Projeto de TCC – Qual Importância de um Projeto de Pesquisa?

Compartilhar:

Para concluir a graduação, o aluno precisa realizar um trabalho de conclusão de curso, porém, antes de iniciar esse trabalho, é preciso elaborar um projeto do mesmo, nesse artigo falaremos sobre Importância do Projeto de TCC.

Você vai encontrar um grupo pequeno e seleto de pessoas que entendem isso. Quando falamos de projeto, o TCC em geral é como se fosse simular uma pesquisa cientifica de verdade.

A importância do projeto

Me responda essa pergunta… Você realizaria uma casa sem ter um projeto arquitetônico dessa casa? Pergunte a aqueles que negligenciaram essa etapa, provavelmente estão arrependidos. Isso realmente funciona assim.

Com o TCC ocorre da mesma forma, já que é preciso ter um projeto antes de iniciar sua escrita. Mas afinal o que é um TCC? Em resposta entende-se que é qualquer trabalho cientifico submetido à banca para a sua conclusão de curso.

Então pode ser um artigo, pode ser uma pesquisa que no caso será a sua monografia, pode ser também uma dissertação ou tese.

“Projeto mostra a importância (relevância) do porque de tal pesquisa. Apresenta os motivos que justificam a escolha do tema’ (GIORDANI, 2009)

O TCC pode ate mesmo ser uma palestra que você irá ministrar e o seu professor orientador autorizou que poderia ser dessa forma.

Então, você pode pegar um trabalho que a sua instituição de ensino acredita que vai contribuir para a sua formação e utilizar como o seu TCC. Pesquisa sobre auto-plagio, pois a partir do momento que seu trabalho virar TCC não poderá mais usá-lo para outras publicações como material novo.

A primeira etapa de um TCC

O TCC é dividido em etapas, sendo o projeto de pesquisa a primeira e o mais importante de todas. Assim, a primeira etapa é o que em algumas instituições recebe o nome de TCC 1.

LEIA TAMBÉM:  TCC em Blocos e Monografis, Quais são as Diferenças?

Imagine que você é um pesquisador, e desejar pegar algo para realizar uma pesquisa mais a fundo. Deixe-me dar um exemplo:

Você deseja descobrir a cura de uma doença, então você tem que pegar e falar que descobriu alguma coisa que vai solucionar essa doença.

Só que para isto, você precisa de dinheiro, é preciso verba para viajar e colher a planta que você precisa. Pense nisso por um momento.

Deste modo, você precisa de um projeto para explicar a sua ideia, objetivo que tem em mente, qual o problema que esta tentando resolver.

Você devera colocar tudo isso neste projeto, e claro, também deve haver o referencial teórico para dar segurança a sua pesquisa.

Colocar em quem você vai se embasar e dizer que “a pesquisa está sustentada nestes autores”. Mostrar que você não esta fazendo a pesquisa da sua cabeça. Essa é a pura verdade.

Com isto, você ira ate um centro de pesquisa e apresentar este projeto. Se o projeto for reconhecido com valor, eles irão investir dinheiro em você.

Mais um exemplo para entender

Então o TCC simula isto, mas em uma escala menor, é claro. Por exemplo, você vai fazer um projeto onde vai falar a sua justificativa, problemas, tema e o objetivo geral.

Também, você deve sempre colocar a metodologia que você utilizou para realizar a sua pesquisa.

Com tudo isto pronto, você vai submeter o seu projeto a banca e caberá a esta julga-la e aprova-la ou reprova-la.

Por que alguns projetos reprovam?

Alguns projetos reprovam, porque o orientador não conseguiu ver a problemática da pesquisa.

Alguns alunos só falam de um determinado assunto, e falar de um assunto não é uma pesquisa.

Depende, se você vai fazer uma revisão literária bibliografia. Neste caso, você vai ter que pegar e mostrar para todo mundo como um assunto esta atualmente.

LEIA TAMBÉM:  OBJETIVO GERAL: Os Pontos Específicos Que Faltavam Para Alcançar o Topo

Isso no final das contas acaba sendo uma pesquisa, e muito mais pesado por sinal. Agora, há alunos que dizem “Eu gostaria de falar disso”. E eu preciso dizer algo que eu aprendi no decorrer desses anos, pois se não encontrar a problemática, seu projeto pode fracassar. Acredite em mim.

Ele não encontrou um problema e nem muito menos definiu um objetivo para desenvolver o seu TCC. Então, pode falhar.

Concluindo

Então, basicamente, você tem que entender que para chegar à fase de fazer o TCC, primeiro você precisa de um projeto.

O projeto será o seu guia, que vai levar você a entender a sua pesquisa de ponta a ponta em um nível que você conclua o seu TCC.

Da para fazer o projeto de pesquisa do seu TCC no Monografis, com duas horas você consegue fazer tudo lá.

No Monografis, você também consegue escrever o seu referencial teórico, que leva mais algumas horas.

Basta seguir o passo a passo contido no nosso simulador. E depois de terminar estas duas etapas, o Monografis vai te sugerir o sumario.

Será nele que você vai escrever a estrutura dos capítulos do seu TCC, mas isto você também pode fazer com a ajuda do simulador.

Depois de realizado estes passos, você vai começar a escrever o seu TCC, sendo esta uma etapa seguinte.

Caso o seu TCC seja uma dissertação ou artigo, o processo é o mesmo, sempre haverá a necessidade de um projeto.

Referências

GIORDANI, R. J. Como Escrever Um Tcc. Rio de Janeiro: Clube de Autores, 2009.

 

Compartilhar:

Deixe seu comentário