COMO FAZER A METANÁLISE – FOREST PLOT

Compartilhar:

Vídeo explica Como entender a Metanálise – Forest Plot. Você será capaz de ver o Gráfico e entender o que significa cada linha e bolinha.

Como avaliar criticamente revisões sistemáticas e metanálises ?

  • Entender o que é Metanálise
  • Diferença de metanálise e revisão sistemática
  • Meta análise qualitativa
  • O que é o gráfico Forest Plot
  • Forest Plot interpretação
  • Forest Plot diamante

INTERPRETAÇÃO GRÁFICO METANÁLISE

Atribui-se ao um gráfico Forest Plot como sendo uma ferramenta para mostrar a direção dos estudos sobre um tema. De tal forma com certa razão, já que o gráfico tem a listagem dos estudos e seu impacto dentro de um item de pesquisa. Nesse sentido, há normalmente dois pontos de comparação se favorece ou não.

Na maioria das vezes, os resultados das metanálises são apresentados utilizando o gráfico chamado Forest Plots […].Um Forest Plots é projetado para ilustrar a força relativa dos resultados do tratamento em vários estudos quantitativos que abordaram a mesma questão. (GRABER e VIG, 2012, p. 1043).

Pode-se afirmar que o gráfico Forest Plot utiliza métodos estatísticos. Neste contexto, fica claro que seu uso não será necessário em outro contexto. Conforme explicado acima esse gráfico é obrigatório dentro de uma metanálise.

Ora, em tese, o gráfico Forest Plot não tem o objetivo de revelar nada. Não se trata de dizer qual é melhor ou pior, lamentavelmente, esse erro é comumente visto nas interpretações. Os traços do gráfico, por exemplo, tem o foco em apontar nada mais do que a direção dos estudos.

ENTENDENDO O FOREST PLOT: O GRÁFICO DA METANÁLISE

É importante ressaltar que o tamanho da linha do gráfico aponta o tamanho da sua amostragem, mas, em cima disso, o ponto da linha mostra o resultado, quanto maior a linha, menos amostragem. Finalmente, com essas duas análises pode-se ter ideia da interpretação. Nesse sentido, o diamante final será o resultado médio dos pontinhos.

LEIA TAMBÉM:  Tipos de Revisão de Literatura

A melhor maneira de compreender esse processo é considerar que a linha central equilibra o favorecimento e a negação. Não se trata de comparar um com o outro, seja porque não é esse o objetivo do gráfico. Julgo pertinente trazer á tona que o lado que está sendo favorecido, por exemplo, só aponta a direção dos estudos e não se é melhor ou pior.

Fonte: SciELO

É preciso, porém, ir mais além já que na lateral esquerda do gráfico teremos a lista de estudos ou grupo de estudos. É exatamente o caso da metanálise ser quantitativa.

Por todas essas razões, a linha vertical quando atingida pela horizontal é notório que isso resulta em neutro. O que importa, portanto, é observar a posição do diamante para saber o verdadeiro resultado.

Fonte: Google

Essa, porém, é uma tarefa que precisa ser analisada sobe ótima ampla. Vê-se, pois, que a gama de estudo é muito grande e por essa razão deve-se chegar ao estado da arte.

Recapitulando

Nesse artigo abordamos desde o conceito até a interpretação do gráfico Forest Plot.

  • O que é Gráfico Forest Plot
  • Como interpretar o Gráfico Forest Plot
  • Por que é obrigatório na Metanalise

O resultado desse quadro é devido à dificuldade em se criar do zero um gráfico desse porte. Por isso, fica evidente que entender a interpretar é uma tarefa antecipada a sua criação.

Referências

GRABER, L. W.; VIG, K. W. L. Ortodontia: Princípios e Técnicas Atuais. Rio de Janeiro – RJ: Elsevier Brasil, 2012. 1112 p.

Compartilhar: