquisa. Segundo PRODANOV “Tal pesquisa observa, registra, analisa e ordena dados, sem manipulá-los, isto é, sem interferência do pesquisador. Procura descobrir a frequência com que um fato ocorre, sua natureza, suas características, causas, relações com outros fatos. Assim, para coletar tais dados, utiliza-se de técnicas específicas, dentre as quais se destacam a entrevista, o formulário, o questionário, o teste e a observação.”
    Se você quer saber tudo sobre Pesquisa Descritiva, você pode conferir no nosso post aqui.
  • Exploratória
    Estudo de caso e uso de materiais bibliográficos, como livros, revistas, artigos e etc. Segundo PRODANOV “Pesquisa exploratória é quando a pesquisa se encontra na fase preliminar, tem como finalidade proporcionar mais informações sobre o assunto que vamos investigar, possibilitando sua definição e seu delineamento, isto é, facilitar a delimitação do tema da pesquisa; orientar a fixação dos objetivos e a formulação das hipóteses ou descobrir um novo tipo de enfoque para o assunto. Assume, em geral, as formas de pesquisas bibliográficas e estudos de caso. ”
    Se você precisa aprender sobre Pesquisa Exploratória clique aqui.
  • Explicativa
    Quando precisa explicar como uma teoria funciona. Geralmente quando tem a necessidade de uma revisão de literatura. Segundo Gil “São aquelas pesquisas que têm como preocupação central identificar os fatores que determinam ou que contribuem para a ocorrência dos fenômenos. Este é o tipo de pesquisa que mais aprofunda o conhecimento da realidade, porque explica a razão, o porquê das coisas. Por isso mesmo é o tipo mais complexo e delicado, já que o risco de cometer erros aumenta consideravelmente. ”
    Se você quer saber tudo sobre Pesquisa Explicativa pode acessar o nosso post aqui.
LEIA TAMBÉM:  O que é Fins da Pesquisa Descritiva?

Recapitulando

Pesquisa Básica é destinada a aumentar o conhecimento sobre um determinado assunto sem mesmo ter alguma finalidade. Esse tipo de pesquisa deve responder duas perguntas: Para que?  Por quê?

Já a pesquisa avançada busca gerar conhecimento para a aplicação pratica.

Para os conceitos de qualificação quanto aos objetivos de pesquisa, pode ser definido em: Descritiva, Exploratória e Explicativa. Caso você não tenha intendo algum conceito você pode entrar em contato conosco pelos comentários.

Compartilhar: