Como fazer o passo a passo do Histograma de Frequências!
No artigo de hoje, veremos como fazer um histograma de frequências para o TCC. Assunto muito bom para se aprender e utilizar no seu TCC para deixa-lo o mais completo possível.
Lembrando que esse artigo pertence a uma série de outros artigos, caso não tenha visto os anteriores, recomendo que veja para não ficar perdido.
Como fazer o Histograma de Frequências
A primeira coisa a se fazer é colocar a variável aluno no campo de valores, pois tudo está girando em torno dela.

Após isso, você irá pegar o dado que deseja analisar a sua frequência e coloca-lo no campo de linhas.

Então, mude a variável alunos para contagem e percentual (foi ensinado nas últimas aulas).
Sendo assim, você terá uma tabela parecida com essa:

Lembrando sempre que você pode personaliza-la como quiser, mudando os rótulos, cores, etc.
Um histograma é uma ferramenta de análise e representação de dados quantitativos, agrupados em classes de freqüência que permite distinguir a forma, o ponto central e a variação da distribuição, além de outros dados como amplitude e simetria na distribuição dos dados. (INFOESCOLA, 2020)
Com a tabela pronta, agora, criaremos o seu histograma. Para isso, selecione a tabela, vá na guia inserir, gráficos e escolha um gráfico de colunas.

Deverá aparecer um gráfico semelhante a esse:

Com o gráfico em sua tela, adicione os rótulos nele clicando com o botão direito em cima de uma das colunas e indo na opção adicionar rótulos de dados.

Uma curiosidade do histograma é que ele não possui espaçamento entre as colunas, para retirar o espaçamento basta clicar com o botão direito em cima de uma das colunas e escolher a opção formatar série de dados.

Após escolher, aparecerá uma barra no canto da sua tela, vá na opção de espaçamento e coloque o valor zero.

E o seu histograma está basicamente pronto:

Agora é só fazer a análise com todos os dados que desejar, trocando as variáveis no campo linha. Recomendamos sempre testar todos os tipos de dados possíveis para ter os resultados mais diversos em seu TCC.
Concluindo
Viu como é fácil fazer um Histograma de Frequência? Ficou com alguma dúvida? Caso tenha ficado, entre em nosso canal no YouTube que lá terá vários vídeos explicativos para te ajudar.