Os 3 Erros Mais Comuns no TCC

Compartilhar:

Aqui no Guia da Monografia nós encontramos muitos erros comuns no TCC. Esses erros são fáceis de serem identificados e corrigidos.

Hoje vamos falar de 3 erros mais comuns no TCC que muitos alunos cometem. Esses erros no TCC são na verdade bloqueios que podem atrapalhar no desenvolvimento da monografia, por isso preste a atenção neles.

Erros Comuns no TCC: Bloqueio 1 – Começar tudo de forma perfeita

Esse é um erro comum no TCC que grande maioria dos alunos cometem. É natural que você queira começar seu TCC aplicando todas as técnicas de escrita e formatação.

Uma monografia vai exigir muito de você, por isso vá escrevendo conforme você consegue.

No primeiro momento apenas comece a escrever e não se preocupe com a estrutura e normas. Você também não precisa começar pelo inicio, pela primeira página de seu TCC.

Uma dica é começar a escrever a estrutura de sua monografia e ir segmentando seus conteúdos aos poucos. É um erro querer começar do zero e ir página por página aplicando todas as formatações e técnicas.

Quando começar seu TCC tente abrir sua mente e aplicar as informações mais importantes. Aos poucos você vai estruturando seu trabalho e dando forma ao material.

Esses são erros comuns no TCC, devido a isso começar a escrever tudo de forma perfeita certamente frustrará você. Faça do jeito que você conseguir e aos poucos siga melhorando seu trabalho.

Saiba também que pode ocorrer de você não conseguir concluir sua monografia na primeira tentativa. Considere portanto o fato de que, nesse processo, você estará melhorando ao decorrer da sua monografia.

LEIA TAMBÉM:  Como Montar uma Introdução - Modelo Fácil sem Citação [INFOGRÁFICO]

Se você se sente muito perdido no começo da criação do seu TCC, você pode aplicar um método de escrita conhecido como TCC em Blocos.

Acompanhe.

TCC em Blocos

Uma forma simples e pratica de evitar um dos erros comuns no TCC é aplicar o método de TCC em Blocos.

“A organização das informações em parágrafos, além de sua importância visual, é vital para a leitura” (SILVA, 2008, p. 57).

TCC em blocos é um método de escrita baseado em blocos de parágrafos. Cada bloco tem a função de embasar o outro bloco, fazendo com que a banca não encontre contestações cientificamente.

É muito tranquilo de utilizar o método do TCC em Blocos. Cada capítulo terá nove blocos e cada um deles terá uma utilidade específica.

Se você gostou desse método nós fizemos uma postagem ensinando tudo sobre o TCC em blocos. Para ler o post Como Funciona o TCC em Blocos? Método de Escrita clique aqui.

Bloqueio 2 – Procurar conteúdo sem um modelo

Um dos erros mais comuns no TCC é começar sem um modelo.

Um modelo irá ajudar a desenvolver cada parte de sua monografia. Com esse modelo você poderá seguir cada etapa do processo de criação de seu TCC.

Procurar várias informações podem atrapalhar na hora de construir sua monografia.

Seguir um modelo garante qual parte deverá ser feita e como. Dessa forma já é definida pelo esqueleto de estrutura de um modelo e qual etapa seguir.

Seguir um Modelo

Um exemplo de modelo que criamos no Guia da Monografia é o Modelo de Introdução sem Citação.

Seguindo um dos modelos do Monografis ou do E-book, basta você aplicar esse modelo e seguir cada passo exigido.

LEIA TAMBÉM:  Os Objetivos Específicos serão os Capítulos do TCC?

Seguindo um modelo você irá procurar conteúdo somente do que precisa para complementar sua ideia. Seguir um modelo é uma forma inteligente de construir uma Monografia.

Bloqueio 3 – Esperar correção do orientador

Você não precisa ficar enviando ao seu orientador cada trecho para correção.

Seguindo um modelo você irá analisar cada parte desse modelo. Comparando com seu TCC poderá conferir se está seguindo os passos do modelo ou não.

Se está compatível com o modelo que você segue, significa que você estará no caminho certo.

Enviar cada trecho de correção ao orientador é um dos erros mais comuns no TCC. Seguir um modelo é indispensável para economizar tempo e garantir a qualidade de sua monografia.

Concluindo

Aplicar as técnicas de escrita em bloco é uma ótima opção para bloqueios criativos. Essa técnica pode ajudar você a construir sua monografia.

Dentro desses 3 erros comuns no TCC podemos tirar uma conclusão. Seguir o modelo é a forma mais segura de desenvolver um trabalho de monografia.

Um modelo irá ajudar você a construir cada etapa do TCC. Com esse modelo você não precisará depender de correções do seu orientador.

Referências

SILVA, L. P. D. Prática Textual Em Língua Portuguesa. Curitiba: IESDE Brasil S.A, 2008.

 

Compartilhar:

Deixe seu comentário