Por que figuras e tabelas devem ser autoexplicativas?

Compartilhar:

Posso perder nota caso as figuras e tabelas do meu trabalho não sejam autoexplicativas? Por que as imagens precisam falar por si só? O que acontece se isso não ocorrer? Tire suas dúvidas sobre figuras e tabelas no decorrer desse artigo.

Por que figuras e tabelas tem que ser autoexplicativas?

O motivo disso é que o leitor olhará primeiro a figura ou a tabela e depois ele irá em direção ao texto, muitas vezes, nem isso ele faz, portanto, as suas figuras e suas tabelas tem que serem o mais autoexplicativas possíveis.

Tabelas devem ser citadas no texto, inseridas o mais próximo possível do trecho a que se referem e padronizadas, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). (FERRARI, 2015).

Convenhamos que existem pessoas que mal leem o título do trabalho e já pula para a primeira figura que acha, por isso, essa figura tem que falar por si própria, contendo o maior número de dados informativos possível. Isso serve para fazer o leitor se interessar e prosseguir diretamente para o texto.

Concluindo

Agora você entende a importância de uma figura ou tabela ser autoexplicativa em seu TCC. Gostou do artigo? Caso tenha ficado com alguma dúvida, entre em nosso canal no YouTube e acesse os nossos vídeos.

Referencias

FERRARI, Mario André Maxilian Couto. Manual de Elaboração e Normalização de TCC. 1. ed. São Paulo – SP: Biblioteca 24 horas, 3 fev. 2015. Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=vlBVCgAAQBAJ. Acesso em: 26 jun. 2020.

Compartilhar:

Deixe seu comentário