Explicação Simples sobre Métodos de Análise
Nesse artigo vamos abordar os 4 métodos de pesquisa e quais sãos as principais características delas. Os métodos de Análise são:
- Método Dedutivo;
- Método Indutivo;
- Método Dialético;
- Método Hipotético-Dedutivo.
Para saber qual é o método mais usado agora nos TCC’s fique atento até o final desse artigo. Vamos revelar qual é o método de análise mais usado e dicas de como desenvolver esse método.
MATERIAIS:
- VÍDEO 1 – INSTRUÇÕES DA PREMIAÇÃO E INFORMAÇÕES DA SERIE
- PASTA DROPBOX – MATERIAIS DO GUIA DA MONOGRAFIA
Método Dedutivo
O método dedutivo é o que usa da dedução para encontrar o resultado final. Dessa forma esse processo é utilizado em diversas áreas distintas para raciocinar e chegar a um resultado final.
Esse método ajuda a analisar as informações que nos levara a uma conclusão. Dessa maneira, usa-se o método dedutivo para encontrar o resultado final.
O método dedutivo já é utilizado a muito tempo, o filósofo grego Aristóteles contribuiu para a definição desse método. Sua contribuição foi tão importante que ficou conhecido como Lógica Aristotélica.
Esse método é utilizado geralmente para testar hipóteses já existentes, chamadas de axiomas. A partir disso é possível provar as teorias, que são definidas como teoremas.
Contudo, ele é denominado também de método hipotético-dedutivo.
Esse método pode ser utilizado na filosofia, nas leis cientificas e na educação. Esse raciocínio pode ser utilizado na resolução de problemas, por exemplo, na matemática e na física.
Para compreender melhor a aplicação desse método, vamos analisar o exemplo abaixo:
- Premissa 1: Os suspeitos do crime estavam na sala entre as 13 e 14 horas.
- Premissa 2: João não estava na sala entre as 13 e 14 horas.
- Conclusão: Logo, João não é um dos suspeitos do crime.
Para chegar a um raciocínio indutivo, é necessário entender sobre o método indutivo. Esse método tem o intuito de chegar a uma conclusão, e é isso que vamos abordar, sobre o método indutivo.
Método Indutivo
O método indutivo é um tipo de argumento utilizado em diversas áreas do conhecimento. Esse método tem o intuito de chegar a uma conclusão.
Por isso ele é muito utilizado nas ciências para chegar em conclusões que podem ou não serem verdadeiras. Para isso a indução acrescenta informações novas para argumentos que foram dados anteriormente.
Um bom exemplo é a ebulição da água. Podemos pensar nas observações de um cientista que analisa a temperatura de ebulição da água.
- Primeiramente, ele observa que o ponto de ebulição da água é 100 °C.
- Para ter certeza, o cientista realiza essa experiência diversas vezes. Ao chegar na mesma conclusão, ele determina que o ponto de ebulição da água sempre será de 100 °C.
- Dessa forma, podemos notar que a conclusão do cientista foi alcançada pelas suas observações, portanto, pelo método de indução.
O método indutivo pode ser falho por conclusões que não passam de suposições. Assim, esse método indutivo sugere apenas a verdade, mas não garante.
Método Dialético
O método dialético é bastante antigo, na antiguidade e na idade média, o termo era utilizado ara significar simplesmente lógica. Qualquer conceito definido como verdadeiro, deve ser testado em relação a outras ideias para obter-se uma nova teoria.
O método dialético pode ser definido em Tese, Antítese e Síntese. Vamos entender melhor o que cada uma significa:
- Tese
Ideia tida como verdadeira até então. - Antítese
Teoria contraditória a tese. - Síntese
Resultado da análise e comparação entre Tese e Antítese
Método Hipotético-Dedutivo
O principal conceito desse tipo de método é a base da tentativa e erro. Esses testes e experimentações tem como base de impulsionar um problema.
Geralmente esse método é o mais aceito em todos as áreas de estudo e é usado em 99% de todos os TCC’s.
O método hipotético-dedutivo consiste em uma construção de estimativa baseada nas hipóteses. Caso essas hipóteses serem verdadeiras, as conjecturas também serão.
