Os 3 Elementos ESSENCIAIS para um Bom TCC

Compartilhar:

A maior dúvida de quem escreve um TCC é se este está bom ou se alguma coisa a ser arrumado. Encontrar o seu orientador é sempre uma tensão, afinal você não sabe o vai ser. Nesse artigo mostro os 3 Elementos Essenciais do TCC.

Sair de lá tendo de fazer várias alterações é muito triste  Já que você tem todo um trabalho para escrever e ainda precisa arrumar de novo.

Para se ter um bom TCC é preciso desenvolver de forma eficaz três questões.

Sendo elas a pergunta problema, objeto geral e a justificativa, com elas bem desenvolvidas é impossível do seu TCC ser reprovado.

Assista ao vídeo e veja  a importância de montar de forma correta estes três elementos no seu TCC.

1.      A Pergunta Problema

Juntamente no momento em que você pensa no tema que será o seu TCC. Deve-se pensar junto qual a pergunta problema que será respondida.

O seu TCC deve ser muito mais que um texto escrito e sim possuir um propósito e uma finalidade para uma determinada questão.

É com ele também que você determinará a sua forma de pesquisa e investigação de coleta de dados para o seu TCC.

“Alguns desses truques são simples regras praticas derivadas da experiencia, como conselho de que por selos comemorativos coloridos nos envelopes de resposta estimulara mais pessoas a enviar de volta seus questionários.” (Becker, 2008, p. 19)

Lembrando que a pergunta problema deve andar junta com o tema. Já que não dá para criar uma pergunta completamente aleatória.

Também ela deve ser original e nunca antes trabalhada. Uma vez que esta pergunta já foi respondida não a o porquê você fazer novamente.

LEIA TAMBÉM:  Quatro erros que você deve evitar ao fazer um TCC - Aulão Ao Vivo

Se você tem duvidas como montar a pergunta problema aprenda nesse artigo:  Como Eu Fiz o Problema de Pesquisa Em 3 Etapas

2.      Objetivo do TCC

O objetivo pode até mesmo ser um capítulo em seu TCC. Afinal deve falar o que você deseja atingir com ele.

Todo TCC possui um objetivo, seja o mais simples que é para concluir o curso. Também com ar mais profundo, que seria estudar e pesquisar sobre o tema escolhido.

Você pode usar os dois objetivos para te guiar na escrita do seu TCC. Se você ainda não sabe como definir o Objetivo do TCC veja aqui:  Como Fazer o OBJETIVO GERAL de um TCC. O importante é deixar eles bem claros na sua mente.

Afinal, sem a sua monografia você não conclui o seu curso. E com toda a sua pesquisa e estudo do tema você irá se aprofundar mais em conhecimento.

3.      Justificativa

Assim como o seu TCC precisa de uma pergunta problema ele também precisa de uma justificativa para ser escrito.

Você pode montar a sua justificativa respondendo quatro questões básicas:

A primeira é “Porque?”. O porquê você escolheu aquele tema, qual foi a parte em você que aquele assunto tocou e despertou interesse.

A segunda pergunta é “o que?”. Afinal qual a função real do seu TCC, você está escrevendo só por escrever ou a algo a mais.

Terceira pergunta é “quem?”. Quem é o público alvo da sua monografia, quem irá despertar interesse em ler o que você produziu.

Em conclusão, você deve estabelecer a base. A base será a fonte de coleta de informações que você usará para produzir o seu TCC.

Respondendo a estas quatro perguntas, você conseguirá uma justificativa para escrever e um norte para saber por onde começar.

LEIA TAMBÉM:  DOWNLOAD: Norma ABNT NBR-6023 Para Referências

Se precisar de mais ajuda pode acessar esse artigo:  [INFOGRÁFICO] Como Fazer Uma Justificativa De TCC

Concluindo

Sabendo montar corretamente estes três elementos em seu TCC não há chances de ele ser reprovado.

Também, com uma boa organização, haverá uma quantidade menor de ajustes que você precisará realizar.

Além desses três elementos um bom TCC deve ser 100% original, sem plágio e seguir corretamente as normas da ABNT.

Mas não se desespere, depois de alcançado os três elementos básicos o restante será muito mais fácil de realizar.

Bibliografia

BECKER, S. Segredos e truques da pesquisa. : Zahar, 2007.

 

Compartilhar:

Deixe seu comentário