O Gap de pesquisa está em todo TCC nota 10 e os alunos não notam

Compartilhar:

O artigo de hoje é para você que possui dúvidas sobre GAP de pesquisa. Para isso, a Dra. Janaína Guidolini nos mostrará algumas informações sobre o que é esse GAP, e como utilizar no seu TCC.

Identificando os GAPS de pesquisa

O GAP de pesquisa é uma lacuna de conhecimento, muito importante para a pesquisa do TCC. Basicamente, ele é o que ainda não foi feito no tema de estudo.

Vela que o GAP sempre único dentro de qualquer modalidade – TCC, graduação, mestrado – de curso. Contudo, é importante ao aluno entender isso. Pois, será justamente essa lacuna que o ajudará a avançar na fronteira do conhecimento.

“Não há outra forma de identificar lacunas sem a leitura intensa de pesquisas científicas sobre os temas de interesse.” (LICEL, 2017).

O GAP muitas vezes, é possível encontrar como sugestões de pesquisas futuras em trabalhos já publicados. Pois, quando os autores trabalharam aquele tema, fizeram a identificação e catalogação dessas lacunas.

Se for o caso, ao aluno desenvolver a sua pesquisa, ele consegue com facilidade identificar pontos que precisam ser melhores estudados. Dessa forma, podendo estar presente dentro do seu trabalho como uma sugestão de pesquisa futura. No entanto, isso ajudaria os cientistas da área a avançar no conhecimento.

Em artigos do tipo revisão, onde autores buscam em diferentes matérias científicos sobre o assunto ao qual estão escrevendo é fácil identificar GAPS, lacunas que precisam ser preenchidas.

Com esse tipo de pesquisa, por ser focada na parte conceitual, na parte teórica, eles conseguem identificar com facilidade o que precisa ser desenvolvido a partir dali.

LEIA TAMBÉM:  Os 3 Elementos ESSENCIAIS para um Bom TCC

O que sãos os GAP de pesquisa?

Os GAPS são fanáticos, existem em todas as áreas. Pois, nenhuma chegou ao ponto de explorar 100% a temática, já que, a ciência é ilimitada, o conhecimento não tem limite.

O conhecimento avança dentro dessas lacunas, quando um pesquisador percebe e propõe uma lacuna na área na qual estuda para desenvolver seu próximo trabalho, como um GAP percebido no projeto e que pode virar o TCC.

Logo, o GAP é isso, o que ainda não foi feito em um tema, e podem ser encontrados com facilidade em artigos científicos, principalmente, quando outros autores instigam a outros os colocando como pesquisas futuras de trabalho, e que por vezes, são necessários para validação de pesquisas anteriores.

Logo, sempre que ouvir sobre GAP ou lacuna de conhecimento, entenda que é tudo que ainda precisa ser feito para avançar a fronteira do conhecimento, para aumentar e somar o que já foi feito dentro dessa área.

Gap de pesquisa e estado da arte

Por vez, tudo que já foi feito em um tema é o estado da arte, e ele também ajuda a pesquisadores a descobrirem GAPs de pesquisa. Por isso, é importante conhecer ambos os termos.

  • GAP de pesquisa: O que ainda precisa ser aprimorado.
  • Estado da arte: Tudo que já tem sobre determinado assunto.

Mesmo tendo conceitos opostos esses dois elementos são importantes para aumentar a nota do TCC.

Conclusão

Agora que é possível identificar ambos os termos e suas diferenças, fica mais fácil ao aluno ou pesquisador, ao desenvolver sua pesquisa, compreender essas lacunas e as usarem ao seu favor.

Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos! Caso tenha ficado com alguma dúvida, entre em nosso canal no YouTube e acesse os nossos vídeos.

LEIA TAMBÉM:  Como a banca avalia o seu TCC na visão do Examinador

Referências

Liceu, On-line, São Paulo, v. 7, n. 2, p.1-5, jul./dez. 2017

Compartilhar:

Deixe seu comentário

Secured By miniOrange