Erro FATAL no Objetivo Geral

Compartilhar:

Hoje vamos falar sobre um erro fatal que você pode estar cometendo no seu objetivo específico, e ensinar como o evitar ou prevenir. É importante ver bem qualquer erro no TCC, pois pode ser fatal para a conclusão do seu curso.

No vídeo acima contem informações muito importantes para que você consiga desenvolver com tranquilidade seu trabalho. Agora abordaremos sobre esse erro fatal do objetivo geral e como o evitar ou concertar.

Erro no Objetivo Geral [FATAL]

O objetivo geral é um trecho importante do seu trabalho de conclusão de curso. Ele é considerado o alicerce de seu trabalho, sendo usado como base para prosseguir. Por isso é importante que não tenha erros nesse trecho antes de prosseguir no trabalho.

Para tal, o objetivo geral determina o que se pretende realizar para se obter resposta ao problema proposto de um ponto de vista geral, isto é, expressa as intenções globais do trabalho realizado. (TYBEL, 2016)

Conforme explicado acima, é possível entender que um erro comum na construção do seu objetivo geral é inserir mais de um objetivo. Esse é o motivo de muitos projetos não serem aprovados. A proposta de objetivo geral deve ser singular e única.

Então, é importante verificar se seu objetivo geral tem, embutido nele, mais de um objetivo para seu trabalho. Se sim, você pode, por exemplo, transferir um desses objetivos aos objetivos específicos, quando obviamente for pertinente. Caso contrário, somente retire um dos objetivos de seu trabalho.

Exemplos desse erro e como lidar

É muito comum os alunos não perceberem que possuem mais de um objetivo geral por serem pontos que se complementam. Quando, por exemplo, o aluno consegue nos objetivos gerais colocar termos, como a palavra “e” para continuação da temática do objetivo, é quando o erro mais ocorre.

Então, se seu objetivo geral possui dois pontos complementares, ele automaticamente tem dois objetivos, e você deve reduzir isso a somente um objetivo. Não há alternativa aqui, pois ter dois objetivos é um grande erro objetivo geral do TCC, que muitas vezes impede o trabalho de ser feito.

Elimine qualquer possibilidade de haver duas temáticas embutidas no seu objetivo geral, e de imediato, sintetize de forma geral seu objetivo. Após isso, você conseguirá com mais facilidade e clareza fazer seu TCC, sem correr riscos desnecessários.

LEIA TAMBÉM:  Objetivo Geral TCC - Como Fazer o OBJETIVO GERAL de um TCC

Fique bem atento a esse importante ponto e você certamente não terá problemas para prosseguir no desenvolvimento de seu trabalho.

 

Recapitulando

Agora você sabe um dos erros que mais ocorre na construção do seu objetivo geral. Esse erro é extremamente comum e passa despercebido por muitos alunos, então fique atento. Certifique-se que você não terá problemas com o seu TCC nesse trecho.

Agora que você leu nosso artigo, terá a consciência de não cometer um comum erro no seu objetivo geral. Tenha certeza de ler nossos demais artigos sobre objetivo geral caso ainda tenha dúvidas em como o fazer.

Referências

TYBEL, D. TCC, uma ESCRITA EM BLOCOS. São Mateus: Hotmart, 2016.

 

 

 

Compartilhar: