Qual a Importância dos Objetivos Específicos no TCC, eles são Capítulos?

Compartilhar:

Montar a estrutura de um TCC exigirá que o estudante compreenda bem a importância de cada bloco que a compõe. Se pensarmos na introdução, desenvolvimento e conclusão, dá para se ter uma ideia do que se tem pela frente. Mas existem ainda outros itens que merecem a atenção, como exemplo, entender a importância dos objetivos específicos de um TCC.

Os Objetivos Específicos serão os Capítulos do TCC?

É lógico que o TCC só terá uma boa fundamentação se o objetivo específico estiver bem definido. Fica claro aqui que essa parte de seu trabalho é de suma importância.

“A pesquisa alcançará seu propósito se todas as suas propostas investigativas, por mais complexas e demoradas que sejam, forem cumpridas e o pesquisador puder dar uma resposta ao problema formulado. Se os objetivos forem bem formulados e condizentes com o problema a pesquisa terá êxito”. (OLIVEIRA, 2018, p. 23)

Não existe escrito em lugar nenhum que os objetivos específicos devem ser os capítulos do TCC. Mas pense bem, se esses elementos são os passos para alcançar o objetivo maior, como apresentar uma tecnologia, por exemplo. Esses passos seriam um roteiro para atingir esse objetivo. 

Se parar para pensar no exemplo acima, seu TCC só terá três capítulos de referencial teórico e dois de pesquisa. Por isso, se um objetivo específico for muito extenso, poderá subdividi-lo e criar sub capítulos dentro do mesmo capítulo.

A importância dos objetivos específicos no TCC

Vale lembrar, como já dito, que um TCC é dividido, conforme a norma especifica, em introdução, desenvolvimento e conclusão. Porém o desenvolvimento é dividido em três partes, a saber, o referencial teórico, metodologia e pesquisa.

Então, quando se tem, por exemplo, cinco objetivos específicos, três desses, serão usados para tratar do referencial teórico. Enquanto os demais serão utilizados para tratar da pesquisa. Sendo assim, serão apenas três capítulos para o referencial teórico e dois para pesquisa.

É nesse momento que vemos a importância dos objetivos específicos, pois é nele que você fará referência aos demais capítulos. Inclusive, em casos onde um capítulo pode ser muito extenso, pode-se definir subcapítulos dentro dos objetivos específicos. Mesmo que seu orientador tenha uma ideia geral de como será a estrutura de capítulos de seu TCC. Ainda assim, os blocos que compões seu trabalho estarão bem definidos.

Concluindo

Não seria um erro se basear nos objetivos específicos para criar os capítulos do seu TCC. Mas é de fundamental importância ter um conhecimento amplo do que vai fazer na sua pesquisa. Assim conseguirá desenvolver uma excelente estrutura, especificando um bom roteiro do TCC em seus objetivos específicos.

Referências

OLIVEIRA, A. M. D. Manual de TCC aplicado ao curso de direito. 1ª. ed. Rio de Janeiro: Gramma, 2018. 128 p.

Compartilhar:

Deixe seu comentário