Série Temas de TCC – #13 – Buscando livros para desenvolvimento TCC mesmo com literatura complexa!

Compartilhar:

Muitos alunos me procuram com dificuldades para achar livros relacionados a literatura que o seu tema abrange. Por isso, o artigo de hoje falará sobre como achar livros de forma fácil até mesmo para as literaturas mais complexas.

Buscando livros para literaturas complexas

A primeira coisa a ser feita é partir do problema de pesquisa, saiba sempre recitar o seu problema, ele é a parte mais importante do seu TCC, tenha-o sempre em mente.

Etapas do problema de pesquisa

Logo, siga as etapas que foram pré-definidas, aqui abaixo temos exemplos das 5 primeiras etapas que devem ser seguidas utilizando o problema de pesquisa como base.

Principais etapas a serem seguidas
Principais etapas a serem seguidas
  1. Descubra a relação causal;
  2. Defina as palavras-chaves;
  3. Descubra os melhores autores;
  4. Descubra os livros que eles publicaram;
  5. Descubra pesquisas que citaram os livros;

Essas são as 5 etapas básicas que dissecaremos durante o desenvolvimento do artigo, preste bastante atenção, pois o conteúdo é extenso.

Relação Causal

A relação causal é um dos temas mais abordados aqui no blog e no nosso canal do YouTube, isso se dá a sua relevância dentro do desenvolvimento do TCC. Por isso, é a primeira etapa que seguiremos e para ela, também utilizaremos alguns passos como guia:

Relação Causal
Relação Causal

Como é possível observar na imagem acima, dentro da causa, conseguimos retirar 3 strings:

  • Atividade Lúdica;
  • Ensino e Aprendizagem de Crianças;
  • Recursos Online;

Já dentro do efeito, encontramos outras 2:

  • Inteligência Emocional;
  • Efeitos de Isolamento;

Agora que temos as strings da causa e do efeito, o próximo passo é pegar uma por uma e buscar autores relacionadas a ela. Como fazer isso? Simples, basta pegar a string, nesse caso utilizaremos atividade lúdica e juntar com a palavra autores, depois é só pesquisar no Google.

Atividade Lúdica autores
Atividade Lúdica autores

Como pode observar, somente com o primeiro resultado da pesquisa, conseguimos encontrar 2 autores principais que tratam sobre o tema, Lev S. Vygotsky e Jean Piaget.

Nexo causal é vínculo, ligação ou relação de causa e efeito entre a conduta e resultado. A relação de causalidade é estabelecida de maneira direta entre o fato e o dano. (MOURA, 2009).

Achou autores? Agora é só pesquisar pelos livros deles, seguindo o mesmo procedimento acima, porém com o sobrenome do autor junto da palavra livros, usaremos Vygotsky como exemplo:

Livros de Vygotsky
Livros de Vygotsky

Olha só como apenas uma simples pesquisa já nos retorna uma série de livros diferentes, olhe todos que lhe interessarem e tente achar um ideal, se possível, compre-o.

Outra coisa importante é entender sobre os principais autores do tema abordado. Como você vai falar sobre um tema e não sabe nada sobre o principal autor desse tema? Portanto, pegue os autores achados no procedimento acima e busque pelo sobrenome junto da palavra biografia.

LEIA TAMBÉM:  Problemática Fraca no TCC - E Agora?

Faremos esse exemplo com o Piaget:

Piaget Biografia
Piaget Biografia

Leia sobre o autor, busque as principais informações da vida dele e os principais reconhecimentos, como prêmios e condecorações.

Essa etapa foi feita somente com os autores da atividade lúdica, pois estamos com o intuito de apenas exemplificar o processo. Em seu trabalho, faça com os autores de todas as strings achadas tanto na causa quanto no efeito.

Questões da pesquisa

A próxima tarefa a ser feita é entender quais são as questões básicas da sua pesquisa, tenha em mente o que vai buscar.

Questões básicas da pesquisa
Questões básicas da pesquisa

No nosso exemplo, estamos buscando o papel da atividade lúdica na inteligência emocional. Agora é só juntar as questões das pesquisas com os seus respectivos autores, por exemplo, “qual o papel da atividade lúdica segundo Vygotsky?” ou “qual o papel da inteligência emocional segundo Daniel Goleman?”.

As respostas dessas perguntas serão importantíssimas para o desenvolvimento do seu trabalho, pois, quando chegar na parte mais teórica, já terá em mente as questões básicas e não precisará de mais pesquisas sobre.

Teóricos

Nos teóricos, como o nome sugere, buscaremos os principais pontos teóricos de cada autor, usaremos o Daniel Goleman como exemplo:

Teóricos
Teóricos

No exemplo acima temos algumas perguntinhas bases a serem pesquisadas no Google, a primeira delas é “quais são os principais conceitos da teoria de…”, substitua as reticências com o nome do autor.

Principais conceitos Daniel Goleman
Principais conceitos Daniel Goleman

Lembrando que estamos mostrando apenas o primeiro resultado das pesquisas por questões de exemplificação, porém, o ideal é buscar na maior quantidade de páginas possível.

Temos algumas outras perguntas como:

  • Qual o ponto de partida da teoria de (nome do autor);
  • Qual a linha de pensamento de (nome do autor);
  • O que defende (nome do autor);
  • O que diz a teoria de (nome do autor);

Faça todas essas perguntas como pesquisas no Google, utilizando todos os autores encontrados nos passos anteriores. Pode parecer maçante todo esse trabalho de pesquisa, porém, essa mineração de dados é importantíssima para o seu TCC.

Mais palavras-chave

Para encontrar mais palavras chave, usamos a consulta de livros online do Monografis, nosso orientador digital. Com ela, é possível pesquisar por todo e qualquer tipo de assunto, livro e autores dentro de um arsenal gigantesco de dados.

Consulta de livros online do Monografis
Consulta de livros online do Monografis

Repare na quantidade de opções que o Monografis disponibiliza, incrível não é mesmo? Isso é perfeito para achar uma maior quantidade de palavras chaves.

DOAJ

Um dos acervos que utilizamos é o DOAJ (Directory of Open Access Journals), que é uma fonte gigantesca de artigos e trabalhos de cunho científico.

Estrutura

Como estrutura básica temos o seguinte esquema:

Estrutura básica dos capítulos
Estrutura básica dos capítulos

Para cada capítulo, você pegará a sua base, que é composta por strings e teóricos, vamos a 2 exemplos.

No capítulo de atividade lúdica, temos a seguinte base estruturada:

Estrutura básica de atividade lúdica
Estrutura básica de atividade lúdica

Veja que separei as strings e os teóricos encontrados nos passos anteriores, com isso, temos uma base enorme de informações que podem ser utilizadas durante todo o desenvolvimento do TCC.

LEIA TAMBÉM:  Tema TCC - 4 Passos Engessados Para Você Escrever o Seu Tema

Já para os recursos educacionais online temos esta estrutura abaixo:

Estrutura básica de Recursos Educacionais
Estrutura básica de Recursos Educacionais

Veja que também temos uma base enorme de informações valiosas que foram coletadas com uma simples pesquisa da forma correta.

Base teórica prioritária

Temos que ter uma base teórica e para isso, é necessário seguir uma ordem de prioridade nos conteúdos que pesquisamos, a ordem é a mostrada a seguir:

Prioridade da base teórica
Prioridade da base teórica

A fonte mais confiável são os artigos científicos, mas como saber se um artigo é confiável para o meu TCC? Simples, basta pesquisa-lo no Google Acadêmico e ver quantas vezes ele foi citado.

Por exemplo, um jogo de tabuleiro utilizando tópicos contextualizados em física, ao pesquisarmos no Google Acadêmico, olha o resultado obtido:

Artigo sem nenhuma citação
Artigo sem nenhuma citação

Já um artigo renomado do Vygotsky sobre o processo de formação de conceitos obteve o seguinte resultado:

Artigo com muitas citações
Artigo com muitas citações

O artigo foi citado 340 vezes, olha só a diferença! Professor, isso significa que não posso citar o outro artigo? Não, você pode ser o primeiro a cita-lo sem problema nenhum, porém, o do Vygotsky tem uma relevância bem maior.

A segunda principal base teórica são os livros, leiam a maior quantidade de livros possível, leitura é conhecimento e, se possível, compre os livros. Sabemos que nem todos possuem dinheiro para tal, porém, existe uma frase do Derek Bok, um antigo reitor de Havard, que diz: “Se você acha que educação é cara, experimente a ignorância.”.

Derek Bok, reitor de Havard
Derek Bok, reitor de Havard

Portanto, busque sempre investir em sua educação, garanto que não se arrependerá.

E a terceira base teórica são os estudos qualificados com metodologia replicável, por exemplo, revisões sistemáticas, integrativas e narrativas.

Concluindo

Olha só como que com poucas pesquisas, conseguimos montar uma base de informações enorme. Incrível não é mesmo? Todo esse trabalho é extremamente valioso para o seu TCC e pode ter certeza que obterá bons resultados.

Existe um vídeo no nosso canal do YouTube que ensinamos como fazer fichamentos sem ler o livro todo, recomendo que assista ao vídeo, pois aprenderá uma técnica que pode ser fundamental para a otimização do seu tempo nessas pesquisas.

Quer conhecer o Monografis, nosso orientador digital? Clique no botão abaixo:

Clique e conheça o Monografis
Clique e conheça o Monografis

Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos! Caso tenha ficado com alguma dúvida, entre em nosso canal no YouTube e acesse os nossos vídeos.

Referências

MOURA, Cid Capobiango Soares De. Responsabilidade Civil Extracontratual Da Administração PÚblica Pelo Dano Ambiental Coletivo. [S. l.]: Clube de Autores, 14 jul. 2009. Disponível em: https://www.google.com.br/books/edition/Responsabilidade_Civil_Extracontratual_D/1cd7DwAAQBAJ?hl=pt-BR&gbpv=0. Acesso em: 8 abr. 2021.

Compartilhar:

Deixe seu comentário

Secured By miniOrange