Como é a Estrutura do TCC, Artigo Cientifico ou Monografia
Artigo, TCC, Monografia, tese… Estes trabalhos científicos causam muitas dúvidas nas cabeças dos alunos. Muitos não entendem como são feitos e como devem ser estruturados, como fazer a estrutura do TCC.
Agora vou explicar direitinho para você, qual é a estrutura básica que serve para qualquer um desses trabalhos científicos.
O que é uma estrutura de trabalho?
Todo trabalho científico, o que inclui o TCC, devem ter alguns elementos básicos que tornam compreensível a sequência da pesquisa.
Segundo Furtado e Duarte (2014), chegado o momento da redação definitiva da monografia, há que se cuidar da estrutura lógica, ou seja, a introdução, o desenvolvimento e a conclusão – sequência que se aplica também aos demais tipos de trabalhos científicos.
A estrutura do TCC é dividida em:
- Introdução;
- Desenvolvimento;
- Conclusão;
Na introdução desses trabalhos, devem estar contidos o tema e uma contextualização de tudo que será abordado. Nela é apresentado seu roteiro com o projeto resumido, especificando o problema, o objetivo, o tema de delimitação e até um pouco dos capítulos.
O desenvolvimento é a junção do referencial teórico, metodologia e pesquisa. Os capítulos Metodologia e Resultados são obrigatórios nos artigos científicos. Nem toda instituição pede o Referencial Teórico.
Detalhando mais sobre Estrutura do TCC
O desenvolvimento do TCC e outros trabalhos científicos se subdivide em:
1 – Referencial Teórico: conceito, teoria e história. Apresentar como assunto a ser desenvolvido se encontra atualmente para situar o leitor no contexto.
- Conceito: Você escreve um capítulo respondendo o que é o tema do capítulo. Exemplo: Se o capítulo é Engenharia Social, então você escreve dizendo o que é Engenharia Social, sua importância, exemplos na prática e etc.
- Teoria: Você escreve o que os autores dizem sobre o tema. Exemplo: Se o capítulo é Engenharia Social, mostre o que os autores mais conceituados dizem sobre Engenharia Social em contexto de conceito, importância, aplicação e etc.
- História: Marco histórico sobre o tema contando a história ou histórico de um tema. Exemplo: Se fizer um capítulo sobre Engenharia Social, vai contar quando começou, quem aplicou, as descobertas, impactos nas empresas e etc.
Dentro de referencial teórico, você vai escolher os capítulos que irá falar. Com base em seus objetivos específicos para que faça o referencial embasando em seus resultados.
O que significa isso? Toda vez que for apresentar uma informação nos seus resultados, ele deve estar no referencial teórico. Por exemplo, se você disser que Engenharia Social é uma ferramenta para inibir ataques, você deve ter um capítulo conceitual abordando isso.
2 – Metodologia: é um capítulo em que é descrito como a pesquisa foi realizada. Você explica os métodos utilizados para realizar sua pesquisa passo a passo, desde ferramentas, formulas usadas, tipo de pesquisa usada e etc.
3 – Pesquisa/Resultados: pode ter um ou dois capítulos. Se o trabalho for sobre estudo de caso ficaria assim:
- Capítulo Estudo de caso: apresentar o seu caso descrevendo sua amostra e porquê, além da caracterização do local visitado e detalhes sobre o caso estudado. O objetivo é levantar os dados do seu estudo.
- Resultado: apresentando os resultados nada mais é que mostrar como pegou os dados levantados e sintetizou em tabela, explicação, gráfico, formula, calculo e etc alcançando o objetivo geral e respondendo a pergunta problema.
Por exemplo, se no resultado está escrito que “a engenharia social é a maior ferramenta contra ataques cibernéticos”, o professor da banca vai conferir no seu referencial teórico se algum autor confirma isso. A não ser que isso seja resultado de sua pesquisa.
Se for pesquisa de bibliografia, o que se fará? O resumo e fichamento dos livros lidos. Também é importante apresentar os principais autores que embasarão a pesquisa.
Ficaria um capítulo de discussão que será o mesmo do resultado, porém terá foco no objetivo, problema e objetivos específicos da pesquisa.
Concluindo
Existe uma estrutura básica para qualquer trabalho científico, seja artigo, dissertação, tese ou TCC. Essa estrutura é dividida em introdução, desenvolvimento e conclusão.
Conhecer essa básica estrutura do TCC e seus pormenores ajuda muito o acadêmico na hora de fazer seus trabalhos. Ao invés de ficar procurando como fazer cada um deles, poderá dedicar mais tempo à pesquisa e resultados.