Erros Bizarros que acontecem nas bancas de TCC!

Compartilhar:

Nesse artigo você verá com o professor Danilo Mota alguns dos erros mais bizarros presenciados por ele em apresentações de TCC. Preste atenção para não cometer também esses erros.

Atender o celular

Pode parecer absurdo, mas sim, já presenciei 2 alunos utilizando o celular durante a apresentação do seu TCC. Em um dos casos o aluno atendeu uma ligação que havia recebido e no outro, o aluno passou toda a apresentação respondendo mensagens.

Atender celular

É sempre bom lembrar que o uso de aparelhos celulares durante qualquer tipo de apresentação, seja ela escolar ou profissional, é absolutamente não recomendável.

Recomendamos que você evite o uso até para checar o tempo, peça outra pessoa para fazer isso pra você.

O Seminário de TCC se caracteriza como um encontro público formal em que o acadêmico irá fazer a apresentação oral e defesa de seu trabalho de pesquisa, redigido no formato de monografia. (PICCOLI, 2006)

Tente entender que a defesa do TCC é uma cerimônia e é a parte mais importante de sua graduação, portanto, utilizar o celular é um total descaso com quem está te avaliando.

Beber antes da apresentação

Por mais bizarro que pode parecer, já presenciei alunos que ao chegarem na apresentação, estavam notavelmente embriagados, e nem preciso dizer o porquê de isso ser proibido né?

Beber durante apresentação

Beber ou estar embriagado em ambientes escolares é proibido por lei, inclusive na lei diz que estabelecimentos que vendem bebidas alcóolicas devem estar a pelo menos 100 metros de instituições de ensino.

LEIA TAMBÉM:  Como Fazer Citações no TCC nas Normas da ABNT [INFOGRÁFICO]

Já vi até pessoas dando esse concelho de beber antes para dar uma “relaxada”, mas não recomendo que faça isso, caso esteja muito nervoso, procure outras formas de se acalmar.

Fazer piadas no sense

O que são piadas no sense? Piadas no sense é aquele tipo de piada que não é nada adequado para ambientes sérios e profissionais, portanto, é estritamente recomendável que você evite fazer esse tipo de piada em sua apresentação.

Como foi dito acima, a defesa de TCC é uma cerimônia, portanto, não é o local adequado para piadas.

Usar gírias e palavrões

De forma alguma utilize gírias ou palavrões em sua apresentação de TCC, a banca espera sempre por alunos que utilizem uma linguagem estritamente formal, portanto, durante a apresentação do seu TCC é uma péssima hora para falar uma gíria ou um palavrão.

Abrindo sempre exceções para caso o tema do seu trabalho seja sobre variação linguística ou algo que englobe o assunto.

Não cumprimentar a banca

Quando vamos apresentar o TCC, devemos nos colocar em posição de avaliado, portanto, quanto mais respeito pudermos mostrar em relação a banca, melhor vai ser a primeira impressão que eles vão ter.

Sendo assim, quando chegar para a sua apresentação, cumprimente todos os integrantes da banca de forma educada e gentil, mostrando o seu respeito por eles.

Discordar sempre da banca

Evite ser aquele aluno chato que interrompe a avaliação da banca para discordar do que o examinador disse, lembre-se sempre que você está sendo avaliado por profissionais já formados e com experiência no assunto.

Aceite a crítica e caso tenha algo que você queira ponderar, faça a sua ponderação após a fala do professor e tente apresentar argumentos válidos de forma educada.

LEIA TAMBÉM:  O tema do TCC pode ser diferente do estágio?

Se desculpar o tempo todo

Evite ficar pedindo desculpas a cada crítica ou avaliação da banca em relação ao seu TCC. Isso pode acabar ficando chato pra quem está assistindo e pode passar um ar de vitimização da sua parte, portanto, é bom evitar.

Falta de entrosamento

O entrosamento entre você e seu parceiro de apresentação, seja em dupla, trio ou até mesmo em um grupo, é fundamental para o bom desenvolvimento do seu trabalho, portanto ensaie antes com seus companheiros para que na hora de apresentação não ocorra nenhum erro.

Entrosamento

Concluindo

Esses foram alguns dos erros mais bizarros presenciados por mim em defesas de TCC. Ficou com alguma dúvida? Caso tenha ficado entre em nosso canal no YouTube e acesse os nossos vídeos.

Prof. Danilo Mota

Professor e empreendedor digital, escreve regularmente no Blog Supere Desafios: www.superedesafios.com.br

Referencias

PICCOLI, Jose Carlos Jaccottet. Normalização Para Tcc Em Ed. Física. 2. ed. São Paulo – SP: Editora da ULBRA, 2006. Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=PMTnJvKFjdcC. Acesso em: 18 maio 2020.

Compartilhar:

Deixe seu comentário