Mancadas que os universitários cometem ao começar o TCC

Compartilhar:

Hoje falaremos sobre as 3 mancadas que todo universitário comete quando está começando o TCC. Provavelmente você já cometeu uma dessas mancadas e se não cometeu ainda, fica esperto no artigo para aprender mais 3 dicas e continuar desenvolvendo o seu TCC da melhor forma possível.

Confundir base teórica com base empírica

Esse erro é um erro bobo, pois é algo simples e que se repete diversas vezes durante o TCC. Portanto, para que você entenda de uma vez por todas, vamos a uma explicação rápida e fácil de entender.

Base teórica

É aquela base onde você vai encontrar os conceitos, teorias e a história sobre o tema que você vai precisar. É aquela revisão de literatura, aquele referencial teórico, existem vários e vários nomes diferentes, porém, todos consistem em conceitos e teorias que sustentarão a sua pesquisa.

Base empírica

Sua pesquisa, que no caso, seria a base empírica, ou seja, seus resultados. É onde o aluno vai descrever tudo que ele pesquisou e encontrou através de estudos de caso, pesquisas, triagens, entrevistas, coletas de campo, etc.

Não cometa esse erro

Muitos alunos trocam as duas coisas, colocam a parte empírica no lugar da teórica ou ao contrário, portanto, preste bem atenção, não é algo muito difícil de se entender, porém, qualquer erro bobo pode atrapalhar todo o andamento do TCC.

Exceções

Apesar de tudo, existem algumas exceções, por exemplo, um artigo de review onde se tem poucas páginas para fazer um artigo. Nesse caso, a base teórica estará embutida na base empírica.

Em revisões sistemáticas também ocorre o mesmo, caso você não consiga identificar onde está a base teórica de algum artigo e ele possuir poucas páginas, provavelmente a base teórica estará embutida na base empírica.

O aluno não sabe qual o tipo de TCC dele

O aluno não sabe se o TCC é uma revisão de literatura, quando sabe, não sabe se é sistemática, narrativa ou integrativa. Não sabe se é um TCC bibliográfico, estudo de caso ou outro tipo de trabalho.

Muitos alunos chegam para nós professores e perguntam qual o tipo de TCC que eles estão fazendo. Entendam que um TCC pode ser de qualquer tipo, por ser um trabalho com muita flexibilidade na hora de escolher o caminho a ser seguido.

Então, se nem você sabe o tipo do seu TCC, o seu professor também não saberá, para isso, ele precisará do seu manual do aluno para conseguir entender. Uma boa saída é perguntar ao orientador, ele provavelmente saberá qual o tipo do seu TCC.

Não saber em quais normas da ABNT se basear

Muitos alunos começam a fazer o TCC e não sabem nem que existem mais de uma norma da ABNT. Isso é um erro extremamente bobo, mas é muito fatal e é um dos que mais ocorrem.

A ABNT é de caráter privado e sem fins lucrativos, e tem por objetivo fornecer a base necessária para o desenvolvimento tecnológico brasileiro, além de unificar e sistematizar a produção técnico-científica do país no concernente as normas para apresentação. (KRUGER, 2015).

Para evitar esses erros, mostrarei aqui algumas normas principais para você ficar por dentro de quais normas se basear.

  • NBR 6022 – Norma adequada para artigos científicos;
  • NBR 6023 – Norma adequada para referências;
  • NBR 6024 – Norma adequada para as seções do TCC;
  • NBR 6027 – Norma adequada para sumário;
  • NBR 6028 – Norma adequada para resumo e abstract;
  • NBR 10520 – Norma adequada para citações;
  • NBR 14724 – Norma principal, nela terá referências para todas as outras normas;
  • NBR 15287 – Norma adequada para projetos de pesquisa;

Agora sim, essas são as principais normas ABNT que existem. Caso queira se aprofundar mais um pouco, inclusive, recomendo que faça isso, clique no botão abaixo para fazer o download de todas as normas ABNT que precisará para os seus projetos.

Baixar normas ABNT
Baixar normas ABNT

Concluindo

Essas foram 3 mancadas que os alunos sempre dão ao começar o TCC. Percebeu que todas elas são erros bobos? Pois é, são nesses erros bobos onde a maioria dos alunos acabam se prejudicando nos TCC’s. Por isso, sempre confira tudo da forma correta para não acontecer o mesmo com você.

Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos! Caso tenha ficado com alguma dúvida, entre em nosso canal no YouTube e acesse os nossos vídeos.

Referências

KRUGER, Gisele. Metodologia de Apresentação do Trabalho Acadêmico: Projeto Gráfico do TCC baseado na normalização da ABNT:: Metodologia; TCC; ABNT. [S. l.]: ACE, 6 fev. 2015. Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=llyLBgAAQBAJ. Acesso em: 27 maio 2021.

Compartilhar:

Deixe seu comentário

Secured By miniOrange