11 Erros Gramaticais que Você NÃO Pode Cometer no TCC ❌

Compartilhar:

Escrever um TCC é uma tarefa bastante árdua, ela demanda tempo e principalmente atenção, mas não é tão difícil fazê-lo. Leia atentamente que nós vamos listar os 11 erros gramaticais que você não pode cometer. Ultimamente uma coisa bastante grave vem acontecendo, os alunos estão entregando os seus trabalhos com vários erros gramaticais. E isso acaba levando o aluno a perder pontos em sua avaliação.

Quais são os 11 Erros Gramaticais que você não pode cometer no TCC ?

Alguns erros acontecem, especialmente durante a elaboração de um trabalho longo como é o caso do TCC. Mas, alguns erros gramaticais cometidos podem apresentar uma imagem não muita boa de você para a banca examinadora.

A gravidade do problema pode ir desde erros na sintaxe, estruturação ou pontuação das frases, ou na organização de parágrafos (GREG, 1998). Pode-se dizer que com o conteúdo feito da maneira correta, e sem erros ortográficos, você conseguirá uma ótima nota no final.

Agora, é hora de você conferir quais são os 11 erros gramaticas que você não pode cometer no TCC. Você verá, por exemplo, a diferença entre com a letra “H” e A sem “H”, aja e haja, além da diferença entre os 4 porquês.

Conforme explicado acima, preste bastante atenção. Pois apesar dessas dicas parecerem simples, não fazê-las atrapalha muito na hora da sua nota.

#1 Erros de Digitação

É muito importante prestar muita atenção quando se está escrevendo o seu TCC. O Word possui um corretor ortográfico bastante útil, apesar de não identificar todos os erros, ele aponta erros de digitação e erros de singular, plural entre outros.

Excesso de erros mecânicos de soletramento, de troca de maiúsculas e minúsculas, de pontuação, de grafismo, são exemplos que dificulta a qualidade e a fluência da escrita. (SANCHEZ, 2004).

Alguns dos erros gramaticais que você não pode cometer são erros bastante apontados e comuns. Eles acontecem com frequência, por exemplo, quando estamos falando, especialmente em conversas mais informais, mas que não podem acontecer quando se está redigindo um TCC.

Conforme explicado acima, cometer esses erros, demonstrara que você não deu a atenção necessária para o seu TCC. Sendo assim, é preciso que você cheque mais de uma vez tudo, para não cometer nenhum erro ortográfico no seu conteúdo.

#2 Confusão Entre Mas e Mais

Um dos erros gramaticais que você não pode cometer é a confusão entre mas e mais. Mais com “i” é utilizado para demonstrar intensidade, ou adição. Já o “mas”, sem o “i” é uma conjunção, utilizada para indicar uma restrição de ideias ou uma oposição.

Como pode-se perceber, esse erro acontece com muita frequência. E é considerado um dos piores erros gramaticais que você pode cometer.

#3 Porquê, Por quê, Porque e Por que?

Os quatro tipos de porquês existentes em nossa língua também causam bastante confusão. Por que, porque, por quê e porquê, você sabe a diferença?

Por que sem acento e separado é utilizado no início de frases e perguntas. Já o porque junto e sem acento é utilizado em respostas.

Enquanto o por quê separado e com acento deve ser utilizado no final de alguma pergunta. E o porquê junto e com acento, tem a função de um substantivo e deve ser usado sempre depois de um artigo, para explicar motivo ou razão.

E aí, conseguiu entender a diferença entre porquê, por quê, porque e por que? Apesar de parecer confuso, ao estudar, se torna algo bem tranquilo de ser feito.

#4 Afim e a Fim

Afim e a fim também costumam causar bastante confusão, afim, escrito assim junto, remete a afinidade, já a fim grafado separado tem a ideia de finalidade, e pode ser substituído pela preposição para e para que.

#5 Haver e a Ver

Outro dos erros gramaticais que você não pode cometer, porém é cometido com bastante frequência é com a palavra haver. Especialmente na expressão nada a ver, que muitas pessoas confundem e costumam escrever  errado nada haver.

Porém, nesse caso, como se trata da forma negativa da expressão ter a ver, o correto é escrever nada a ver, separado e sem a letra h.

#6 Senão e se Não

Senão e se não também são palavrinhas que costumam confundir a cabeça de todos. Senão, escrito assim junto é utilizado para passar a ideia de contrário, já se não, separado, deve ser utilizado quando puder ser substituído por caso não.

#7 Encima e em Cima

Encima e em cima costumam confundir também. Muitas pessoas desconhecem a existência do verbo encimar e acreditam que a palavra encima, escrita desse jeito está incorreta, mas na verdade ela está certa, porém, possui outro significado.

Encima grafado dessa maneira significa elevar, alçar.em cima, escrito separado transmite a ideia de algo em um lugar mais alto do que outro, como no caso, o livro está em cima da mesa.

#8 Há e A

Quando vamos indicar o tempo passado, muitas pessoas tendem a confundir a com há. Lembre-se do verbo haver, desse modo você não terá dúvidas de que o correto é o há.

#9 Haja e Aja

Haja e aja são outros dos erros gramaticais que você não pode cometer. Aja sem o h vem do verbo agir, já haja com h vendo do verbo haver.

#10 Onde e Aonde

Onde e aonde costumam gerar bastante confusão. Aonde é utilizado para indicar movimento, enquanto onde é utilizado para indicar localização.

#11 Menos e Menas

O último exemplo de erros gramaticais que você não pode cometer são as palavras menos e menas.  Menos é um advérbio intensidade, como a palavra mais, portanto não tem gênero. A palavra menas não existe em nosso idioma.

Abaixo você pode Baixar um Infográfico Completo produzido pelo Guia da Monografia, com esses 11 Erros Gramaticais

LEIA TAMBÉM:  Você Comete esse ERRO da Xícara Cheia no seu TCC?

Clique no Botão e faça o Download!

 

erros gramaticais no tcc e na monografia

CLIQUE AQUI E BAIXE O INFOGRÁFICO

 

Grande abraço e até o próximo artigo  ????

Compartilhar: