Surgiu uma dúvida nas hipóteses TCC? Use para escrever o capítulo!

Compartilhar:

Como funciona o levantamento de hipóteses para ter ideia de conteúdo para capítulo do TCC? Para muitos a hipótese nem faz falta. Mas a verdade é que ela serve para tudo. Existe a hipótese do TCC, a hipótese do Problema e as várias hipóteses ao longo do caminho. Sempre que o pesquisador vai em busca do que tem de mais atualizado, então ele não sabe exatamente em que pé está aquela informação, por isso tem que criar hipóteses e ir estudando. Veremos aqui neste artigo o passo a passo para levantar hipóteses de forma fácil e prática, veja abaixo como o professor Douglas Tybel levantou hipóteses para um assunto que ele nem mesmo domínio tinha.

Levantando Hipóteses

Como exemplo para hoje, usaremos o tema “Transplante de Medula Óssea” para levantar hipóteses. Repare que é um tema que o professor Douglas nem tem domínio sobre, porém, mesmo assim ele consegue levantar as hipóteses com facilidade.

As fontes das hipóteses podem ser: teoria, observação exploratória, criatividade e resultados de outras pesquisas. (FURTADO; DUARTE, 2017).

A primeira pergunta que deve ser feita ao levantar as hipóteses é: “Como está o transplante nos dias de hoje?”. A revisão de literatura é um apanhado geral do tema nos dias atuais, com isso, também é de extrema importância que você mescle autores atuais e autores mais antigos.

Então a partir disso, você vai traçar o que tem de novo no tratamento a partir de perguntas:

Tem novos procedimentos? Novos equipamentos? Novas tecnologias? A partir disso, você deverá levantar afirmativas sobre as perguntas levantadas.

Hipóteses de capítulo

Uma hipótese em sim normalmente é uma afirmativa que carece de pesquisa, então, vamos começar fazendo tais afirmativas e depois vamos em busca de literatura para comprovar.

Um exemplo de afirmativa é: “Nano órgãos (tecnologia) são prejudiciais as pessoas durante o tratamento de transplante de medula óssea.”.

Viu como usamos uma tecnologia levantada acima nas perguntas para conseguir fazer uma afirmativa?

Sempre tenha em mente que uma coisa é ligada na outra e todos os passos são importantes para que tudo saia com perfeita harmonia.

Vamos levantar mais uma afirmativa: “Nano órgãos são caros.”. Assim temos a nossa segunda afirmativa sobre transplantes.

Agora iremos levantar uma terceira afirmativa: “Nano órgãos salvam vidas.”. Fechamos com essa terceira afirmativa. Lembre-se de não se apegar no fato das afirmativas serem ou não verdadeiras, aqui estamos dando apenas um exemplo, porém, em seu trabalho, você deverá sustenta-las com afirmações de autores renomados.

Sustentando as afirmativas

Depois de levantar todas essas afirmativas, o seu trabalho é sustenta-las, com citações dos autores que pensam o que diz a afirmativa.

Portanto, caso o autor Tybel (2020) e a autora Christ (2020), concordem que nano órgãos são prejudiciais, basta apenas anotar isto para não esquecer depois, pois servirá para a sustentação das suas afirmativas.

LEIA TAMBÉM:  Erros ao buscar orientação para o TCC que torna você um aluno mendigo!

Agora, precisamos de um contraponto a Tybel e Christ, portanto, busque fontes que são contra a afirmativa de que nano órgãos são prejudiciais, por exemplo, Ministério da Saúde e Oliveira (1999).

Lembrando que como no caso acima, temos autores atuais a favor de que os nano órgão são prejudiciais e temos autores mais antigos contra esta afirmativa. Neste caso, provavelmente o seu orientador dará preferência aos mais atuais.

E tudo isso, deverá ser feito também com as demais afirmativas levantadas por você, tudo precisa de uma sustentação científica.

Começando a escrever o parágrafo de TCC

Para começar com o seu parágrafo, utilize as afirmativas que foram levantadas, como no exemplo abaixo:

“Nano órgãos são prejudiciais, são caros, mas salvam vidas.”. Aqui temos a primeira frase do nosso parágrafo. Porém, antes de qualquer coisa, vamos introduzir um pouco do que são os nano órgãos antes de dizer que eles são prejudiciais. Ficando assim: “Nos transplantes de medula óssea, muitas pessoas estão aderindo aos nano órgãos, nova tecnologia medicinal disponível nos hospitais. Nano órgãos podem ser prejudiciais à saúde do ser humano, são caros, mas salvam vidas.”.

Viu como já ficou bem mais completo o nosso parágrafo? E assim você vai fazendo com as demais afirmações do seu trabalho.

