Explicação Simples sobre Métodos de Análise

Compartilhar:

Nesse artigo vamos abordar os 4 métodos de pesquisa e quais sãos as principais características delas. Os métodos de Análise são:

  • Método Dedutivo;
  • Método Indutivo;
  • Método Dialético;
  • Método Hipotético-Dedutivo.

Para saber qual é o método mais usado agora nos TCC’s fique atento até o final desse artigo. Vamos revelar qual é o método de análise mais usado e dicas de como desenvolver esse método.

MATERIAIS:

  1. VÍDEO 1 – INSTRUÇÕES DA PREMIAÇÃO E INFORMAÇÕES DA SERIE
  2. DOWNLOAD: INFOGRÁFICO TIPOS DE METODOLOGIA
  3. PASTA DROPBOX – MATERIAIS DO GUIA DA MONOGRAFIA

Método Dedutivo

O método dedutivo é o que usa da dedução para encontrar o resultado final. Dessa forma esse processo é utilizado em diversas áreas distintas para raciocinar e chegar a um resultado final.

Esse método ajuda a analisar as informações que nos levara a uma conclusão. Dessa maneira, usa-se o método dedutivo para encontrar o resultado final.

O método dedutivo já é utilizado a muito tempo, o filósofo grego Aristóteles contribuiu para a definição desse método. Sua contribuição foi tão importante que ficou conhecido como Lógica Aristotélica.

Esse método é utilizado geralmente para testar hipóteses já existentes, chamadas de axiomas. A partir disso é possível provar as teorias, que são definidas como teoremas.

Contudo, ele é denominado também de método hipotético-dedutivo.

Esse método pode ser utilizado na filosofia, nas leis cientificas e na educação. Esse raciocínio pode ser utilizado na resolução de problemas, por exemplo, na matemática e na física.

Para compreender melhor a aplicação desse método, vamos analisar o exemplo abaixo:

  • Premissa 1: Os suspeitos do crime estavam na sala entre as 13 e 14 horas.
  • Premissa 2: João não estava na sala entre as 13 e 14 horas.
  • Conclusão: Logo, João não é um dos suspeitos do crime.

Para chegar a um raciocínio indutivo, é necessário entender sobre o método indutivo. Esse método tem o intuito de chegar a uma conclusão, e é isso que vamos abordar, sobre o método indutivo.

Método Indutivo

O método indutivo é um tipo de argumento utilizado em diversas áreas do conhecimento. Esse método tem o intuito de chegar a uma conclusão.

Por isso ele é muito utilizado nas ciências para chegar em conclusões que podem ou não serem verdadeiras. Para isso a indução acrescenta informações novas para argumentos que foram dados anteriormente.

LEIA TAMBÉM:  Como Citar Jurisprudência no TCC?

Um bom exemplo é a ebulição da água. Podemos pensar nas observações de um cientista que analisa a temperatura de ebulição da água.

  1. Primeiramente, ele observa que o ponto de ebulição da água é 100 °C.
  2. Para ter certeza, o cientista realiza essa experiência diversas vezes. Ao chegar na mesma conclusão, ele determina que o ponto de ebulição da água sempre será de 100 °C.
  3. Dessa forma, podemos notar que a conclusão do cientista foi alcançada pelas suas observações, portanto, pelo método de indução.

O método indutivo pode ser falho por conclusões que não passam de suposições. Assim, esse método indutivo sugere apenas a verdade, mas não garante.

Método Dialético

O método dialético é bastante antigo, na antiguidade e na idade média, o termo era utilizado ara significar simplesmente lógica. Qualquer conceito definido como verdadeiro, deve ser testado em relação a outras ideias para obter-se uma nova teoria.

O método dialético pode ser definido em Tese, Antítese e Síntese. Vamos entender melhor o que cada uma significa:

  1. Tese
    Ideia tida como verdadeira até então.
  2. Antítese
    Teoria contraditória a tese.
  3. Síntese
    Resultado da análise e comparação entre Tese e Antítese

Método Hipotético-Dedutivo

O principal conceito desse tipo de método é a base da tentativa e erro. Esses testes e experimentações tem como base de impulsionar um problema.

Geralmente esse método é o mais aceito em todos as áreas de estudo e é usado em 99% de todos os TCC’s.