Para isso, as hipóteses devem passar por diversos testes, a fim de encontrar fatos para verificar quais são verdadeiras.
Para o método, o conhecimento absolutamente certo e demonstrável é dependente do grau de certeza da hipótese.
As etapas desse método podem ser divididas em 5 partes:
- Colocação do problema
- Reconhecimento dos fatos;
- Descoberta do problema;
- Formulação do problema.
- Construção de um modelo teórico
- Seleção dos fatores pertinentes;
- Invenção das hipóteses centrais e das suposições auxiliares.
- Dedução de consequências particulares
- Procura de suportes racionais;
- Procura de suportes empíricos.
- Teste de hipóteses
- Esboço da prova;
- Execução da prova;
- Elaboração dos dados;
- Inferência da conclusão.
- Adição ou introdução das conclusões na teoria
- Comparação das conclusões com as predições e retro edições;
- Reajuste do modelo;
- Sugestões para trabalhos superiores.
Esse tipo de método e já foi testado antes e teve grande sucesso. Com base nesse método terá uma estrutura da seguinte forma:
- Fazer Observações;
- Organizar as observações em hipóteses;
- Testar essas hipóteses em observações anteriores;
- Modificar as hipóteses originais, se assim fizer necessário;
- Fazer previsões baseadas nas hipóteses;
- Testar conclusões.
Normalmente esse é o método mais aceito por sua forma de pesquisa chegar próximo de resultados que contribuam com a comunidade acadêmica.
Recapitulando
O Método de Análise mais usado nos TCC’s é o Método Hipotético-Dedutivo. Esse método é atualmente o mais aceito na análise do seu trabalho, pois as hipóteses passam por vários testes.
Além do Método Hipotético-Dedutivo existem outros métodos, que são:
- Método Dedutivo;
- Método Indutivo;
- Método Dialético;
- Método Hipotético-Dedutivo.
Se você ficou com alguma dúvida sobre os métodos de análise, você pode entrar em contato conosco pelo campo dos comentários e também baixar o Infográfico Tipos de Metodologia para TCC, no botão abaixo.
9 TIPOS DE PESQUISA E FORMAS FÁCEIS DE COLOCÁ-LAS EM PRÁTICA
Referencias:
ALVES,. O método materialista histórico dialético: alguns apontamentos sobre a subjetividade. Scribd, 2010. Disponivel em: <https://pt.scribd.com/document/371671724/O-Metodo-Materialista-Historico-Dialetico>.
BUNGE,. Método hipotético-dedutivo. Wikipedia, 2017. Disponivel em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%A9todo_hipot%C3%A9tico-dedutivo>.
CARVALHO , G.. Etapas do Método Hipotético-Dedutivo Segundo Popper. Prezi. Disponivel em: <https://prezi.com/5vl_ez5md6lf/metodo-hipotetico-dedutivo/>.
EC ,. Método Indutivo. Sabe Real, 2018. Disponivel em: <http://saberreal1.blogspot.com/2018/03/metodo-indutivo.html>. Acesso em: 26 Julho 2018.
MUNIZ,. Toda Materia. Método Indutivo, 2017. Disponivel em: <https://www.todamateria.com.br/metodo-indutivo/>. Acesso em: 10 Julho 2018.
PRODANO, C. ; FREITAS, C. D. M E TODOLOGI A DOTR ABALHO CIENTÍFICO: Métodos e Técn icas da Pesq uisae do Trabal ho Acadêm ico. Passei Direto, 2013. Disponivel em: <https://www.passeidireto.com/arquivo/19643645/metodologia-do-trabalho-cientifico/10>.
SANTOS ,. MÉTODOS CIENTÍFICOS. jJailson ipb, 2008. Disponivel em: <http://jailsonipb.blogspot.com/2008/03/mtodos-cientficos.html>.
SIMÃO, R. Aristóteles – Método hipotético-dedutivo. UP Vix, 2018. Disponivel em: <http://www.upvix.com.br/_public/ensinos/pv/downloads/2018_Filosofia_Rodrigo_Simao_Aristoteles_3a-Serie-Pre-Vestibular.pdf>.