Usar modelo de questionário para TCC é perigoso?

Compartilhar:

Existem modelos prontos de questionários que podem ser utilizados no TCC? Como funciona para utilizar isso? É perigoso usar esses modelos, posso ser prejudicado? Sane todas as suas dúvidas sobre modelos de questionários para TCC neste artigo.

O Professor Mestre Danilo Mota vai nos mostrar dicas de como lidar com isso.

Modelos de questionários para TCC

Muitas vezes você está desenvolvendo o seu TCC e precisa fazer uma pesquisa aplicada sobre o tema abordado em seu trabalho, para isso, muitas vezes é necessária a tabulação de um questionário.

É um instrumento de coleta de dados constituído por uma série de perguntas ordenadas que devem ser respondidas sem a necessidade da presença do pesquisador. (GIORDANI, 2009).

Porém, muitas pessoas tem dificuldade de montar questionários e acabam ou perdendo muito tempo na montagem de um, ou fazendo de qualquer jeito e perdendo nota pelo fato de o questionário não estar corretamente montado.

Para isso, existem os modelos de questionários para TCC. O que é isso professor? Basicamente são modelos de questionários já validados por outras bancas de TCC, onde você encontra um questionário seguro e feito da forma correta e a única coisa que precisa ser feita são adaptações para deixar o questionário de acordo com o seu tema.

Vantagens e Desvantagens entre os questionários

Agora vamos analisar as diferenças, vantagens e desvantagens entre os dois tipos de questionários, o com um modelo pré-definido e um feito pelo próprio aluno.

Questionário feito pelo próprio aluno:

Vantagens:

  • É customizado para a pesquisa – Por ser um modelo feito pelo próprio aluno, ele é totalmente customizado de acordo com o que o aluno deseja para sua pesquisa;
  • Pode ser mais fácil de tabular – Como o próprio aluno que fez, a tabulação fica mais fácil de ser feita.
LEIA TAMBÉM:  Como transportar GRÁFICOS do Google Forms para o Word e PowerPoint!

Desvantagens:

  • Pode ter perguntas dúbias – Perguntas dúbias ou ambíguas são mais comuns neste tipo de questionário;
  • Pode ter perguntas que não atendam aos objetivos – O aluno pode acabar colocando perguntas não tão boas que acabam não atingindo os objetivos do TCC;
  • Pode ser alvo fácil de perguntas da banca – A banca pode identificar inconsistências no questionário, tornando assim alvo fácil para a banca.

Muitas pessoas podem preferir fazer elas mesmas o trabalho, porém, como vimos acima, isso pode trazer alguns problemas caso não seja totalmente bem feito.

Agora vamos ver as vantagens e desvantagens dos modelos prontos de questionário.

Vantagens:

  • Economiza tempo – Desde que você entenda as escalas e o funcionamento do questionário, isso te economizará um tempo precioso;
  • Evita perguntas dúbias – Por ser um questionário já validado por uma banca, você não correrá o risco de conter perguntas dúbias;
  • Evita problemas com o objetivo – Assim como o item acima, por ser um questionário já validado previamente, você não terá problemas com desvio no objetivo;
  • Bloqueia perguntas da banca – O que também te torna um alvo menor de perguntas da banca;
  • Você ancora seu TCC em uma referência – Quando se usa um modelo já validado, você está ancorando seu TCC em uma pessoa que já possuí uma referência.

Desvantagens:

  • Pode ser mais difícil de tabular/correlacionar – Por não ter sido feito por você, talvez encontre dificuldades na tabulação;
  • Pode exigir adaptações – Dificilmente você usará o questionário de forma idêntica, pois, todos os trabalhos possuem abordagens diferentes, então, isso bem provavelmente exigirá de você adaptações no questionário.
LEIA TAMBÉM:  Banco de dados para pesquisar durante a quarentena do coronavírus

Assim como o modelo feito pelo próprio aluno, os modelos prontos também possuem desvantagens em sua utilização.

Quais são os modelos mais famosos?

Existem alguns modelos de questionários mais famosos e bastante utilizados, irei citar alguns de acordo com suas áreas de conhecimento:

  • Qualidade – SERVQUAL;
  • RH – ECO e SF-36;
  • Comportamento do consumidor – Crowding – Questionário de Aguiar (2016).

Esses são só alguns questionários, lembrando sempre que é permitido pegar questionários de artigos e monografias já publicados, porém, recomendamos que comunique com o autor antes para ter certeza de que não há nenhum problema.

Faça o download desses modelos de questionário de TCC em nosso Dropbox clicando no botão abaixo e acessando a pasta Questionários TCC.

Baixar material do artigo

Concluindo

Agora que sabe da existência de modelos prontos de questionário, tudo ficará mais fácil para você. Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos! Caso tenha ficado com alguma dúvida, entre em nosso canal no YouTube e acesse os nossos vídeos.

Prof. Danilo Mota

Professor e empreendedor digital, escreve regularmente no Blog Supere Desafios: www.superedesafios.com.br

Referências

GIORDANI, Rubie José. Como Escrever um TCC. 1. ed. [S. l.]: Clube de Autores, 10 out. 2009. Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=zYZKBQAAQBAJ. Acesso em: 31 ago. 2020.

Compartilhar:

Deixe seu comentário