O método hipotético-dedutivo consiste em uma construção de estimativa baseada nas hipóteses.  Caso essas hipóteses serem verdadeiras, as conjecturas também serão.

Para isso, as hipóteses devem passar por diversos testes, a fim de encontrar fatos para verificar quais são verdadeiras.

Para o método, o conhecimento absolutamente certo e demonstrável é dependente do grau de certeza da hipótese.

As etapas desse método podem ser divididas em 5 partes:

  1. Colocação do problema
    1. Reconhecimento dos fatos;
    2. Descoberta do problema;
    3. Formulação do problema.
  2. Construção de um modelo teórico
    1. Seleção dos fatores pertinentes;
    2. Invenção das hipóteses centrais e das suposições auxiliares.
  3. Dedução de consequências particulares
    1. Procura de suportes racionais;
    2. Procura de suportes empíricos.
  4. Teste de hipóteses
    1. Esboço da prova;
    2. Execução da prova;
    3. Elaboração dos dados;
    4. Inferência da conclusão.
  5. Adição ou introdução das conclusões na teoria
    1. Comparação das conclusões com as predições e retro edições;
    2. Reajuste do modelo;
    3. Sugestões para trabalhos superiores.
LEIA TAMBÉM:  Seu TCC e da NASA?

Esse tipo de método e já foi testado antes e teve grandes sucessos. Com base nesse método terá uma estrutura da seguinte forma:

  1. Fazer Observações;
  2. Organizar as observações em hipóteses;
  3. Testar essas hipóteses em observações anteriores;
  4. Modificar as hipóteses originais, se assim fizer necessário;
  5. Fazer previsões baseadas nas hipóteses;
  6. Testar conclusões.

Recapitulando

O Método de Análise mais usado nos TCC’s é o Método Hipotético-Dedutivo. Esse método é atualmente o mais aceito na análise do seu trabalho, pois as hipóteses passam por vários testes.

Além do Método Hipotético-Dedutivo existem outros métodos, que são:

  • Método Dedutivo;
  • Método Indutivo;
  • Método Dialético;
  • Método Hipotético-Dedutivo.

Se você ficou com alguma dúvida sobre os métodos de análise, você pode entrar em contato conosco pelo campo dos comentários e também baixar o Infográfico Tipos de Metodologia para TCC, no botão abaixo.

9 TIPOS DE PESQUISA E FORMAS FÁCEIS DE COLOCÁ-LAS EM PRÁTICA

Referencias:

ALVES,. O método materialista histórico dialético: alguns apontamentos sobre a subjetividade. Scribd, 2010. Disponivel em: <https://pt.scribd.com/document/371671724/O-Metodo-Materialista-Historico-Dialetico>.

BUNGE,. Método hipotético-dedutivo. Wikipedia, 2017. Disponivel em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%A9todo_hipot%C3%A9tico-dedutivo>.

CARVALHO , G.. Etapas do Método Hipotético-Dedutivo Segundo Popper. Prezi. Disponivel em: <https://prezi.com/5vl_ez5md6lf/metodo-hipotetico-dedutivo/>.

EC ,. Método Indutivo. Sabe Real, 2018. Disponivel em: <http://saberreal1.blogspot.com/2018/03/metodo-indutivo.html>. Acesso em: 26 Julho 2018.

MUNIZ,. Toda Materia. Método Indutivo, 2017. Disponivel em: <https://www.todamateria.com.br/metodo-indutivo/>. Acesso em: 10 Julho 2018.

PRODANO, C. ; FREITAS, C. D. M E TODOLOGI A DOTR ABALHO CIENTÍFICO: Métodos e Técn icas da Pesq uisae do Trabal ho Acadêm ico. Passei Direto, 2013. Disponivel em: <https://www.passeidireto.com/arquivo/19643645/metodologia-do-trabalho-cientifico/10>.

SANTOS ,. MÉTODOS CIENTÍFICOS. jJailson ipb, 2008. Disponivel em: <http://jailsonipb.blogspot.com/2008/03/mtodos-cientficos.html>.

SIMÃO, R. Aristóteles – Método hipotético-dedutivo. UP Vix, 2018. Disponivel em: <http://www.upvix.com.br/_public/ensinos/pv/downloads/2018_Filosofia_Rodrigo_Simao_Aristoteles_3a-Serie-Pre-Vestibular.pdf>.

Compartilhar:

Deixe seu comentário