Fichamento TCC sem ler o livro todo!

Compartilhar:

Um aluno chegou para mim e perguntou como que ele podia fazer um fichamento sem precisar ler o livro inteiro. Portanto, hoje vou mostrar alguns pontos que listei para que seja possível realizar esta técnica de fichamento sem precisar ler o livro inteiro.

Fichamento TCC

Normalmente para fazermos um fichamento, é necessário ler o livro inteiro, porém, muitos alunos escolhem mais de um livro para fichamentos e isso acaba complicando um pouco as coisas pelo curto tempo que se tem.

Você pode, inclusive, criar um arquivo e fazer o que chamamos de fichamento, identificando, em cada texto lido, os pontos principais. (NOVA et al., 2019).

Por isso, vou citar alguns pontos que vão te possibilitar economizar um tempo na hora de fazer o seu fichamento.

Ler o tópico e entender sobre o que você vai falar

É basicamente você pegar o tópico e analisar se ele tem a ver com o seu problema, caso não tenha, pule-o.

Por exemplo, quero falar sobre qualidade da água de piscinas, sendo assim, peguei um livro sobre tratamento da água. Nesse livro, existe um capítulo que fala sobre pH da água para aquários, é sobre o que estou estudando? Não! Por isso, o certo é pular este capítulo, pois estou pesquisando sobre piscinas e não aquários.

Essa é a linha de raciocínio, você precisa saber sobre o que vai falar para poder conseguir separar os tópicos.

Ler os argumentos para saber o que o autor pensa sobre isso

Aqui você vai ler os argumentos escritos pelo autor para entender melhor sobre o que ele pensa do assunto. Isso pode te dar um norte e te guiar, facilitando um pouco o seu entendimento sobre o assunto e consequentemente te poupando tempo.

LEIA TAMBÉM:  Seu TCC e da NASA?

Fazer uma análise da tese e argumentos principais

Esse ponto é interessante para se fazer com mais de um autor. Imagine uma balança, nessa balança você irá colocar os principais pontos de um autor e comparar com os principais pontos de outro autor.

Por exemplo, um autor disse que para a água ser considerada neutra, o pH dela precisaria ser de exatamente 6,9. Já o outro autor, disse que para isso acontecer, o pH da água precisaria ser de 7,0. Assim você tem contrapontos para deixar o seu fichamento mais rico em conteúdo.

Verificar os métodos que foram usados

Os métodos são confiáveis? O que foi utilizado por esses livros? Analise com cautela os métodos de pesquisa utilizados, isso trará para você uma maior confiabilidade na hora de fazer um fichamento.

Busque sempre os autores mais confiáveis para basear a sua pesquisa.

Anotar os autores citados e buscar sobre eles

Aqui você vai basicamente anotar todos os autores citados e fazer uma pesquisa sobre eles, buscando relevância, histórico, confiabilidade, etc. Quanto mais relevante for o autor, mais confiável ele é. O que não significa que os autores menos relevantes não são confiáveis.

Esse ponto também é importante pelo fato de que você saberá de quais fontes o autor do livro principal está tirando as informações.

Ler a conclusão para ver se mudou algo

É importante dar uma lida na conclusão para saber se o que foi concluído no final do livro, condiz com o tema do seu assunto. Já que a conclusão é um apanhado geral de tudo que foi decorrido no livro, lendo-a você pode ter uma ideia geral do assunto.

LEIA TAMBÉM:  Como fazer um TCC com Orientador de TCC VIRTUAL

Fazer o resumo

Faça resumos de trechos do livro, gostou de algum capítulo? Faça um resumo dele. Isso vai te ajudar a fixar o tema e, pode também, ajudar um pouco mais para frente em seu TCC.

Outra forma de fazer esse resumo é anotando palavras-chave sobre o tema, com isso, além de fixar, você tem uma espécie de banco de palavras que podem ser muito úteis futuramente.

Fazer uma conclusão do resumo

Basicamente neste passo você vai usar o seguinte modelo de conclusão:

“O autor queria isso, se baseou nos argumentos tais, tendo como base pensamentos dos autores tais.”

Substitua as partes em negrito com as informações capitadas por você e assim, você terá uma conclusão do seu resumo.

Concluindo

Agora você sabe como é possível economizar um precioso tempo na hora de fazer o seu fichamento sem precisar ler o livro inteiro. Além de te economizar tempo, esse método é incrivelmente efetivo e com certeza vai te ajudar de diversas maneiras durante o desenvolvimento do seu TCC.

Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos! Caso tenha ficado coma alguma dúvida, entre em nosso canal no YouTube e acesse os nossos vídeos.

Referências

NOVA, Silvia Pereira de Castro Casa; LEAL, Edvalda Araújo; MIRANDA, Gilberto José; NOGUEIRA, Daniel Ramos. Trabalho de conclusão de curso (TCC): uma abordagem leve, divertida e prática. Pinheiros – SP: Saraiva Educação S.A., 21 nov. 2019. Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=80a_DwAAQBAJ. Acesso em: 20 nov. 2020.

Compartilhar:

Deixe seu comentário