Como pesquisar REFERENCIAL TEÓRICO e ainda ECONOMIZAR TEMPO!!!!!

Compartilhar:

Tem como pesquisar o referencial teórico e ainda por cima economizar tempo? Veja está dica do professor Douglas Tybel que vai te ajudar demais nas pesquisas do seu referencial teórico e ainda vai te poupar um tempo importantíssimo.

Referencial Teórico em pouco tempo!

Suponhamos que farei uma pesquisa sobre redes neurais. Como faria para pesquisar o referencial teórico e ainda economizar tempo com essa pesquisa?

O referencial teórico é a parte de fundamentação do projeto. Ele é apresentado na forma de uma redação dissertativa, com argumentos e citações que dão uma ideia clara de onde você está partindo, ou seja, de qual é o ponto de vista teórico adotado para a execução de seu trabalho. (JUNIOR, 2012).

A primeira coisa a se fazer é reunir todo o conteúdo literário necessário para a pesquisa, ao reunir o conteúdo, pegue livro por livro e vá checando no sumário se aquele livro realmente fala sobre o assunto desejado, caso sim, marque o capítulo e vá até ele para realizar a leitura.

Enquanto está fazendo a leitura do capítulo, vá anotando palavras-chave que te interessam sobre o assunto pesquisado. O nome dessa técnica é fichamento de conteúdo.

Separe uma folha para anotar, por exemplo:

  • Livro: O Segredo das Redes Neurais;
  • Página: 512;
  • Autor: Josh Hill;
  • Palavra-chave: Neurociência;

Faça como no exemplo acima (as informações acima utilizadas são meramente imaginativas e com fim exclusivo de exemplificação) e você terá um banco de dados próprio somente com palavras-chave.

Mas onde está o segredo desta técnica? O segredo consiste no fato de que ao ir anotando as palavras-chave, você está guardando no seu cérebro informações que serão extremamente úteis na hora de escrever o seu referencial teórico.

LEIA TAMBÉM:  Os 3 Elementos ESSENCIAIS para um Bom TCC

Portanto, já saberá o que escrever e ainda por cima terá uma série de palavras-chave que serão utilizadas, te poupando um baita tempo.

Concluindo

Curtiu está técnica? Viu como dá para economizar tempo e ainda fazer a pesquisa da forma correta! Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos! Caso tenha ficado com alguma dúvida, entre em nosso canal no YouTube e acesse os nossos vídeos.

Referências

JUNIOR, Celso Ferrarezi. Guia do trabalho científico:: do Projeto à Redação Final. 1. ed. São Paulo – SP: Editora Contexto, 9 fev. 2012. Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=3cNnAwAAQBAJ. Acesso em: 12 out. 2020.

Compartilhar:

Deixe seu comentário