Gráfico de Regressão Linear Dispersão – Estudo de correlação no Resultado do TCC
Hoje veremos como se faz um Gráfico de Regressão Linear analisando varáveis de uma tabela. Contudo, esse artigo é mais um da nossa série de resultados de TCC, caso queira acompanhar a série clique no link aqui disponibilizado.
Como funciona a Regressão Linear
Conforme dito, foi feita uma pequena tabela com 3 variáveis, alunos, tempo e nível. Todavia, para ser feito o gráfico, essas variáveis devem ser analisadas a partir de uma pergunta: Será que o tempo de treinamento influencia no nível de faixa do lutador (alunos)?
“Podemos considerar a Estatística como a ciência que se preocupa com a organização, descrição, análise e interpretação de dados experimentais, visando a tomada de decisões. (NETO, 2002) ”
Então vai ser feita uma análise bivariada (pois utilizaremos 2 variáveis) comparando o grau de força entre a variável tempo e a variável nível.
Ao pegar essas duas variáveis, você (utilizando o Excel) fará um gráfico correlacionando-as, utilizando a variável tempo no eixo X e a variável nível no eixo Y.
Após fazer o gráfico, você irá clicar com o botão direito nas “bolinhas” do gráfico e selecionará a opção “Adicionar Linha de Tendência”. Após fazer isso, verá que foi adicionada uma linha no gráfico.
Depois de adicionar a linha de tendência, você deverá marcar as caixinhas “Exibir Equação no Gráfico” e “Exibir valor de R-quadrado no gráfico”.
Logo após, aparecerão as equações estatísticas no seu gráfico.
Esse coeficiente R-quadrado foi desenvolvido pelo profissional de estatística Karl Pearson com a intenção de medir a força entre duas variáveis.
Como analisar o nível de força entre as duas variáveis
O R da equação R-quadrado é um percentual. Desse modo, quanto mais perto de 1, maior a força entre as duas variáveis e quanto mais perto de 0, menor a força entre as duas variáveis.
Sendo assim, no gráfico utilizado em nosso exemplo, o R está bem próximo de 1, significando que o tempo de treinamento (primeira variável) tem bastante relação com o nível da faixa do atleta (segunda variável).
Não se preocupe em fazer o cálculo pois, o próprio Excel já faz para você.
Concluindo
Portanto, após fazer o gráfico e obter o resultado do percentual de R, você deverá fazer uma análise utilizando o nível de força para dizer se uma variável influencia na outra. Simples, não é mesmo?
Referencias
NETO, Pedro Luiz de Oliveira Costa. Estatística. 1. ed. São Paulo – SP: Editora Blucher, 2002.