Estudo de caso – O que acontece se usar minha empresa

Compartilhar:

Posso fazer um artigo somente com a pesquisa do banco de dados da minha corporação? Essa dúvida é bem comum no meio dos alunos e vamos tentar esclarece-la da melhor forma possível no decorrer deste artigo.

Banco de dados da corporação

Esse assunto é complicado de lidar, pois, ao utilizar o banco de dados de sua empresa, entra-se em uma generalização, onde, os dados ali adquiridos, servirão somente para empresas que tenham a mesma filosofia de trabalho da sua.

A estatística prevê a generalização dos resultados. Quando não há amostra representativa não há generalização, e sim generalidade, que refere-se ao grupo estudado. (FURTADO; DUARTE, 2017).

Como assim? Por exemplo, se você utiliza dados da empresa x como base, dificilmente a empresa y se encaixará na sua pesquisa, pois cada empresa utiliza-se de informações diferentes.

Portanto, não é errado utilizar o banco de dados da sua corporação, porém, deve-se atentar que a sua pesquisa provavelmente servirá apenas para a sua corporação.

Concluindo

Agora pode usar tranquilo o banco de dados da sua corporação, só não se esquece de tomar os devidos cuidados! Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos! Caso tenha ficado com alguma dúvida, entre em nosso canal no YouTube e acesse os nossos vídeos.

Referências

FURTADO, Maria Sueli Viana; DUARTE, Simone Viana. Trabalho de conclusão de curso (TCC) em ciências sociais aplicadas. 1. ed. [S. l.]: Saraiva Educação S.A., 6 out. 2017. Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=5jtnDwAAQBAJ. Acesso em: 5 out. 2020.

Compartilhar:

Deixe seu comentário