Como se basear para escolher a METODOLOGIA do trabalho?

Compartilhar:

Em que aspectos devo me basear para escolher a metodologia de um trabalho? Quais são os principais passos de uma investigação científica? Qual a diferença que existe entre o método e a investigação? Veja mais abaixo no decorrer do artigo.

Metodologia do trabalho

Para escolher a metodologia mais adequada ao seu trabalho, o mais eficiente método é ler artigos e todo o tipo de material científico da sua área, porém, primeiro você tem que saber onde quer chegar, ou seja, qual o seu problema de pesquisa.

Resumindo, baseie-se pela fonte de dados que você vai utilizar.

Principais passos de uma investigação científica

Os principais passos de uma investigação seriam, levantar uma hipótese, levantar um problema, começar a fazer um levantamento, investiga a suas hipóteses e depois confere se sua hipótese foi validada. Esses são os passos básicos.

Diferença entre método e técnica

O método consiste basicamente nas regras básicas que você vai seguir para conseguir alcançar o seu objetivo, já a técnica seria o passo a passo para chegar lá, a forma de agir durante os passos que você precisa seguir para alcançar o objetivo.

Podemos definir método como o procedimento, ou conjunto de procedimentos que servem para alcançar o fim da investigação, e técnica como o meio auxiliar que concorre para essa mesma finalidade. A diferença é que o método é geral e as técnicas são particulares. (CIRIBELLI, 2003).

Imagine como se a técnica estivesse dentro do método, primeiro você escolhe o método e depois a técnica que vai utilizar para fazê-lo.

Concluindo

Você viu a melhor forma de escolher a metodologia do seu trabalho, os principais passos para fazer uma investigação científica e as principais diferenças entre método e técnica. Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos! Caso tenha ficado com alguma dúvida, entre em nosso canal no YouTube e acesse os nossos vídeos.

LEIA TAMBÉM:  O que é Pesquisa de Campo?

Referências

CIRIBELLI, Marilda Corrêa. Como elaborar uma dissertação de mestrado através da pesquisa científica. [S. l.]: 7Letras, 2003. Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=3haJdQ9KRLEC. Acesso em: 11 nov. 2020.

Compartilhar:

Deixe seu comentário