Discussão na Revisão de Literatura
Discussão na revisão de literatura, o que eu tenho que colocar ? Veja os pontos básicos que a banca espera ver na discussão de uma revisão de literatura.
Como fazer discussão de artigo de revisão?
- Entender se discussão é obrigatória na sua revisão.
- Identificar aspectos não estudados para revisões futuras.
- Indícios obtidos.
- Perspectivas futuras.
- Questões em aberto.
- Repassar os objetivos específicos.
DISCUSSÃO NA REVISÃO DE LITERATURA
Mas o que exatamente devo discutir em na seção de discussão na revisão de literatura? Antes você precisa entender a função da introdução e depois entenderá sobre o que precisa discutir. A introdução serve para conduzir o leitor ao problema estabelecido, enquanto a discussão discute sobre os resultados do estudo em relação ao problema.
A revisão de literatura é, então, uma discussão sobre o resultado de estudo de outros pesquisadores que serão relacionados ao problema que se quer investigar. Considera-a uma discussão com um amigo sobre o que os outros fizeram em ralação ao que se pretende realizar. (PICCOLI, 2006, p. 43).
É preciso, porém, ir mais além do que simplesmente mostrar os resultados. É exatamente o caso já que devemos mostrar como chegamos até lá. Por todas essas razões, conforme explicado acima, repassar os objetivos específicos como se tivesse explicado a um amigo é um ótimo artificio para chegar ao problema.
Portanto, é notório que a discussão pode ser opcional já que representa algo igual a conclusão. Apenas algumas revisões de literatura, por exemplo, as consideradas “estudo individual” podem ter a discussão como obrigatória. De certo modo a conclusão já abordaria praticamente o mesmo.
RESULTADOS E DISCUSSÃO REVISÃO DE LITERATURA
A melhor maneira de compreender esse processo é considerar que o resultado da pesquisa é obrigatório já a discussão é opcional. Não se trata de ser ou não obrigatório, seja porque cada etapa tem um objetivo. Julgo pertinente trazer á tona a questão: Quando colocar ou não a discussão?
Tendo como base que devemos realizar uma discussão referente ao problema. Diante disso não fica evidente a questão sobre quando usar ou não. Desse modo, devemos observar alguns pontos importantes para chegar a essa conclusão, como, por exemplo, questões em aberto, perspectivas futuras e indícios obtidos.
Por que levantar essa questão? Para termos uma discussão precisamos de parâmetros que levem a hipóteses secundárias ou estudos posteriores para qualificar. Na imagem acima, o primeiro ponto que foi levantado após uma breve introdução fora os indícios obtidos.
Questões em aberto e perspectivas futuras já são ótimos pontos de partida para começar uma discussão. Repassar os objetivos específicos também é um ponto de checagem sobre tudo que foi estudado, levantando questões a se discutir.
Conforme explicado acima o que importa, portanto, é discutir quando for necessário. Essa, porém, é uma tarefa que não é obrigatória em toda revisão. Na ilustração acima mostra que o estudante pode classificar dentro do capítulo esses itens para facilitar a identificação.
Recapitulando
Nesse artigo abordamos:
- Importante dizer quais aspectos não foi estudado para estudos futuros
- Indícios Obtidos
- Questões em Aberto
- Perspectivas Futuras
- Repassar os objetivos específicos
Vê-se, pois, que pode ser simplesmente ignorar a discussão. É preciso ressaltar que dependendo do seu tema, infelizmente, alguns vão necessitar de discussão por se tratar de algo polêmico.
Referências
GOMES, I. S.; CAMINHA, I. D. O. Guia para estudos de revisão sistemática: uma. seer.ufrgs.br, 2014. Disponivel em: <http://www.seer.ufrgs.br/Movimento/article/viewFile/41542/28358>. Acesso em: 05 mar. 2018.
PICCOLI, J. C. J. Normalização Para Tcc Em Ed. Física. Canoas/RS: ULBRA, 2006. 367 p.