Série Temas de TCC – #08 – Fazendo justificativa do TCC na hora!

Compartilhar:

No artigo de hoje, mostrarei como fiz para criar uma justificativa do zero utilizando o exemplo que foi mostrado e usado por nós nas últimas aulas. Preste atenção e verá como que é fácil para fazer uma justificativa independente do tema escolhido.

Justificativa TCC no papel

Abaixo vou disponibilizar todo o texto da justificativa que foi utilizado como exemplo, leia com atenção e depois debateremos sobre os detalhes de como foi feito:

Entender melhor como os tipos de partos influenciam no sono pode contribuir para o desenvolvimento do bebê. Como benefício principal melhorar o funcionamento do sistema imunológico, cardiovascular e metabólico da criança e impactar na saúde física e mental da mãe bem como de toda família.

Um recém-nascido quando dentro do ventre da mãe está em posição fetal e dessa forma é como ele dorme de forma segura. O ato do nascimento por parto normal é a barreira de mudança através de uma experiência emocional impactante “o nascer”. Levando em consideração o parto normal como fenômeno natural onde à mãe estabelece uma conexão materna e o filho pela primeira vez vê sua mãe reforça sua conexão.

Um estudo publicado na Revista Psicopedagogia mostrou a importância das emoções na aprendizagem. O impacto das emoções na sobrevivência e na adaptabilidade é irrefutável, mesmo nos aspectos positivos ou não aprofundando em várias dimensões, conscientes e inconscientes. (FONSECA, 2016).

Nesse momento a criança sabe que “nasceu”. Isso só pode acontecer através do impacto emocional. Segundo ato é pôr o bebê no colo da mãe, onde ele se sente seguro e confortável. Ao dormir pela primeira vez a criança sabe inconscientemente que já nasceu e que está seguro no colo da mãe. Isso o conforta e o faz dormir tranquilo, mesmo que não esteja em posição fetal.

LEIA TAMBÉM:  TCC em Blocos e Monografis, Quais são as Diferenças?

A criança que nasce através do parto cesariana não passa por esse processo, portanto, não sabe que nasceu. Ele foi acordado com “tapas” no bumbum, sem o conforto do colo da mãe, depois levado para ser pesado, lavado em um ambiente com outras crianças, barulhento e só depois encontrar o colo da mãe.

Em todo esse processo, alguns podem entender que nasceram, mas sua conexão segura ainda é a posição fetal. Isso explica o porquê usar uma manta para deixar o bebê em posição mais próxima fetal os deixam calmos. Sons que simulam o ventre da mãe também os acalma.

Com base no cenário acima, a hipótese a se estudar é que os tipos de partos influenciam na qualidade do sono. Levantando a questão: de que forma a análise dos tipos de partos influenciam na qualidade de sono do recém-nascido?

Devido à dificuldade em melhorar qualidade do sono do recém-nascido essa pesquisa justifica através da análise da influência dos tipos de partos na qualidade do sono em benefício a contribuição para o desenvolvimento do bebê.

Explicando a justificativa TCC

Primeiramente, peço para que não se atente ao conteúdo que está escrito, pois, utilizei de opiniões e pensamentos pessoais apenas para termos um conteúdo que posse ser explicado, o foco aqui é te explicar como fazer uma justificativa.

Consiste em um texto com princípio, meio e fim, no qual são apresentadas de forma clara e sucinta as razões de ordem teórica e/ou prática que justificam a problematização e a realização da pesquisa. (FURTADO; DUARTE, 2017).

Para montar essa justificativa, utilizei o Monografis, nossa ferramenta orientadora. Vou mostrar como o Monografis atua na estruturação da justificativa do TCC, lembrando que o mesmo pode ser utilizado para todas as etapas e não somente para a metodologia.

LEIA TAMBÉM:  Série Temas de TCC - #06 - Como deixar o título do TCC bem definido e delimitado?
Assistente de blocos Monografis
Assistente de blocos Monografis

O primeiro passo, é ir no assistente de blocos, onde o Monografis te explicará como fazer a justificativa passo a passo, com dicas e vídeos que serão de extrema importância.

Estrutura assistente de blocos Monografis
Estrutura assistente de blocos Monografis

No assistente de blocos teremos uma parte a esquerda que separa todas as etapas do seu capítulo em blocos que são, na verdade, seus parágrafos e uma parte a direita, que é a explicação, onde será mostrado o que deve ser feito.

Logo mais abaixo, teremos uma parte onde o Monografis disponibiliza algumas funcionalidades extras como espaço para salvar anotações e referências, além de uma prévia dos blocos e um sistema de avaliação automática, onde é dado para você uma prévia da sua nota.

Funcionalidades extras do Monografis
Funcionalidades extras do Monografis

Seguindo todo o passo a passo da explicação, você terá em suas mãos uma justificativa bem feita e bem estruturada, agora, basta concluir e exportar para o Word clicando no botão disponível na parte superior:

Exportar Word Monografis
Exportar Word Monografis

Concluindo

Viu como o Monografis facilita e muito a sua vida? Muito legal não é mesmo? Conheça o Monografis e ganhe muitas horas no desenvolvimento do seu TCC. Clique no botão abaixo e conheça a nossa ferramenta:

Clique e conheça o Monografis
Clique e conheça o Monografis

Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos! Caso tenha ficado com alguma dúvida, entre em nosso canal no YouTube e acesse os nossos vídeos.

Referências

FURTADO, MARIA SUELI VIANA; DUARTE, SIMONE VIANA. Trabalho de conclusão de curso (TCC) em ciências sociais aplicadas. [S. l.]: Saraiva Educação S.A., 6 out. 2017. Disponível em: https://www.google.com.br/books/edition/Trabalho_de_conclus%C3%A3o_de_curso_TCC_em_c/5jtnDwAAQBAJ?hl=pt-BR&gbpv=0. Acesso em: 22 mar. 2021.

Compartilhar:

Deixe seu comentário

Secured By miniOrange