Não saber classificar a pesquisa | Erros no TCC | #02

Compartilhar:

Não saber classificar a pesquisa é um erro de muitos estudantes e pode ser um erro cometido por você. Você sabe qual tipo de pesquisa é a sua? Sabe quais são os 3 tipos existentes? Acompanhe o artigo para tirar suas dúvidas sobre o assunto.

Classificar a pesquisa no TCC

Existem 3 tipos de classificação de pesquisas em TCC’s:

Classificar pesquisa
Classificar pesquisa

A grande maioria dos TCC’s se enquadram em pesquisa exploratória, pelo motivo de que para ser considerado uma pesquisa científica é necessário embasamento teórico. Existem exceções?

Definir os métodos de pesquisa tem sido uma das dificuldades encontradas pelos acadêmicos na elaboração do TCC, pois muitos não conseguem definir claramente a metodologia que dará base a investigação do estudo. (OLIVEIRA, 2018).

Sim, geralmente alguns artigos científicos tem um cunho mais prático, focado em mostrar resultados e por possuírem uma metodologia própria, pode ser que não se enquadrem no tipo de pesquisa exploratória.

E os outros tipos de pesquisa? Quando eles ocorrem?

A pesquisa descritiva é quando você vai definir um fenômeno, ou seja, você vai selecionar um fenômeno, estuda-lo e descreve-lo em seu TCC.

Já a pesquisa explicativa é quando você vai explicar o porquê de um evento, diferente da descritiva, onde só é feita a descrição do evento, a pesquisa explicativa exige uma explicação do porquê aquele evento aconteceu.

A grande maioria dos TCC’s se enquadram em exploratória e descritiva. Porém, dissertações e teses provavelmente podem se enquadrar em explicativa ou apenas exploratória.

Concluindo

Agora você conhece os 3 tipos de pesquisa e sabe como identificar e classificar as mesmas em seu trabalho. Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos! Caso tenha ficado com alguma dúvida, entre em nosso canal no YouTube e acesse os nossos vídeos.

LEIA TAMBÉM:  Perguntas de questionário: 2 Elementos Obrigatórios

Referências

OLIVEIRA, Aderlan Messias de. Manual de TCC aplicado ao curso de direito. 1. ed. Rio de Janeiro -RJ: Gramma, 1 jan. 2018. Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=TSJrDwAAQBAJ. Acesso em: 7 ago. 2020.

Compartilhar:

Deixe seu comentário