Jeito DIFERENTE de entender o ESTADO DA ARTE!

Compartilhar:

Muitos alunos me perguntam sobre este tema dizendo que nunca conseguem entender de fato o que é o estado da arte. Portanto, hoje vou apresentar para vocês uma forma diferente de entendimento deste assunto.

Estado da Arte

Vou dar um exemplo a você, tentando explicar da forma mais simples possível este tema. Já assistiu a série chamada House?

Série House
Série House

Caso não tenha assistido, sem problemas, isso não influenciará no aprendizado. O House é um médico na série que é super inteligente no âmbito de diagnósticos, portanto, ele sempre consegue identificar qual é a doença da pessoa.

Sendo assim, gostaria que você pegasse esse cenário e imaginasse o seguinte, vamos supor que chegou uma pessoa com uma deficiência de ferro no sangue. Com isso, vamos imaginar que o House, esteve em viagem durante alguns meses e por isso, não está 100% atualizado sobre este tipo de doença.

Portanto, para conseguir dar o diagnóstico correto ao paciente, o House pede para que os seus ajudantes pesquisem e tragam até ele, tudo sobre ferro no sangue que se tem na literatura atual.

Ou seja, ele quer saber o ESTADO atual do ferro no sangue (ARTE) na literatura atual. Isso é estado da arte, é quando você pega o estado da arte no atual momento. No exemplo acima, a arte é o ferro no sangue.

Em se tratando da compreensão acerca do termo “Estado da Arte”, empregado neste livro, utiliza-se como base as considerações de Spink (1996,p. 166), que conceitua o Estado da Arte como “uma exposição sobre o nível de conhecimento e o grau de desenvolvimento de um dado campo, com ênfase no que há de mais recente”. (BRIDI, 2014).

Porém, para um estudante de direito, a arte pode ser o direito penal, por exemplo. Então, caso ele queira saber o estado atual do direito penal na literatura, ele estará pesquisando o estado da arte.

LEIA TAMBÉM:  Discussão na Revisão de Literatura

O estado da arte é uma revisão de literatura sistemática, por essa razão, segue vários critérios rígidos e científicos de rastreamento da literatura. Por isso, tem-se como “estado da arte”, como se “nada” pudesse ficar de fora dessa pesquisa e qualquer pessoa entenderia como “refazer”. Veja nossa playlist sobre revisão de literatura.

Concluindo

Viu como um simples exemplo pode te dar uma outra perspectiva sobre um complexo assunto? Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos! Caso tenha ficado com alguma dúvida, entre em nosso canal no YouTube e acesse os nossos vídeos.

Referências

BRIDI, Guilherme. O ESTADO DA ARTE DO TURISMO:: SEGMENTAÇÃO, TRANSPORTE E CULTURA. Porto Alegre -RS: EDIPUCRS, 2014. Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=8DT1CAAAQBAJ. Acesso em: 9 out. 2020.

Compartilhar:

Deixe seu comentário