Série Temas de TCC – #13 – Buscando livros para desenvolvimento TCC mesmo com literatura complexa!
Muitos alunos me procuram com dificuldades para achar livros relacionados a literatura que o seu tema abrange. Por isso, o artigo de hoje falará sobre como achar livros de forma fácil até mesmo para as literaturas mais complexas.
Buscando livros para literaturas complexas
A primeira coisa a ser feita é partir do problema de pesquisa, saiba sempre recitar o seu problema, ele é a parte mais importante do seu TCC, tenha-o sempre em mente.
Etapas do problema de pesquisa
Logo, siga as etapas que foram pré-definidas, aqui abaixo temos exemplos das 5 primeiras etapas que devem ser seguidas utilizando o problema de pesquisa como base.
- Descubra a relação causal;
- Defina as palavras-chaves;
- Descubra os melhores autores;
- Descubra os livros que eles publicaram;
- Descubra pesquisas que citaram os livros;
Essas são as 5 etapas básicas que dissecaremos durante o desenvolvimento do artigo, preste bastante atenção, pois o conteúdo é extenso.
Relação Causal
A relação causal é um dos temas mais abordados aqui no blog e no nosso canal do YouTube, isso se dá a sua relevância dentro do desenvolvimento do TCC. Por isso, é a primeira etapa que seguiremos e para ela, também utilizaremos alguns passos como guia:
Como é possível observar na imagem acima, dentro da causa, conseguimos retirar 3 strings:
- Atividade Lúdica;
- Ensino e Aprendizagem de Crianças;
- Recursos Online;
Já dentro do efeito, encontramos outras 2:
- Inteligência Emocional;
- Efeitos de Isolamento;
Agora que temos as strings da causa e do efeito, o próximo passo é pegar uma por uma e buscar autores relacionadas a ela. Como fazer isso? Simples, basta pegar a string, nesse caso utilizaremos atividade lúdica e juntar com a palavra autores, depois é só pesquisar no Google.
Como pode observar, somente com o primeiro resultado da pesquisa, conseguimos encontrar 2 autores principais que tratam sobre o tema, Lev S. Vygotsky e Jean Piaget.
Nexo causal é vínculo, ligação ou relação de causa e efeito entre a conduta e resultado. A relação de causalidade é estabelecida de maneira direta entre o fato e o dano. (MOURA, 2009).
Achou autores? Agora é só pesquisar pelos livros deles, seguindo o mesmo procedimento acima, porém com o sobrenome do autor junto da palavra livros, usaremos Vygotsky como exemplo:
Olha só como apenas uma simples pesquisa já nos retorna uma série de livros diferentes, olhe todos que lhe interessarem e tente achar um ideal, se possível, compre-o.
Outra coisa importante é entender sobre os principais autores do tema abordado. Como você vai falar sobre um tema e não sabe nada sobre o principal autor desse tema? Portanto, pegue os autores achados no procedimento acima e busque pelo sobrenome junto da palavra biografia.
Faremos esse exemplo com o Piaget:
Leia sobre o autor, busque as principais informações da vida dele e os principais reconhecimentos, como prêmios e condecorações.
Essa etapa foi feita somente com os autores da atividade lúdica, pois estamos com o intuito de apenas exemplificar o processo. Em seu trabalho, faça com os autores de todas as strings achadas tanto na causa quanto no efeito.
Questões da pesquisa
A próxima tarefa a ser feita é entender quais são as questões básicas da sua pesquisa, tenha em mente o que vai buscar.
No nosso exemplo, estamos buscando o papel da atividade lúdica na inteligência emocional. Agora é só juntar as questões das pesquisas com os seus respectivos autores, por exemplo, “qual o papel da atividade lúdica segundo Vygotsky?” ou “qual o papel da inteligência emocional segundo Daniel Goleman?”.
As respostas dessas perguntas serão importantíssimas para o desenvolvimento do seu trabalho, pois, quando chegar na parte mais teórica, já terá em mente as questões básicas e não precisará de mais pesquisas sobre.
Teóricos
Nos teóricos, como o nome sugere, buscaremos os principais pontos teóricos de cada autor, usaremos o Daniel Goleman como exemplo:
No exemplo acima temos algumas perguntinhas bases a serem pesquisadas no Google, a primeira delas é “quais são os principais conceitos da teoria de…”, substitua as reticências com o nome do autor.
