Como Elaborar os Resultados do TCC

Compartilhar:

Já ouviu dizer que uma imagem vale mais do que mil palavras? Os resultados do TCC ficam melhores apresentados com o uso de tabelas, quadros e figuras (fotos, gráficos, mapas, desenhos, plantas e gravuras). Mas o mais difícil é saber apresentar esses dados de uma forma que seja de fácil interpretação para o leitor.

Então, descubra agora como elaborar os resultados do seu TCC de acordo com as normas ABNT.

Legenda de figura: o que devo escrever em cima e embaixo?

Tabelas, quadros e figuras são representações ilustrativas na tese que servem para organizar e possibilitar a interpretação do trabalho desenvolvido, de forma clara e objetiva.

“De acordo com a ABNT NBR 14724 (2011), uma ilustração pode ser um desenho, gravura ou imagem que acompanha um texto. Qualquer que seja o tipo de ilustração sua identificação aparece na parte superior da ilustração, precedida da palavra designativa, seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos.” (DIONYSIO, 2013, p. 35)

Além disso, as imagens devem ter sua identificação (legenda) na parte superior, precedida pela palavra designada.

Por exemplo: desenho, esquema, fluxograma, fotografia, gráfico, mapa, organograma, planta, quadro, retrato, figura, imagem, entre outros.

Seguida pelo número que representa a ordem em que ela aparece no texto, em números arábicos, travessão e um título.

Também indique o lugar da figura em que o leitor deve focalizar sua atenção.

Na parte inferior da figura, deve-se colocar um texto explicando os parâmetros da pesquisa e os resultados obtidos.

Caso seja necessário, deve colocar a fonte de onde tirou a figura e fazer referências no texto o mais próximo possível de onde ela foi apresentada.

LEIA TAMBÉM:  Texto Dissertativo Argumentativo - Passo a Passo [APROVADO]

As ilustrações devem apresentar informações de natureza geral destinadas a conceituar ou esclarecer o conteúdo, auxiliando na análise dos dados. O tamanho do recurso visual não deve ultrapassar à metade da folha.

No sistema Monografis Orientador de TCC, explica cada detalhe de como elaborar os resultados com a utilização de tabelas, quadros e figuras de acordo com as Normas da ABNT.

Devo fazer lista de siglas no meu TCC?

Muitos se perguntam se devem fazer uma lista de siglas no seu trabalho de conclusão de curso.  Na verdade, se forem poucas siglas não tem necessidade de fazer uma lista.

Por outro lado, se seu trabalho tem muitas siglas, por uma questão de facilidade para o leitor, vale a pena fazer.

Segundo Vargas (2018), a lista de siglas e abreviaturas é um elemento que embora opcional, é responsável juntamente com as demais listas, por organizar o trabalho em curso.

Fazendo a lista de siglas, o acadêmico contempla os seus leitores com uma forma ágil e organizada de identificar tais elementos e seu significado.

Então, se você vai colocar ou não a lista de siglas e abreviaturas em seu TCC, tudo depende da quantidade delas no decorrer do seu trabalho.

Concluindo

Quando bem escolhidas as tabelas, quadros e figuras facilitam muito o entendimento do leitor na análise do resultado do seu TCC.

Em conclusão, fique atento às normas da ABNT na hora de inserir um recurso visual no seu trabalho, para que você arrase na apresentação para a banca!

Referencias

DIONYSIO, R. C. C. Desvendando os Segredos do TCC. Taquaritinga: Clube de Autores, 2013. 35 p.

VARGAS, L.; MOTA, A. TCC sem Mistério: Manual Prático da Monografia. Porto Alegre: Simplissimo Livros Ltda, 2018.

Compartilhar:

Deixe seu comentário