Deixando o parágrafo mais específico

Porém devemos nos atentar que há uma fragilidade neste texto, quando dizemos “muitas pessoas” temos que sustentar de onde veio esse dado e para isso, recomendamos que seja mais específico ao dar uma afirmação, mudando assim:

“Nos transplantes de medula óssea, houve um grande crescimento nos últimos 3 anos na utilização de nano órgãos, nova tecnologia medicinal disponível nos hospitais. Nano órgãos podem ser prejudiciais à saúde do ser humano, são caros, mas salvam vidas.”.

Viu como ficou mais específico? Isso é muito bom para evitar dados que não batem, tente ser sempre o mais específico possível.

Uma outra fragilidade deste parágrafo é a parte em que falamos que nano órgãos são prejudiciais, assim como no exemplo acima, temos que ser mais específicos para evitar maiores problemas, veja como seria o ideal:

“Nos transplantes de medula óssea, houve um grande crescimento nos últimos 3 anos na utilização de nano órgãos, nova tecnologia medicinal disponível nos hospitais. Devido o aumento do número de mortes na utilização de nano órgãos, existe quem proteja a tese de que nano órgãos são prejudiciais, são caros, mas salvam vidas.”.

Repare na parte em negrito, viu como especificamos ainda mais a informação? Isso blinda o seu texto de muitos erros que poderiam acontecer caso não houvesse essas correções na especificação. E para concluir esta etapa de especificação, vamos alterar a última parte do parágrafo onde dizemos que nano órgãos são caros, mas salvam vidas, deixando-a assim:

LEIA TAMBÉM:  DOWNLOAD: Norma ABNT NBR-6023 Para Referências

“Nos transplantes de medula óssea, houve um grande crescimento nos últimos 3 anos na utilização de nano órgãos, nova tecnologia medicinal disponível nos hospitais. Devido o aumento do número de mortes na utilização de nano órgãos, existe quem proteja a tese de que nano órgãos são prejudiciais. A produção desta tecnologia não é barato, devido ao processo de importação dos materiais, chegando ao cliente com valores exorbitantes. Novamente, nano órgãos viram notícia ao salvar vida de criança“.

Agora sim nosso parágrafo está completamente especificado, lembre-se sempre que isto é apenas um exemplo e que obviamente quando você for fazer o seu parágrafo, terá a disposição muito mais informações sobre o tema, tornando ainda mais fácil todo esse processo de especificação.

TSAC na prática

Agora vamos juntar o útil ao agradável, se você reparar bem, o parágrafo que escrevemos acima ainda não está na melhor forma que gostaríamos, por isso, iremos utilizar o TSAC para melhora-lo. Mas como funciona o TSAC? TSAC é basicamente uma técnica desenvolvida pelo Guia da Monografia

TSAC
TSAC

Ela consiste basicamente em 4 pilares: Tópico Frasal, Sustentação, Argumentação e Conclusão. Pilares fundamentais na estruturação de um parágrafo perfeito, veja na imagem acima a função de cada um deles.

Não vou adentrar muito no assunto, pois já temos artigos que falam especificamente sobre este assunto, caso queira saber mais do funcionamento da técnica, clique no botão abaixo:

TÉCNICA TSAC

TCC em Blocos

O TCC em Blocos também é uma técnica criada pelo Guia da Monografia, consiste em dividir todo o seu capítulo em blocos de parágrafos, facilitando a estruturação e escrita do mesmo.

 

TCC em blocos
TCC em blocos

O TCC em blocos se resume em uma nova sigla TSAASC que basicamente é: Assunto (Tópico Frasal), Citação direta ou indireta (Sustentação), Argumentos 1 e 2 (Argumentação), outra citação direta ou indireta (Sustentação) e Fechamento do assunto e argumentos (Conclusão).

Repare que o TCC em blocos nada mais é que um TSAC na prática, mostrando o que seria cada parte das duas técnicas. Caso queira saber mais sobre como funciona o TCC em blocos e como adquirir o nosso livro que fala especificamente sobre a técnica, clique no botão abaixo:

TÉCNICA TSAC

 

Concluindo

Agora você sabe que com apenas uma leitura básica é possível de se levantar hipóteses sobre qualquer tema. Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos! Caso tenha ficado com alguma dúvida, entre em nosso canal no YouTube e acesse os nossos vídeos.

Referências

FURTADO, Maria Sueli Viana; DUARTE, Simone Viana. Trabalho de conclusão de curso (TCC) em ciências sociais aplicadas. 1. ed. [S. l.]: Saraiva Educação S.A., 6 out. 2017. Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=5jtnDwAAQBAJ. Acesso em: 18 set. 2020.

Compartilhar:

Deixe seu comentário