REVELANDO O SEGREDO: Fonte inesgotável de ideias para TCC

Compartilhar:

Hoje falaremos sobre o segredo de como ter uma fonte inesgotável de ideias pro seu TCC. Depois de hoje, você nunca mais vai olhar pros seus livros da mesma forma. Vamos lá?

Por onde começar o TCC

A primeira coisa que deve ser feita, é estruturar uma pergunta problema em cima do assunto principal do livro, ou seja, se você tem inúmeros livros, automaticamente você terá inúmeras fontes de ideias.

“Onde há um ser humano, há a possibilidade de pensar diferente e obter resultados fora do padrão. E isso vale para todas as situações, profissões e negócios.” (DA SILVA, 2003).

Por exemplo, tenho aqui um livro chamado: “Sprint: O método usado no Google para testar e aplicar novas ideias em apenas cinco dias”, então você pode pegar o tema principal do livro e gerar uma pergunta, por exemplo, “De que forma o método Sprint auxilia na produção de novos produtos numa empresa de prestação de serviços?”.

Lembrando sempre que você pode fazer várias perguntas em cima do tema do livro, e não apenas uma.

Em outro exemplo, temos o livro “12 Regras para a vida” do Jordan Peterson, a pergunta problema poderia ser: “De que forma, as 12 regras para a vida podem ajudar em melhorias na comunidade acadêmica?”.

Portanto, seguindo esse princípio, você terá uma fonte enorme de ideias. Além disso, cada curso tem seus mais diferentes tipos de métodos, que também podem ser utilizados para a criação de perguntas.

Por exemplo, no livro “48 leis do poder”, do Robert Greene, pode-se utilizar a seguinte pergunta: “De que forma os métodos utilizados no livro 48 Leis do poder, são aplicadas na gestão de empresas?”. E assim por diante.

LEIA TAMBÉM:  COMO ENCONTRAR O TEMA DO SEU TCC (SEM ESFORÇO)

Como funciona a estrutura do problema do TCC

Como funciona a estrutura de criação do problema? Veja abaixo os passos principais para criar um problema pro seu TCC.

  • Articulador qualificador – A primeira coisa a ser feita é a escolha de um articulador qualificador, por exemplo, pode-se utilizar o articulador “de que forma…”.
  • Articulador solução – A segunda coisa a ser feita é a escolha de um articulador solução, por exemplo, pode-se utilizar “a análise”, complementando o primeiro passo.
  • Proposta/Tese – A terceira coisa a ser feita é a escolha da sua proposta/tese, pode-se utilizar como exemplo, “do marketing pessoal no processo de seleção…”.
  • Articulador ligação – A quarta coisa a ser feita é a escolha de um articulador de ligação, por exemplo, “auxilia”.
  • Problema – E a última, mas não menos importante coisa que dever ser feita, é a escolha do seu problema, por exemplo, “a contratar funcionários com currículos equivalentes”.
Estrutura Problema
Estrutura básica de um problema

Percebeu que esses 5 pontos são como peças de um quebra-cabeça? Se juntarmos tudo, como ficaria? Juntando todas as “peças” teríamos o seguinte problema: “De que forma, a análise do marketing pessoal no processo de seleção auxilia a contratar funcionários com currículos equivalentes? Simples, não é mesmo?

Concluindo

Portanto, utilizando essas dicas dadas aqui, você terá uma fonte quase que inesgotável de ideias para o seu TCC. Lembrando que essa técnica não serve apenas pro TCC, mas também pode ser utilizada em vários outros momentos da sua vida.

Referencias

DA SILVA, Antonio Carlos Teixeira. Inovação:: Como criar ideias que geram resultados. 1. ed. São Paulo – SP: Qualitymark, 2003.

Summary
Compartilhar:

Deixe seu comentário