Série Temas de TCC – #12 – Referencial Teórico – Estruturando na etapa da ideia do TCC

Compartilhar:

A forma mais convencional de estruturar o referencial teórico do TCC é ir fazendo na medida que se encontra literatura. Porém, hoje mostrarei como estruturar o seu referencial teórico ainda na etapa da ideia do TCC, sem ter nada desenvolvido ainda. Vem comigo!

Estruturando o referencial teórico TCC

A primeira coisa que devemos nos atentar, são 3 partes importantes do seu trabalho:

  • Conceitos Obrigatórios
  • Histórias Obrigatórias
  • Teorias Obrigatórias.

Quando estamos fazendo um TCC, não podemos nos esquecer de conceitos, histórias e teorias que fundamentam aquela área de atuação.

Por exemplo, não da para fazer um TCC de Marketing e não sita o autor Cobra, que é um dos principais autores da área. Vai falar sobre Microsoft e não cita o Bill Gates que é o fundador da empresa. Essas informações são a base de tudo e não podem ser esquecidas.

Conceitos obrigatórios

Para buscar os conceitos obrigatórios, começamos com o nosso problema de pesquisa, utilizaremos o seguinte como exemplo: “De que forma a análise da atividade lúdica online no ensino e aprendizagem de crianças auxilia com problemas emocionais causados por isolamento?”.

Agora com o problema de pesquisa, definiremos a relação causal encontrada no mesmo:

  • Causa:
    • Atividade Lúdica;
    • Ensino e Aprendizagem de crianças;
    • Recursos online;
  • Efeito:
    • Inteligência emocional;
    • Efeitos de isolamento;
  • Conexão Causal:
    • Papel da atividade lúdica na inteligência emocional;

A relação causal estabelece um vínculo entre o determinado comportamento e um evento, permitindo concluir, com base nas leis naturais, se a ação ou omissão do agente foi ou não a causa do dano. (FILHO, 2010).

Assim já temos 3 capítulos básico para o seu referencial teórico. Uma dica que dou é sempre que for falar de algum tema específico, fale um pouco do tema principal que abrange ele. Por exemplo, se for falar sobre ensino online, fale antes da educação no Brasil, como está a situação, etc.

LEIA TAMBÉM:  TEMA PARA TCC - Como encontrar o seu tema perfeito?

Teorias obrigatórias

Para descobrir teorias obrigatórias do seu tema, aconselho pegar partes do problema de pesquisa e pesquisar por uma teoria no Google.

Por exemplo, temos como parte de nosso problema de pesquisa a atividade lúdica, portanto, pesquisando no Google: “teoria da atividade lúdica” você achará a Teoria de Vygotsky(1984), que afirma que toda atividade lúdica da criança possui regras.

Esse é o método para achar quais teorias não podem faltar no seu trabalho, basta substituir atividade lúdica por uma outra coisa que diz respeito ao seu tema.

Lembrando que caso não exista uma teoria específica para essa coisa, traga apenas o conceito da mesma, porém, não deixe de citar.

Histórias obrigatórias

Da mesma forma se desenrola as histórias obrigatórias, basta pesquisar sobre e ver se tem, caso não tenha, utilize as teorias ou o conceito.

Reiterando que nem sempre os temas abordados vão ter histórias ou teorias, por isso, trazer pelo menos o conceito é fundamental para uma boa avaliação do seu trabalho.

No Monografis, nossa ferramenta de orientação online, quando criamos um capítulo é perguntado justamente se é conceitual, teórico ou histórico. Portanto, é fundamental que você saiba responder e saiba do que se trata os seus capítulos.

Como ficou a estrutura do referencial teórico?

Após definir tudo isso, a estrutura ficaria algo semelhante a imagem abaixo:

Estrutura básica do sumário
Estrutura básica do referencial teórico
  1. Teoria da atividade lúdica;
  2. A importância da educação a distância;
  3. Conhecendo recursos educacionais olnine;
  4. Histórico de inteligência emocional da educação;
  5. Descrição do papel da atividade lúdica na inteligência emocional;

Lembre-se que essa é a estrutura básica para o seu trabalho científico, agora, qualquer coisa que for colocada como ideia extra que você tiver durante o desenvolvimento do trabalho, irá contribuir para o mesmo.

LEIA TAMBÉM:  Tema TCC - 4 Passos Engessados Para Você Escrever o Seu Tema

Segredo para caprichar no referencial teórico

O segredo para dar uma caprichada extra é pesquisar como esse assunto está nos dias de hoje em termos de história, teoria e conceitos?

Na parte histórica, pesquise como que o assunto está em relação as bases históricas mais antigas. Ainda são utilizadas? Aquele autor que era importante 20 anos atrás ainda é importante hoje? Aquela descoberta ainda é utilizada? E por aí vai.

Na parte teórica, pesquise quais são as principais teorias seguidas nos dias atuais e quais os autores que seguem as mesmas. Pesquise qual a base do assunto utilizada pelos principais pesquisadores da área.

Já na parte conceitual, vá atrás da parte conceitual que surgiu nos dias de hoje. Foi descoberto algum conceito novo? Esse conceito é utilizado?

Concluindo

Quem diria que seria possível montar seu referencial teórico praticamente todo mesmo sem ainda ter desenvolvido nada? Só aqui no Guia da Monografia que você encontra dicas e aulas como essas.

Quer conhecer o Monografis? Nossa ferramenta de orientação digital? Clique no botão abaixo e veja como funciona:

Clique e conheça o monografis
Clique e conheça o monografis

Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos! Caso tenha ficado com alguma dúvida, entre em nosso canal no YouTube e acesse os nossos vídeos.

Referências

FILHO , Sérgio Cavalieri. Programa de responsabilidade civil. [S. l.]: Atlas, 2010. Disponível em: https://www.google.com.br/books/edition/Programa_de_responsabilidade_civil/ltGEQgAACAAJ?hl=pt-BR. Acesso em: 31 mar. 2021.

Compartilhar:

Deixe seu comentário

Secured By miniOrange