Lembrando que estamos mostrando apenas o primeiro resultado das pesquisas por questões de exemplificação, porém, o ideal é buscar na maior quantidade de páginas possível.
Temos algumas outras perguntas como:
- Qual o ponto de partida da teoria de (nome do autor);
- Qual a linha de pensamento de (nome do autor);
- O que defende (nome do autor);
- O que diz a teoria de (nome do autor);
Faça todas essas perguntas como pesquisas no Google, utilizando todos os autores encontrados nos passos anteriores. Pode parecer maçante todo esse trabalho de pesquisa, porém, essa mineração de dados é importantíssima para o seu TCC.
Mais palavras-chave
Para encontrar mais palavras chave, usamos a consulta de livros online do Monografis, nosso orientador digital. Com ela, é possível pesquisar por todo e qualquer tipo de assunto, livro e autores dentro de um arsenal gigantesco de dados.
Repare na quantidade de opções que o Monografis disponibiliza, incrível não é mesmo? Isso é perfeito para achar uma maior quantidade de palavras chaves.
Um dos acervos que utilizamos é o DOAJ (Directory of Open Access Journals), que é uma fonte gigantesca de artigos e trabalhos de cunho científico.
Estrutura
Como estrutura básica temos o seguinte esquema:
Para cada capítulo, você pegará a sua base, que é composta por strings e teóricos, vamos a 2 exemplos.
No capítulo de atividade lúdica, temos a seguinte base estruturada:
Veja que separei as strings e os teóricos encontrados nos passos anteriores, com isso, temos uma base enorme de informações que podem ser utilizadas durante todo o desenvolvimento do TCC.
Já para os recursos educacionais online temos esta estrutura abaixo:
Veja que também temos uma base enorme de informações valiosas que foram coletadas com uma simples pesquisa da forma correta.
Base teórica prioritária
Temos que ter uma base teórica e para isso, é necessário seguir uma ordem de prioridade nos conteúdos que pesquisamos, a ordem é a mostrada a seguir:
A fonte mais confiável são os artigos científicos, mas como saber se um artigo é confiável para o meu TCC? Simples, basta pesquisa-lo no Google Acadêmico e ver quantas vezes ele foi citado.
Por exemplo, um jogo de tabuleiro utilizando tópicos contextualizados em física, ao pesquisarmos no Google Acadêmico, olha o resultado obtido:
Já um artigo renomado do Vygotsky sobre o processo de formação de conceitos obteve o seguinte resultado:
O artigo foi citado 340 vezes, olha só a diferença! Professor, isso significa que não posso citar o outro artigo? Não, você pode ser o primeiro a cita-lo sem problema nenhum, porém, o do Vygotsky tem uma relevância bem maior.
A segunda principal base teórica são os livros, leiam a maior quantidade de livros possível, leitura é conhecimento e, se possível, compre os livros. Sabemos que nem todos possuem dinheiro para tal, porém, existe uma frase do Derek Bok, um antigo reitor de Havard, que diz: “Se você acha que educação é cara, experimente a ignorância.”.
Portanto, busque sempre investir em sua educação, garanto que não se arrependerá.
E a terceira base teórica são os estudos qualificados com metodologia replicável, por exemplo, revisões sistemáticas, integrativas e narrativas.
Concluindo
Olha só como que com poucas pesquisas, conseguimos montar uma base de informações enorme. Incrível não é mesmo? Todo esse trabalho é extremamente valioso para o seu TCC e pode ter certeza que obterá bons resultados.
Existe um vídeo no nosso canal do YouTube que ensinamos como fazer fichamentos sem ler o livro todo, recomendo que assista ao vídeo, pois aprenderá uma técnica que pode ser fundamental para a otimização do seu tempo nessas pesquisas.
Quer conhecer o Monografis, nosso orientador digital? Clique no botão abaixo:
Clique e conheça o MonografisGostou do artigo? Compartilhe com seus amigos! Caso tenha ficado com alguma dúvida, entre em nosso canal no YouTube e acesse os nossos vídeos.
Referências
MOURA, Cid Capobiango Soares De. Responsabilidade Civil Extracontratual Da Administração PÚblica Pelo Dano Ambiental Coletivo. [S. l.]: Clube de Autores, 14 jul. 2009. Disponível em: https://www.google.com.br/books/edition/Responsabilidade_Civil_Extracontratual_D/1cd7DwAAQBAJ?hl=pt-BR&gbpv=0. Acesso em: 8 abr. 2021.