Monomito discurso de formatura

Compartilhar:

Sabe aquelas horas que você quase que dorme no meio de um discurso de formatura. Aquele aluno repetindo a mesma coisa e tonando o que já difícil de prestar atenção o mais tedioso possível! Isso é justamente o que não quero fazer como orador de minha turma. Mas como tornar um discurso de formatura tão interessante que possa prender a atenção de todos? Fiquei sabendo de uma técnica utilizada em filmes conhecido como “monomito”, mas não tenho ideia do que seja.

O que torna um discurso de formatura cativante

Uma das primeiras coisas que se deve preocupar como orador escolhido pela turma é saber pontuar seus objetivos. A convivência com os colegas de classe fornecerá ao orador material suficiente para suas considerações. E nesse ponto, muitos dos ouvintes se identificarão com as descrições vívidas dos momentos que a turma passou junto.

No discurso deve-se salientar a importância da profissão dos graduados na sociedade, desejando sucesso na nova etapa de suas vidas. (MARTINS, 2017)

Os próprios colegas de classe poderão reviver alguns desses momentos, principalmente se for contado da maneira certa. Até mesmo os que estiverem na plateia poderão se identificar em algum momento com as experiências interessantes. Não se trata de apenas motivar, encorajar e dar aquele último lembrete, mas é possível ser inesquecível.

Por outro lado, para se chegar nesse nível existe uma técnica empregada por grandes escritores e fazem parte do roteiro de alguns filmes. Estamos falando aqui do monomito. Mas o que é e como usar essa técnica para tornar seu discurso de formatura marcante e inesquecível?

LEIA TAMBÉM:  Discurso de formatura homenagem e agradecimentos

Como usar um monomito em um discurso de formatura

Um monomito nada mais é do que uma técnica utilizada para se estruturar um história com um roteiro bem definido. Também conhecido como “A jornada do herói”, envolve contar a trajetória de alguém (o herói) que supera alguns desafios. A estrutura descreve o personagem que parte de seu mundo normal para uma aventura após ser incentivado por um mestre. A partir daí esse personagem sofre algumas provações, mas volta para seu mundo com uma grande recompensa.

Pode-se adaptar qualquer história interessante nessa estrutura. Vejamos como uma experiência da turma pode ser contada em seu discurso de formatura e prender a atenção de todos!

  • Mundo normal – em toda faculdade as turmas tinham que apresentar um seminário com base na leitura de um livro;
  • Desafio ou aventura – a primeira experiência desperta insegurança e medo;
  • Recusa ou desconfiança – era obrigatório a apresentação de um seminário;
  • O mestre – o professor dá instruções de como agir;
  • Provação – o treinamento foi exaustivo e todos estavam inseguros;
  • A recompensa – a apresentação saiu melhor do que se esperava e os preparou para o momento do discurso;
  • Retorno – hoje uso o aprendizado para fazer esse discurso.

Como se trata de uma técnica muito empregada em entretenimentos, em geral, o resultado é sempre muito bom!

Concluindo

Logo, por empregar esse roteiro conhecido, pode ter certeza que seu discurso não fará seus ouvintes cochilar de tédio. Ao invés, poderá prender a atenção de todos por apenas ajustar uma história marcante da turma nessa estrutura do monomito.

Se aproveitar as dicas e sugestões disponíveis no Guia da Monografia, certamente estará bem preparado para ser um excelente orador!

LEIA TAMBÉM:  Exemplo Explicado - Discurso de formatura do Orador da Turma

 

Referências

MARTINS, J. G. Manual de celebrações do ministro: para eventos e cerimônias religiosas. 1ª. ed. Curitiba: A.d.santos Editora, v. I, 2017. 126 p.

Compartilhar:

Deixe seu comentário