Gráfico de Regressão Linear Dispersão – Estudo de correlação no Resultado do TCC

Compartilhar:

Hoje veremos como se faz um Gráfico de Regressão Linear analisando varáveis de uma tabela. Contudo, esse artigo é mais um da nossa série de resultados de TCC, caso queira acompanhar a série clique no link aqui disponibilizado.

Como funciona a Regressão Linear

Conforme dito, foi feita uma pequena tabela com 3 variáveis, alunos, tempo e nível. Todavia, para ser feito o gráfico, essas variáveis devem ser analisadas a partir de uma pergunta: Será que o tempo de treinamento influencia no nível de faixa do lutador (alunos)?

“Podemos considerar a Estatística como a ciência que se preocupa com a organização, descrição, análise e interpretação de dados experimentais, visando a tomada de decisões. (NETO, 2002) ”

Então vai ser feita uma análise bivariada (pois utilizaremos 2 variáveis) comparando o grau de força entre a variável tempo e a variável nível.

Tabela
Tabela Regressão Linear

Ao pegar essas duas variáveis, você (utilizando o Excel) fará um gráfico correlacionando-as, utilizando a variável tempo no eixo X e a variável nível no eixo Y.

Gráfico Regressão Linear
Gráfico Regressão Linear

Após fazer o gráfico, você irá clicar com o botão direito nas “bolinhas” do gráfico e selecionará a opção “Adicionar Linha de Tendência”. Após fazer isso, verá que foi adicionada uma linha no gráfico.

Gráfico Regressão Linear
Gráfico Regressão Linear Com Linha de Tendência

Depois de adicionar a linha de tendência, você deverá marcar as caixinhas “Exibir Equação no Gráfico” e “Exibir valor de R-quadrado no gráfico”.

Caixinhas marcadas
Caixinhas marcadas

Logo após, aparecerão as equações estatísticas no seu gráfico.

Gráfico Regressão Linear com Fórmulas Estatísticas
Gráfico Regressão Linear com Fórmulas Estatísticas

Esse coeficiente R-quadrado foi desenvolvido pelo profissional de estatística Karl Pearson com a intenção de medir a força entre duas variáveis.

Como analisar o nível de força entre as duas variáveis

O R da equação R-quadrado é um percentual. Desse modo, quanto mais perto de 1, maior a força entre as duas variáveis e quanto mais perto de 0, menor a força entre as duas variáveis.

LEIA TAMBÉM:  Como ENCONTRAR conteúdo para TCC
Tabela Relação
Tabela de Relação de Forças entre Variáveis

Sendo assim, no gráfico utilizado em nosso exemplo, o R está bem próximo de 1, significando que o tempo de treinamento (primeira variável) tem bastante relação com o nível da faixa do atleta (segunda variável).

Não se preocupe em fazer o cálculo pois, o próprio Excel já faz para você.

Concluindo

Portanto, após fazer o gráfico e obter o resultado do percentual de R, você deverá fazer uma análise utilizando o nível de força para dizer se uma variável influencia na outra. Simples, não é mesmo?

Referencias

NETO, Pedro Luiz de Oliveira Costa. Estatística. 1. ed. São Paulo – SP: Editora Blucher, 2002.

Compartilhar:

Deixe seu comentário