Introdução de TCC – A Introdução é Feita no Começo ou no Final do TCC?

Compartilhar:

Por mais óbvio que pareça, a sequência dos blocos de um TCC merece nossa atenção. A posição dos itens tais como introdução, tema, objetivo, metodologia entre outros seguem naturalmente uma ordem lógica bem definida. Mas será assim mesmo?

Será que eu posso começar minha introdução no final do TCC?

Quando a sequência deve ser respeitada

Olhando de modo objetivo, não queremos de forma alguma desrespeitar as normas que regem a estrutura básica de um TCC. Espera-se que o pesquisador ao redigir seu trabalho siga à risca as determinações da norma referente a ordem dos capítulos.

TCC deve obedecer à sequência (obrigatoriamente0: Introdução, Desenvolvimento e Conclusão, dividindo-se os capítulos conforme a natureza do assunto. (ULHÔA, 2018)

Um aluno pode apresentar blocos específicos para seu orientador verificar e solicitar qualquer revisão. Mas se usar o Monografis, talvez fique confuso quando este indique que sua introdução seja feita no final. Isso pode ocorrer principalmente se sua faculdade exige que a introdução seja feia logo no início da pesquisa.

Embora pareça óbvio o que fazer, afinal espera-se que uma introdução apareça no início, existem situações que justifiquem algo diferente.

A introdução deve ser feita no começo ou final do TCC?

Em alguns casos, a faculdade pode exigir que você apresente o projeto do que vai ser feito em seu TCC. Isso significa que avaliarão o tema escolhido, ou seja, se este assunto é relevante ou pesquisável. A partir daí, poderão ou não aprovar o andamento de sua pesquisa.

LEIA TAMBÉM:  Sites Confiáveis para Pesquisa (NACIONAIS)

O que forma o rascunho de seu projeto são os elementos que formarão sua introdução tais como:

  • Tema,
  • delimitação do tema,
  • problema,
  • Objetivo geral,
  • específico,
  • metodologia, etc.

Levando em conta que esses pontos acima são a composição da introdução, por vezes, de posse desses elementos, você pode caminhar sem a introdução. Neste caso, muitas faculdades que exigem o projeto TCC vão esperar que essa introdução apareça no final.

Contudo, caso a faculdade não exija o projeto de seu TCC, você deverá levantar esses elementos na introdução. Assim, será necessário apresentar a introdução no início de sua pesquisa, já que, o tema, problema, objetivo entre outros deverão ser levantados.

Então, resumindo, se sua faculdade exige um projeto, o que é de esperar, a introdução será apresentada no final. Mas caso não exija o projeto, deverá apresentar a introdução no início de sua pesquisa.

Concluindo

Qualquer que seja o caso, poderá utilizar o Monografis para te auxiliar a levantar os elementos que comporão seu TCC. Ou seja, tema, objetivo geral e específico, problema, metodologia e todos os demais que farão parte de sua introdução.

Além disso, poderá contar com uma orientação especializada por meio do suporte técnico do Monografis no momento certo!

Referências

ULHÔA, R. Tcc Simplificado. [S.l.]: Clube dos Autores, 2018.

 

Fonte da Citação:

https://books.google.com.br/books?id=PhF6DwAAQBAJ&pg=PT21&dq=sequ%C3%AAncia+cap%C3%ADtulos+tcc&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwis2pr84djlAhXxH7kGHT1tB2gQ6AEIKTAA#v=onepage&q=sequ%C3%AAncia%20cap%C3%ADtulos%20tcc&f=false

Summary
Projeto de TCC- A Introdução é Feita no Começo ou no Final do TCC?
Article Name
Projeto de TCC- A Introdução é Feita no Começo ou no Final do TCC?
Description
Aprenda como e quando escrever a introdução do seu TCC, saiba também como esquematizar seu projeto a partir do Método Monografis!
Author
Publisher Name
Guia da Monografia
Publisher Logo
Compartilhar:

Deixe seu comentário