Estudo descritivo possuí conclusão?

Compartilhar:

Estudo descritivo tem conclusão? No artigo de hoje falaremos sobre essa dúvida que é bastante recorrente entre os nossos alunos. Os professores falaram algo que realmente não era esperado. Essas diferenças entre as metodologias muda tudo!

Estudo descritivo tem conclusão?

A resposta é sim, a pesquisa descritiva também tem conclusão, nesse caso, a conclusão seria o que a descrição diferencia e caracteriza do que está sendo descrito.

Estudos descritivos: o seu objetivo principal é descrever as características de um fenômeno ou população estabelecendo relações entre as variáveis. (THUMS, 2003)

Coloque na cabeça que todo e qualquer estudo é dividido em 3 fases principais:

  • Introdução;
  • Desenvolvimento;
  • Conclusão;

Então, poesias, narrativas, crônicas e para qualquer outro gênero textual, existe essa “receitinha de bolo”. Início, meio e fim.

A conclusão é a oportunidade de o aluno fazer algumas avaliações da visão dele do trabalho, pontos que precisam ou não serem melhorados.

As pessoas pensam que por ser uma pesquisa descritiva, onde elas vão descrever algo, não é preciso concluir nada, porém, é sim muito necessário a conclusão em suas pesquisas descritivas.

Concluindo

Hoje você viu que sim, pesquisas descritivas precisam de uma conclusão assim como qualquer outro trabalho bibliográfico ou gênero textual. Gostou do artigo? Caso tenha ficado com alguma dúvida, entre em nosso canal no YouTube e acesse os nossos vídeos.

Referências

THUMS, Jorge. ACESSO A REALIDADE. 3. ed. São Paulo – SP: Editora da ULBRA, 2003. Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=05PUpCFeEoYC. Acesso em: 8 jun. 2020.

Compartilhar:

Deixe seu comentário