Escala de Qualidade das Fontes Pesquisadas

Compartilhar:

Método que ninguém fala explica como escolher as melhores fontes de pesquisa para sua Revisão de Literatura. Ao ler esse artigo você não vai precisar perguntar a todo o momento ao seu orientador se uma fonte é boa ou não. Vídeo mostra Escala de qualidade das fontes pesquisadas na Revisão de Literatura.

Quais são as mais comuns escalas de qualidade de revisão de literatura?

  • Jadad Scale – Escala de Qualidade das Fontes Pesquisadas
  • Jadad Scale for Reporting Randomized
  • Revisão Sistemática
  • Metodologia revisão sistemática.
  • Onc
  • PEDro

Escala de qualidade Jadad

A escala de qualidade, seja ela Jadad, Onc ou PEDro mostram uma forma de medir a qualidade da fonte. Por essa razão, tem particular relevância quando se trata de uma revisão sistemática. Partindo da ideia que o pesquisador precisa ter uma forma de comprovação que suas fontes são de qualidade.

A Escala de Jadad é uma lista de cinco perguntas que avalia três aspectos dos ensaios clínicos – randomização, cegamento e descrição das perdas no seguimento -, resultando num escore que varia de 0 a 5, sendo que estudos com escore <= 3 são considerados com alto risco de viés. (ESTRELA, 2018, p. 344).

Conforme explicado acima, a escala tem uma lista de questões para validar se a fonte é segura. Há um fato que se sobrepõe a alguns itens como “randomizado” serem importantíssimos para quem estuda na área médica. Mesmo assim, não parece haver razão para que muitas revisões não constem na metodologia essa escala.

(BELO, CORIOLANO, et al., 2011)

O estudante pode usar outros marcadores não relacionados diretamente com o controle de polarização, de acordo com escala Jadad, MD, et al. (1996, p. 7).

  • Os objetivos do estudo foram definidos?
  • As medidas de resultado foram claramente definidas?
  • Existe uma descrição clara dos critérios de inclusão e exclusão?
  • O tamanho da amostra foi justificado (por exemplo, cálculo de energia)?
  • Havia uma descrição clara das intervenções?
  • Havia pelo menos um grupo de controle (comparação)?
  • O método utilizado para avaliar os efeitos adversos descritos?
  • Os métodos de análise estatística foram descritos?
LEIA TAMBÉM:  Revisão de Literatura, os ASPECTOS comuns e DIFERENÇAS

Sendo assim, as escolas são testes que mostram se uma fonte é de qualidade. Podemos perceber conforme citado acima que esse quadro remete a metodologia da revisão de literatura sistemática. Já que, por exemplo, não veremos esse teste em revisões menos rigorosas como a revisão narrativa.

Avaliação da qualidade de estudos clínicos

Normalmente as escalas de qualidade são usadas para revisão sistemática. Já que a maioria dessas pesquisas é voltada para área médica. Pergunta-se se podemos usá-las em outros temas com itens diferentes.

Conforme explicado acima, você não verá essa escala em uma revisão narrativa e talvez não veja em uma revisão integrativa, porém seu uso em uma revisão sistemática é essencial para estudos de ensaios clínicos randomizados. A escala de qualidade, por exemplo, é um item da metodologia, por essa razão, não pode faltar.

Uma escala de qualidade Jadad ou Jadad Scale só será usada em casos de ensaios controlados randomizados. Esse tipo de estudo é voltado para área clínica ou médica. 

Alguns alunos podem usar a escala Jadad ou outras em sua pesquisa que não seja revisão sistemática. Podem colocar outros itens de controle na listagem, isso vai ajudar a validar fontes, porém perderá sua efetividade.

Como visto acima, tudo isso porque a escala foi feita especificamente para estudos de ensaios randomizados. Alguns estudantes podem usá-la para tirar suas duvidas ou como testes para escolher melhor as fontes de pesquisa.

Recapitulando

Por todas essas razões, foi visto principalmente a escala de qualidade Jadad. Vimos também que o mais importante é saber para seu maior uso é em revisão de literatura sistemática.

  • Escala de qualidade Jadad tem objetivo de classificar fontes para estudos de ensaios controlados randomizados.
  • São usados principalmente nas revisões de literatura sistemática.
  • Essas escalas não são usadas em revisão de literatura narrativa.
  • A escala é adicionada na metodologia da pesquisa.
LEIA TAMBÉM:  Revisão de Literatura Metodologia - Protocolo de Inclusão e Exclusão

A escala Jadad e outras são ótimas ferramentas para classificar as melhores fontes. Normalmente um TCC é revisão narrativa, por essa razão, não fará uso dessa escala, mas para publicação científica as chances de ser uma revisão sistemática são enormes.

Obras Citadas

BELO, L. R. et al. Revista CEFAC. scielo.br, 2011. Disponivel em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462012000100018>. Acesso em: 10 mar. 2018.

ESTRELA, C. Metodologia Científica: Ciência, Ensino, Pesquisa. 3ª. ed. Porto Alegre: Artes Medicas, 2018. 725 p.

JADAD, A. R. et al. Assessing the Quality of Reports of Randomized. semanticscholar, 1996. Disponivel em: <https://pdfs.semanticscholar.org/8308/34cccb0e42f08fd760e03ce3e8b54011edba.pdf>. Acesso em: 10 mar. 2018.

Compartilhar: